Início » Brasil » Facebook cria ferramenta para ajudar eleitores a conhecer candidatos

Facebook cria ferramenta para ajudar eleitores a conhecer candidatos

Ferramenta do Facebook vai exibir informações e vídeos no Feed de Notícias dos candidatos a presidente, governador e senador

Por
02/10/2018 às 15h32
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Nesta terça-feira (2), o Facebook anunciou uma ferramenta para ajudar os eleitores a escolher em quem votar para presidente, governador e senador no primeiro turno das eleições do Brasil, marcado para o próximo domingo (7).

A ferramenta irá aparecer no Feed de Notícias para todos os usuários brasileiros no decorrer desta semana. Nela, será possível encontrar informações sobre cada candidato, bem como conhecer as páginas oficiais que eles mantêm na rede social.

Ferramenta de eleições do Facebook

Os candidatos têm ainda a opção de criar quatro vídeos de até 20 segundos para exibir nessa ferramenta. Nesses vídeos, é necessário se apresentar e responder à seguintes perguntas-chave:

  • O que te motivou a concorrer a presidente / governador / senador?
  • Se eleito, o que é mais importante aprovar nos primeiros 100 dias do seu mandato?
  • Por que essas eleições são importantes?

As perguntas que os candidatos podem responder nos vídeos foram selecionadas com apoio da ONG Transparência Brasil. O Facebook ressalta, porém, que apenas disponibiliza espaço para os vídeos. A produção destes cabe exclusivamente às equipes dos candidatos e não têm interferência da rede social.

Ainda de acordo com o Facebook, mais de 62 milhões de brasileiros usaram a rede social para comentar questões políticas, isso apenas no primeiro mês da campanha eleitoral de 2018.

O Facebook não explicou, no entanto, a razão para a ferramenta ser liberada apenas na semana que antecede o primeiro turno. De todo modo, a companhia afirma estar “trabalhando para tornar mais fácil para as pessoas encontrar as informações necessárias para tomar decisões informadas antes das eleições”.

Mais sobre: ,