Início » Internet » O último Yahoo GeoCities está fechando as portas

O último Yahoo GeoCities está fechando as portas

GeoCities do Yahoo Japan era o único ainda em operação; versão americana foi descontinuada em 2009

Paulo Higa Por

O GeoCities foi um serviço de hospedagem de sites bastante popular no final da década de 90. Ele chegou a ser o terceiro site mais acessado da web em 1999, quando foi adquirido pelo Yahoo, pouco antes do estouro da bolha da internet. A versão americana fechou as portas há quase dez anos; agora, é a vez do Yahoo Japan seguir pelo mesmo caminho.

O Yahoo Japan anunciou na segunda-feira (1º) que a versão nipônica do GeoCities será fechada em março de 2019. No comunicado, a empresa explica que a decisão foi tomada devido a questões relacionadas à manutenção do sistema e ao retorno financeiro do serviço de hospedagem de sites.

A versão oriental do GeoCities era a única que ainda estava no ar, o que pode ser explicado pela relevância do Yahoo no país: ele ainda é o terceiro site mais acessado, atrás do Google e do YouTube, além de ser o portal de notícias mais popular no Japão. A compra do Yahoo pela Verizon por US$ 4,8 bilhões, aliás, não incluiu a divisão japonesa da ex-gigante da internet.

Vale lembrar que, embora os outros GeoCities já tenham sido descontinuados, alguns grupos se uniram para arquivar todo o conteúdo do antigo serviço — tem até um compilado da versão brasileira do GeoCities, provavelmente com muitos GIFs animados, contadores de visitas com números estilizados e teorias da conspiração.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Fernando

Rapaz.... mIRC era mto massa!!

johndoe1981

Junto com o The 7 Deadly Sins (script de mIRC), bate-papo da UOL e CDs com discadores, é uma das coisas mais nostálgicas da internet no Brasil no fim dos anos 90.

Mauro

Daqui pra lá ó... Era tudo mato!!

Keaton

US Robotics...? Era caro pra diabo... eu tinha um da Rockwell, acho. D:

Fred

Zoltrix 14.400, passava mais raiva... US Robotics era na época tipo a fibra óptica gigabit de hoje hehehe

Kodos Otros

Tá bom.

Capitão Caverna

E aqueles java applets que engasgavam qualquer navegador.

Paçaro

Não faz sentido, mas também não quero argumentar.

Capitão Caverna

Não.
Isso forma caráter.

Kodos Otros

Que bom pra eles, né?

Marciel Jara

e-mail continua firme e forte.....

Bruno

grande geocities! editar a home inteira no bloco de notas sem cores pra diferenciar categorias......depois upar o html atualizado de volta pro serviço via a super internet do discador ibest ou click 21. .....depois ir pro icq ou msn papear enquanto esperava 2h pra baixar uma mp3 128k de 3mb no mirc ou kazaa...hahahahahahaha.....

Jão ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Tempos que quero esquecer hehehe

Caleb Enyawbruce

caraaaaaaaca que nostalgia, velho. Meu primeiro site foi um sobre games que eu fiz (obviamente em HTML puríssimo), e tinha varias coisas sobre Pokemon, que eu havia acabado de descobrir no GameBoy, no fim da decada de 90. Obviamente era abarrotado de gifs :P

Diego F. Duarte

meu deus... Isso me fez voltar 15 anos no tempo, sem contar o rg3.net

Exibir mais comentários