Roteadores infectados desviam tráfego de clientes do Itaú, Bradesco, BB e outros bancos

Modelos da D-Link, TP-Link, LinkOne, Multilaser e outras fabricantes tiveram DNS modificado para roubar dados

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses
Roteador Wi-Fi (Por Pixabay)

Você já viu se o DNS do seu roteador está certo hoje? Se não, é bom dar uma olhada. Em agosto, foi descoberta uma falha de segurança em roteadores da D-Link que resultou no desvio de tráfego de clientes do Banco do Brasil. Acontece que o problema é ainda mais grave: segundo a Netlab, mais de 100 mil equipamentos estão infectados para roubar informações de mais de 50 sites, incluindo os maiores bancos do país.

A empresa de segurança descobriu que 91.605 IPs brasileiros foram afetados pelo GhostDNS, um malware que modifica remotamente as configurações do roteador para que ele use um servidor DNS malicioso. Assim, ao tentar visitar itau.com.br, banco.bradesco ou bb.com.br, por exemplo, o usuário é direcionado a um site falso que o induz a digitar suas informações de acesso ao internet banking — e esses dados vão parar diretamente nas mãos do criminoso.

Quem é afetado

Mais de 70 modelos de roteadores foram infectados, segundo a Netlab. A lista inclui equipamentos da D-Link (DSL-2640T, DSL-2740R, DSL-500, DSL-500G, DSL-502G e outros), TP-Link (TD-W8901G, TD-W8961ND, TD-8816, TD-W8960N, TL-WR740N e outros), Intelbras, Multilaser, Mikrotik, Tenda, 3COM, Huawei, SpeedTouch e SpeedStream.

Não há uma lista completa dos domínios cujo tráfego é desviado pelo DNS malicioso, mas pelo menos 52 foram identificados, incluindo os cinco maiores bancos do país, bem como provedores de hospedagem e até serviços de streaming, como a Netflix. Estes são alguns dos sites afetados:

  • Bradesco (incluindo Bradesco Net Empresa e Click Conta)
  • Banco do Brasil
  • Caixa
  • Citibank
  • Credicard
  • Hostgator
  • Itaú (incluindo Itaú Personnalité)
  • Kinghost
  • Locaweb
  • Netflix
  • Santander (incluindo Superdigital)
  • Sicredi
  • UOL Host
  • WordPress

Como se proteger

O primeiro passo é manter o firmware do roteador sempre atualizado: entre no site da fabricante do produto, procure pelo código de modelo, baixe o arquivo e siga as instruções. Infelizmente, muitas empresas nunca disponibilizam correções de segurança para seus roteadores, deixando os usuários desprotegidos.

Além disso, é bom ver se não há nada errado nas configurações de DNS do seu roteador ou na sua navegação — os servidores maliciosos estão sendo denunciados e gradualmente derrubados, portanto, quem estiver infectado não conseguirá acessar a internet. Recomendamos usar o 8.8.8.8 do Google, ou o 1.1.1.1 da Cloudflare. Saiba como mudar o DNS.

Em comunicado ao Tecnoblog, a D-Link informa que os equipamentos listados não fazem mais parte da linha de produtos da empresa. Diz ainda que “este incidente de segurança já foi reportado há algum tempo e que já disponibilizou a solução aos consumidores”.

“A D-Link reitera a importância da atualização constante do firmware dos roteadores por parte dos usuários, medida que potencializa a segurança dos equipamentos e da conexão”, diz a empresa.

Atualizado em 03/10 às 12h34 com o comunicado da D-Link.

Receba mais sobre Bradesco na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados