Como programar uma postagem no Instagram? Saiba agendar posts no feed pelo celular ou PC

Tutorial mostra como programar uma foto, vídeo ou reel no feed do Instagram; ferramenta de agendamento é liberada de graça em contas profissionais

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 2 meses
Como agendar posts no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como agendar posts no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Programar uma postagem no Instagram é o ato de preparar uma publicação que será publicada automaticamente em uma data e horário definidos pelo usuário. O Instagram permite que contas profissionais agendem posts do feed pelo celular ou PC.

Para programar posts pelo celular, basta usar o aplicativo oficial do Instagram. No computador, o agendamento de fotos ou reels pode ser feito pela plataforma Meta Business Suite.

A seguir, veja como programar uma postagem no Instagram.

Como programar uma postagem no Instagram pelo celular

1. Vá ao perfil da sua conta no Instagram

Abra o Instagram para Android ou iPhone e toque no ícone do canto direito inferior para acessar o perfil da sua conta.

Vá ao perfil da sua conta no Instagram (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

2. Toque no botão de publicar conteúdo

Toque no botão com símbolo de “+” no topo direito superior da tela para o menu “Criar” aparecer. Nele, escolha “Publicação” para postar fotos e vídeos comuns, ou “Reel” para publicar um vídeo na vertical.

Toque no botão de publicar conteúdo (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

Você também pode tocar no botão “+” na barra inferior do app para agendar um post no Instagram. Contudo, o botão “+” no topo permite escolher com mais facilidade o tipo de conteúdo a ser publicado.

3. Selecione o conteúdo a ser agendado no Instagram

Escolha uma ou mais fotos e vídeos para publicar no feed. Em seguida, toque em “Avançar”. Edite o conteúdo selecionado antes de agendar a sua publicação no Instagram, se necessário. Toque novamente em “Avançar” para finalizar.

4. Vá em “Configurações avançadas” na tela de publicação

Toque em “Configurações avançadas” na área de publicação da foto ou reel. Pode ser necessário rolar a tela para encontrar essa opção.

Vá em "Configurações avançadas" na tela de publicação (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

5. Agende a postagem em “Programar conteúdo”

Vá em “Programar conteúdo”, dentro de “Configurações avançadas”. Ative o botão de programar publicação ou reel. Escolha uma data e horário para programar a postagem no Instagram e toque em “Concluir”.

Agende a postagem em "Programar conteúdo" (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

6. Toque em “Programar” na tela de publicação do Instagram

Marque pessoas ou adicione outros recursos à publicação, se desejar. Toque em “Programar” no final da tela de publicação do Instagram para o conteúdo ser postado na data e horário definidos por você.

Toque em "Programar" na tela de publicação do Instagram (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

Como programar uma postagem no Instagram pelo PC

1. Entre na Meta Business Suite com a sua conta no Instagram

Acesse a Meta Business Suite em seu navegador e faça login utilizando a sua conta no Instagram. Programar uma postagem no Instagram via PC requer acesso a essa plataforma.


Entre na Meta Business Suite com a sua conta no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Clique em “Criar publicação” na Meta Business Suite

Clique no botão “Criar publicação” no topo da página da Meta Business Suite.

Clique em "Criar publicação" na Meta Business Suite (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha a opção de publicar fotos ou vídeos no Instagram

No campo “Publicar em” da página de publicação, escolha a conta no Instagram que receberá a foto ou vídeo. O mesmo conteúdo pode ser publicado em páginas e grupos do Facebook, caso você deseje.

Escolha a opção de publicar fotos ou vídeos no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

4. Adicione uma foto ou vídeo para postar no Instagram

Vá ao campo “Mídia” e clique em “Adicionar foto/vídeo” para enviar à Meta Business Suite o conteúdo a ser publicado no Instagram. Clique em “Editar” se quiser fazer ajustes na imagem. Vá em “Detalhes da publicação” para inserir texto, localização e outras informações complementares.

Adicione uma foto ou vídeo para postar no Instagram (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

5. Escolha data e horário de postagem em “Opções de programação”

Ative o botão “Definir data e hora” no campo “Opções de programação”. Logo abaixo, escolha uma data e um horário para programar o post no Instagram. Vá ao fim da tela e clique em “Programar” para concluir o procedimento.

