Início » Internet » YouTube lança miniplayer para modo picture-in-picture na web

YouTube lança miniplayer para modo picture-in-picture na web

YouTube libera miniplayer para você continuar assistindo a vídeos enquanto faz buscas ou navega por um canal

Por
38 semanas atrás

O YouTube liberou um miniplayer para mais usuários na web. Isso significa que você pode continuar assistindo a vídeos enquanto faz uma busca, navega por um canal, ou confere sugestões do algoritmo na página inicial. O modo picture-in-picture estava em testes desde março, e conseguimos experimentar o recurso em julho.

O miniplayer do YouTube é basicamente o mesmo que vimos há alguns meses. É possível ativá-lo clicando no novo botão “Ativar miniplayer” na barra inferior do vídeo, próximo aos ícones para Detalhes, Legendas e Tela inteira.

O vídeo é deslocado para o canto inferior direito, assumindo um tamanho fixo (ele não é redimensionável). Passe o cursor em cima dele, e você verá controles para pausar, reproduzir e avançar; há também um botão “x” para fechá-lo. E se você clicar no título, ele é restaurado para seu tamanho original.

Se o vídeo fizer parte de uma playlist, você pode clicar na barra inferior para navegar pelos outros vídeos. É possível pausar e avançar, claro, e há controles adicionais para se inscrever na lista, repeti-la quando chegar ao final ou tocar em ordem aleatória — algo útil para músicas.

Este modo picture-in-picture permite realizar mais de uma tarefa dentro do YouTube. Por exemplo, você pode navegar pelo canal e ver se há outros vídeos interessantes, realizar uma busca, conferir seu histórico de visualização, entre outros. Você só não pode clicar em outro vídeo, ou ele será reproduzido e interromperá o anterior.

YouTube testou miniplayer na web desde março

Talvez você já tivesse acesso a esse recurso. O YouTube vem fazendo um teste A/B desde março; alguns meses depois, eu fui escolhido por acaso e consegui acessá-lo em uma janela anônima. Segundo o 9to5Google, o miniplayer começou a ser distribuído para todos neste final de semana. Agora, eu consigo acessá-lo logado e no modo anônimo.

Fãs do Opera vão lembrar que, desde 2016, o navegador permite destacar vídeos em uma janela flutuante. No mesmo ano, o Safari ganhou uma função semelhante no macOS Sierra.

O YouTube também oferece o modo picture-in-picture no Android. No entanto, ele está disponível apenas para Oreo ou superior, e apenas para assinantes do Premium, que custa a partir de R$ 20,90 mensais. (O YouTube Music Premium permite ouvir apenas o áudio em segundo plano, sem PiP.)

Com informações: 9to5Google.

Mais sobre: ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.