Início » Aplicativos e Software » Microsoft lança atualização de outubro do Windows 10; estas são as novidades

Microsoft lança atualização de outubro do Windows 10; estas são as novidades

Integração com Android, área de transferência sincronizada entre dispositivos e mais no Windows 10 October 2018 Update

Paulo Higa Por

Além de renovar a linha Surface com novos laptops, desktops e até um headphone com cancelamento de ruído, a Microsoft lançou na terça-feira (2) a atualização de outubro do Windows 10. O sexto pacote de recursos melhora a integração com o seu smartphone, traz uma área de transferência conectada à nuvem e refina certos aplicativos, como o navegador Microsoft Edge e o Gerenciador de Tarefas.

Com a atualização, o Windows 10 permite copiar texto em um PC e colar em outro por meio do atalho Windows + V. A nova área de transferência possui um histórico completo dos termos e arquivos que você copiou antes, permitindo fixar itens que você costuma usar com frequência. Isso pode ser interessante para quem trabalha em um desktop e se desloca com um notebook, por exemplo.

O aplicativo Seu Telefone, que já podia ser instalado manualmente na Microsoft Store, pode baixar as fotos mais recentes do seu smartphone com Android 7.0 Nougat ou superior no PC. Além disso, a nova versão permite que você envie e responda a mensagens de texto diretamente do computador. Pena que, no iPhone, ele seja bem mais limitado: só dá para receber links no PC e vê-los em uma tela maior.

Também há um tema escuro no Explorador de Arquivos, suporte a quebras de linha do Linux e macOS no Bloco de Notas e uma nova barra de jogo que mostra a taxa de quadros por segundo (fps) e o consumo de CPU, RAM e memória de vídeo. Além disso, o Gerenciador de Tarefas mostra quais apps estão drenando sua bateria; e o navegador Microsoft Edge pode impedir sites de tocarem vídeo automaticamente (yay!).

A atualização de outubro será distribuída automaticamente para os 700 milhões de dispositivos com Windows 10 a partir da próxima terça-feira (9). Se preferir, abra o Windows Update e verifique manualmente por atualizações para baixá-la agora mesmo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mário Araújo Xavier

Concordo!

duhbits

Dei um Google aqui e não encontrei ninguém

JN Marcos

Por padrão não. Já verificasse se há mais alguém com o mesmo erro que o teu?

duhbits

Aqui tudo ficou em modo escuro menos o explorador de arquivos.. é necessário fazer mais alguma alteração em configurações?

Até onde vamos?

Cê tá de zoação né?

Eduardo

é o da tua mãe, que não te deu educação

Reginaldo Farias

Devagar vai mudando.

Reginaldo Farias

E quem ainda usa os icones padrões?

Reginaldo Farias

Isso será com o tempo.

Reginaldo Farias

Logo mais será só a nova.

Reginaldo Farias

Esse já morreu.

Reginaldo Farias

Melhor fazer tudo com calma do que na correria.

Reginaldo Farias

Teu ku.

Reginaldo Farias

Cara não vai ter Windows 11, desista.

Edson Rodrigues

queria mesmo era instalar win prof 8.1 mas precisa key dai fica dificil pq win 10 e muito ruim p quem joga ta sempre bugando algo quando nao e a placa gtx e atualizaçao antivirus etc win 8.1 era liso mas nao tenho key do win 8.1 .

Celso

Vai levar algum tempo ainda até coisas do tipo aparecerem.
Isso que você falou do Windows Explorer, com sorte, já deve chegar em 2019.

Celso

O que acontece, na verdade, é que são muitos cenários diferentes, e que mesmo tendo um ambiente controlado para colher o feedback de suas atualizações, quando a coisa é pra valer, podem surgir cenários que não haviam sido previstos em testes, e é aí que o bicho pega.
O problema que teve agora na compilação 17763 surgiu pouco antes da sua distribuição oficial, e tenha certeza que mesmo com todas as precauções, até a Microsoft foi pega de surpresa com esse bug.

Celso

Perceba que todas essas atualizações cumulativas indicam que a criação de um ecossistema mais consistente e uniforme é um processo complexo e gradual, sem prazo pra acabar.
Não é algo que vai se ajeitar da noite pro dia.
Mesmo mandando grandes atualizações de 6 em 6 meses, não dá pra fazer tanta coisa assim nesse meio-tempo (lembre-se que além de muitos recursos que o usuário vê, a Microsoft também tem que mexer em recursos internos, que o usuário não vê, mas são muito importantes).
Ela já atualizou muitos ícones (cuja maioria era remanescente do Windows Vista), mas só pra extinguir o Painel de Controle (que também é remanescente do Windows Vista), está demandando mais de 3 anos, e ainda não tem previsão pra terminar.

Celso

Os usuários as vezes são um pouco insensatos, e falam como se fosse fácil e rápido realizar toda essa transição.
A Microsoft está, desde o começo de 2015, tentando criar um ecossistema mais consistente, e o processo ainda está longe de ser concluído (e talvez nunca seja, sabendo que tem código do Windows 3.x lá, e só pra se desprender do Windows Vista já está sendo um processo trabalhoso).
Lembre-se que o Windows tem (ou tinha até algum tempo) mais de 45 milhões de linhas de códigos de programação.

Moisés Menezes

Quanto mais melhor não?? Eu gosto, além das novidades, sempre quando atualiza o PC fica mais leve.

HID-LIGHTS

Para quem ainda não recebeu no W.U já está disponível no site da M$
https://www.microsoft.com/p...

Caleb Enyawbruce

QUERO!
Espero que minha empresa libere logo essa atualizacao pra instalar no note.

Eliézer José Lonczynski

Windows 10 hoje tá centenas de milhas à frente do 7. O que fode é que a cada versão o sistema vem ficando lento e a atualização em cada versão e patch Tuesday é um parto (minha experiência).

Eduardo

Estou de saco cheio do Windows 10 não atualizar direito e sempre tornar a minha Internet lenta depois da tentativa frustrada de atualização. Em toda grande atualização é a mesma M.
Pra resolver só com uma instalação limpa do sistema, aí ele instala a versão nova e sem problema, mas tenho que reinstalar todos os programas e, pior, tenho que recadastrar em certos bancos do governo que são um saco.

Eduardo

O antigo é muito melhor que o novo.

cristiano ikeda

Como vou atualizar o windows no meu notebook híbrido de 32 GB de emmc?
Acho impossível.

JN Marcos

Vão remover. Mas há muitas coisas a serem passadas para o Configurações – que acho mais intuitivo – até que isso ocorra.

JN Marcos

Tem que deixar o tema escuro.

JN Marcos

Só queria tocar num ponto de teu comentário, acho que a Microsoft não deve focar no tema escuro do Painel de Controle, pois esse está com os dias contados.

JN Marcos

Configurações > Personalização > Cores > (desça a página) > Mais opções (procure por "Escolher o modo de aplicativo padrão") > clique em Escuro

JN Marcos

No meu tá de boa. Deve ter sido um bug no teu PC. Reporta o erro para que possam saber mais rapidamente.

https://uploads.disquscdn.c...

Luan Eduardo

O que me dói é a inconsistência, ícones dos windows 95 ainda estão presentes, menus de contexto tudo diferente um do outro. A Microsoft parece ignorar completamente os reais desejos dos usuários.

Molinex

Num é kkkk
Eu penso assim também. E se minha maquina fosse um pouco mais carroça do que é, usaria o MATE em vez do XFCE, só porque eu manjo um pouco mais do MATE, e lembra o GNOME 2 kkkk

Henrique Picanço

Cara, um Gnome bem trabalhado é lindo.

Quando eu voltar para o Linux, com certeza irei usar Gnome. Ou XFCE, se meu computador for uma carroça.

S Y N T H W A V E + L O V E R

No caso, é essa versão aí, né. E eu pensando que iria atualizar e ter essa versão só ano que vem. Espero que dê para jogar aquele Forza Horizon 4.

Rafael Moreira

O problema que algumas dessas grandes atualizações, acaba danificando alguns executáveis, e precisa reinstalar os softwares tudo de novo. Para empresa recomendo só a versão LTSB, ou Win Pro que pode pausar esses updates por GPO.

Rafael Moreira

Microsoft e sua preguiça de padronizar as versões.

Henrique Picanço

Eu sempre acabo me perguntando o porquê das versões do Windows 10 não serem numeradas como as versões do Mac OS 10 (X).

Hugo Piovesan

É, eu sei. Mas eu uso o LTSB 2016 e gosto bastante

Comentário Mil Grau℗

Ainda não chegou essa atualização no meu laptop, só gostaria que o modo escuro tmb mudasse as caixas de opções quando vc clica com o botão direito. Não adianta mudar pro tema escuro apenas o explorador de arquivos e outros programas que são abertos.

Tomara tmb que na próxima "grande atualização" do Windows 10 eles deixem o pessoal da área do Xbox otimizar o OS para os jogos tmb, isso é importante e todo mundo ganha com isso.

Molinex

Não, é GNOME...
Mas com o KDE daria pra conseguir um resultado igual, além de ter a vantagem de possuir uma forma de trabalhar, mais parecida com a forma de se trabalhar no Windows...

Comentário Mil Grau℗

LTSB/LTSC para usuário final é fria, não foi feito para nós.

Thiago

Só acho que a Microsoft inventa muita moda antes de arrumar seus bugs. falta bom senso de prioridades.

Bruno Kalvner

Desculpa a ignorancia mas isso é o KDE no Linux?

Thiago

Novidade da nova atualização. A tela fica piscando sem parar.

Bruno Kalvner

Interessante e vou testar, porém isso deveria ser pensado pela empresa desde o início. :(

Bruno Kalvner

Na verdade mais ou menos, eu sou designer e trabalho com marcas, por tanto a incoerência dos ícones e a nova identidade do sistema causa um ruído na marca e isso influencia na percepção do usuário.

Bruno Kalvner

Os do Windows Explorar, os do sistema já mudou a maioria.

Hugo Piovesan

Esse erro não acontece na versão RTM (LTSC).

Tiago Tedesco

Ao menos a M$ não está colocando anúncios no meio do SO como a XIAOMI no MIUI10.

DumbSloth87

Eh só baixar um pacote de ícones.
No link abaixo tem vários pacotes que é só renomear o arquivo pra exe que abre um instalador bonitinho, e pra desinstalar depois é igual qualquer outro programa.
https://www.deviantart.com/customization/icons/os/win/whats-hot/?q=ipack

John Smith
Hugo Piovesan

Não acredito cara, hahaha. Tô vendo um fórum aqui que tem 40 páginas já de discussão e ninguém levantou esse 'bug' aí!

Hugo Piovesan

Saiu também a versão "LTSB" (que agora se chama LTSC) pra quem interessar ;)

Andre Kittler

Não.
Sim eles mantem painel de controle antigo por compatibilidade - isso eu concordo. Mas porque mesmo não duplicaram todas as opções no novo?

Daniel_F

Ainda esperando abas no windows explorer, command prompt, etc

Molinex
DeadPull

URGENTE!!!!!!!!

Ei, alguém aí avisa a MICROSOFT que ela mudou a cor das letras das caixa de contexto do botão direito do mouse pra branco quando o modo escuro está ativado, mas esqueceu de mudar a cor do fundo pra preto, de modo que é quase impossível ler o texto branco da caixa de contexto com fundo claro.

Essa Microsoft não aprende mesmo HUAHUAHUAHUAH 😂😡

https://uploads.disquscdn.c...

