Início » Web » O último Yahoo GeoCities está fechando as portas

O último Yahoo GeoCities está fechando as portas

GeoCities do Yahoo Japan era o único ainda em operação; versão americana foi descontinuada em 2009

Por
29 semanas atrás

O GeoCities foi um serviço de hospedagem de sites bastante popular no final da década de 90. Ele chegou a ser o terceiro site mais acessado da web em 1999, quando foi adquirido pelo Yahoo, pouco antes do estouro da bolha da internet. A versão americana fechou as portas há quase dez anos; agora, é a vez do Yahoo Japan seguir pelo mesmo caminho.

O Yahoo Japan anunciou na segunda-feira (1º) que a versão nipônica do GeoCities será fechada em março de 2019. No comunicado, a empresa explica que a decisão foi tomada devido a questões relacionadas à manutenção do sistema e ao retorno financeiro do serviço de hospedagem de sites.

A versão oriental do GeoCities era a única que ainda estava no ar, o que pode ser explicado pela relevância do Yahoo no país: ele ainda é o terceiro site mais acessado, atrás do Google e do YouTube, além de ser o portal de notícias mais popular no Japão. A compra do Yahoo pela Verizon por US$ 4,8 bilhões, aliás, não incluiu a divisão japonesa da ex-gigante da internet.

Vale lembrar que, embora os outros GeoCities já tenham sido descontinuados, alguns grupos se uniram para arquivar todo o conteúdo do antigo serviço — tem até um compilado da versão brasileira do GeoCities, provavelmente com muitos GIFs animados, contadores de visitas com números estilizados e teorias da conspiração.

Mais sobre: ,