Escolha data e horário de postagem em "Opções de programação" (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tem como ver as postagens que foram programadas no Instagram?

Sim. Para ver postagens programadas ou Reels do Instagram agendados, abra o aplicativo no Instagram no Android ou iOS, tocar no ícone de “+” na parte inferior e, na aba “Programada”, verifique o conteúdo agendado.

Vendo postagens programas no aplicativo do Instagram (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

Se a postagem foi agendada via desktop, é preciso acessar a Meta Business Suite, clicar em “Planner” e procurar o conteúdo agendado no calendário exibido pela plataforma. O app para Android ou iOS não mostra posts programados pelo PC.

Vendo postagens programas no Instagram via Meta Business Suite (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dá para adiantar a publicação de uma postagem programada no Instagram?

Sim. Basta abrir o Instagram para Android ou iPhone, tocar no ícone “+” e ir à aba “Programada”. Ali, toque no símbolo de três pontos do post agendado, escolha “Reagendar” e defina uma nova data e horário de publicação.

Adiantando publicação programada no app do Instagram (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

Se a publicação tiver sido programada no computador, vá à plataforma Meta Business Suite, clique em “Planner” e localiza a postagem. Nela, clique no botão com três pontos e em “Reagendar publicação”. Escolha uma nova data e horário, e finalize clicando em “Reagendar”.

Adiantando publicação programada no Instagram via Meta Business Suite (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tem limite de publicações programadas no Instagram?

Sim. Os apps do Instagram e a plataforma Meta Business Suite permitem programar a publicação de até 25 posts por dia, desde que isso seja feito dentro do intervalo de dias suportado pela rede social para agendamentos.

Qual o período máximo para programar uma postagem no Instagram?

Agendamentos para publicar fotos ou vídeos no Instagram do Android ou iPhone devem ser feitos em até 75 dias corridos após a data da programação. Nos agendamentos via plataforma Meta Business Suite para desktop, o prazo máximo de postagem é de 30 dias.

Por que não consigo programar uma postagem no Instagram?

Entre os problemas que impedem o agendamento de postagens no Instagram estão:

  • Uso de conta pessoal: é preciso mudar a conta para profissional no Instagram para ter acesso ao agendamento de conteúdo;
  • Limite de publicações agendadas: o Instagram permite agendar até 25 posts por dia. É necessário agendar o número excedente em outras datas;
  • Conta não existente na Meta Business Suite: pode ser necessário vincular a conta no Instagram à Meta Business Suite para o agendamento aparecer;
  • Instabilidade no Instagram: falhas pontuais no Instagram podem impedir o agendamento. Espere alguns minutos e tente novamente;
  • Aplicativo desatualizado: o agendamento pode não funcionar se você não estiver usando a versão mais recente do Instagram para Android ou iOS.

Posso usar aplicativos para programar postagens no Instagram?

Sim. Há aplicativos de terceiros que permitem programar postagens na rede social, bem como realizar outras ações, como monitorar o alcance delas. Mas é importante pesquisar antes de adotar uma solução externa para evitar apps que fazem a sua conta violar as Diretrizes da Comunidade do Instagram.

Posso cancelar um post programado no Instagram?

Sim. Abra o aplicativo do Instagram no Android ou iPHone, toque no botão com símbolo de “+” na parte inferior e encontre o post agendado dentro da guia “Programada”. Toque no ícone com três pontos da postagem e escolha a opção “Excluir”.

Cancelando post programado no aplicativo do Instagram (imagem: Amanda Machado/Tecnoblog)

Se o post tiver sido agendado no PC via Meta Business Suite, acesse a plataforma e clique em “Planner”. Localize a postagem na agenda, toque no botão com três pontos acima dela e escolha “Excluir publicação”.

Cancelando post programado no no Instagram via Meta Business Suite (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Tem como programar stories no Instagram?

Dá para programar Stories no Instagram usando o Meta Business Suite. Na página inicial da plataforma, basta clicar em “Criar story”, escolher a conta do Instagram como destino e adicionar a foto ou vídeo que servirá de story. Na parte inferior da tela, clique em “Programar” e defina uma data e horário para a publicação.

Não é possível agendar stories no Instagram para Android ou iPhone.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados