Início » Internet » YouTube lança miniplayer para modo picture-in-picture na web

YouTube lança miniplayer para modo picture-in-picture na web

YouTube libera miniplayer para você continuar assistindo a vídeos enquanto faz buscas ou navega por um canal

Felipe Ventura Por

O YouTube liberou um miniplayer para mais usuários na web. Isso significa que você pode continuar assistindo a vídeos enquanto faz uma busca, navega por um canal, ou confere sugestões do algoritmo na página inicial. O modo picture-in-picture estava em testes desde março, e conseguimos experimentar o recurso em julho.

O miniplayer do YouTube é basicamente o mesmo que vimos há alguns meses. É possível ativá-lo clicando no novo botão “Ativar miniplayer” na barra inferior do vídeo, próximo aos ícones para Detalhes, Legendas e Tela inteira.

O vídeo é deslocado para o canto inferior direito, assumindo um tamanho fixo (ele não é redimensionável). Passe o cursor em cima dele, e você verá controles para pausar, reproduzir e avançar; há também um botão “x” para fechá-lo. E se você clicar no título, ele é restaurado para seu tamanho original.

Se o vídeo fizer parte de uma playlist, você pode clicar na barra inferior para navegar pelos outros vídeos. É possível pausar e avançar, claro, e há controles adicionais para se inscrever na lista, repeti-la quando chegar ao final ou tocar em ordem aleatória — algo útil para músicas.

Este modo picture-in-picture permite realizar mais de uma tarefa dentro do YouTube. Por exemplo, você pode navegar pelo canal e ver se há outros vídeos interessantes, realizar uma busca, conferir seu histórico de visualização, entre outros. Você só não pode clicar em outro vídeo, ou ele será reproduzido e interromperá o anterior.

YouTube testou miniplayer na web desde março

Talvez você já tivesse acesso a esse recurso. O YouTube vem fazendo um teste A/B desde março; alguns meses depois, eu fui escolhido por acaso e consegui acessá-lo em uma janela anônima. Segundo o 9to5Google, o miniplayer começou a ser distribuído para todos neste final de semana. Agora, eu consigo acessá-lo logado e no modo anônimo.

Fãs do Opera vão lembrar que, desde 2016, o navegador permite destacar vídeos em uma janela flutuante. No mesmo ano, o Safari ganhou uma função semelhante no macOS Sierra.

O YouTube também oferece o modo picture-in-picture no Android. No entanto, ele está disponível apenas para Oreo ou superior, e apenas para assinantes do Premium, que custa a partir de R$ 20,90 mensais. (O YouTube Music Premium permite ouvir apenas o áudio em segundo plano, sem PiP.)

Com informações: 9to5Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Corey_M_Photographer

Vortex_Club no but

gtremblay45

Vortex_Club 3+

Vortex Club

para mim ainda não saiu ou tornaram uma função do premium

Fabricio de Oliveira Silva

Só passando para avisar que tá funcionando no meu Android Marshmallow. Acabei de receber um vídeo do YouTube pelo WhatsApp e fiquei surpreso quando abriu no modo PiP

Panino, o Moço

Use Vivaldi.

Eddy

Já me deparei, em Modo Anônimo, quando desci para os comentários o vídeo ficou fixo na parte de cima à direita, semelhantes ao que acontece no aplicativo. Era perfeito, muito melhor que este miniplayer que acredito que não terá aderência e logo logo retiram.

Baio-kun

O Windows em si já suporta PiP nativamente, mas obvio que a Google não vai querer usar a solução da concorrência.

zoiuduu .

EU vi, mas não gostei não. no cel é bom pois não é multitarefa.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Já uso esse PiP, mas é com o script Iridium. Recomendo para quem quer uma experiência mais avançada no YT.

Flavio Toledo

No KDE geralmente redimensiono janela para canto da tela e coloca sobrepor acima das outras ai consigo assitir videos e fazer outras coisas aos mesmo tempo.

Paulo Manso

Melhor usar a extensão Floating for YouTube. Ele permite navegar em outras páginas ou usar qualquer programa do Windows com o vídeo sempre no topo igual ao PiP do macOS.

Zé das Covi

Uso a função do opera bastante, mas quando estou trabalhando no pc de casa fica complicado pois não sobrepõe a janela do VmWare , ae tenho que usar o navegador da vm pra ver os videos oq não é muito bom...

Daniel R. Pinheiro

Seria mais interessante se esse miniplayer funcionasse em outras abas e pudéssemos move-lo livremente na tela. Ou mesmo, indo mais longe, funcionasse com o Chrome minimizado. Deve haver alguma extensão que faz isso, mas nativamente seria melhor...

Marcus Vinicius Silva

Esse modo PIP poderia funcionar em outras abas, aí com certeza eu usaria bastante. Por enquanto vou ficando com o Opera, que faz PIP de qualquer vídeo para fora do navegador.

Bruno

pois é....eu percebi ontem (30/09) esse botão....funcionalidade interessante mas acho que não usarei assiduamente.