John Smith

Quanto ao feio, pensava da mesma forma até entender um pouco melhor. Recomendo assistir: https://youtu.be/hn5QjtpjW_U

Molinex

É complicado. Eu falo que essas atualizações trazem coisa do passado, que já existem em qualquer outro sistema, porque aqui, até o chrome aceita o tema do sistema. Troco o tema, e muda geral...
Logico que alguns apps de terceiro, principalmente os feitos em electron, ou os em java, precisam de uma intervenção manual, mas 90% dos apps aceitam o tema automaticamente, a partir de configuração geral...
De qualquer forma, deve ser dificil, pra MS disponibilizar isso...
Tem muitos apps legado, que deveriam ser reescritos usando essa nova interface UWP. Tem que contar com a boa vontade dos devs disponibilizarem seus apps nessa interface. E eles ainda podem escolher, e cobrar por uma variação do tema, isso sem contar que o tema deve ser hard coded...
Mas é como vc disse, essa transição deve ir acontecendo aos poucos, e quando tudo (ou a maior parte) for UWP, a integração sera bem melhor, além de ficar mais facil disponibilizar novos recursos...

..Chimera..ᴳᴼᵀ® ★★★★★

WSUS ja reconheceu o updt, bora baixar e instalar simultaneamente nos 310 computadores da empresa.

Andre Kittler

Eu sei, e por isso: "temo que nunca mais terá uma evolução significativa nesse sistema operacional."
No passando a MS falou que o IE6. seria o ultimo tb, portanto um otimista poderia dizer que eles podem mudar de ideia. Mas no passado era simples: existia inovações, pequenos podiam surgir, tudo era potencial. Hoje não estamos mais na mesma internet. Eu acho que o amanhã será igual ao hoje, apenas com mais potência e resolução. Tipo o seu próximo telefone.

Mateus B. Cassiano

Sobre o Painel de Controle, os recursos que já foram migrados para a nova interface não são mais acessíveis pela interface antiga, mas ainda tem chão até sumirem de vez com o Painel de Controle...

E sobre um Windows 11, já confirmaram que não vai ter. O Windows 10 vai seguir indefinidamente nesse ciclo de dois updates anuais com novos recursos.

Flavio Viana

Dos apps que vem com o sistema, só o Edge e o Xbox não seguem o padrão. O primeiro acabei de confirmar que só tem duas opções, claro e escuro. Já o app do Xbox vem no modo escuro por padrão (é padrão no Xbox One também, então faz sentido) mas desde o ano passado tem a opção clara, bem como seguir o padrão do sistema como os demais.

A maioria dos apps da Loja segue o padrão do sistema, tirando aqueles que restringem o modo escuro a um paywall (o excelente Appy Text é um bom exemplo, modo escuro só na versão Premium) ou ainda são baseados no win32 como o iTunes. Além destes posso confirmar que o Twitter e o EarTrumpet também seguem o padrão, sendo que no Twitter dá pra alternar depois de logado assim como no celular.

Já no que diz respeito a programas de terceiros, o primeiro que me vez a cabeça é o Firefox, que inclusive estou usando agora. Ele inclui um tema escuro de fábrica desde que introduziram o Firefox Quantum no ano passado. Tem ainda o cliente desktop do Telegram.

Acredite se quiser, boa parte do Windows 10 ainda é win32. Isso inclui aplicativos como o Bloco de Notas (que foi atualizado mas não recebeu o jato de tinta), Paint clássico e WordPad. Basicamente se usa a interface nova é UWP, senão ainda é win32.

Acho que a MS está fazendo a transição aos poucos, até porque o tempo entre as atualizações de recursos é bem curto e a prioridade é o UWP. Tanto que o Painel de Controle (control.exe, mas abre no próprio explorador de arquivos) continua branco mesmo com o modo escuro ativado. O jeito é esperar pra ver.

Marcos Vinicius

Tem sim, bota no google que vc acha rsrs

Alex Oliveira

Mas já foi dito pela Microsoft, se não me engano pelo Joe Belfiore, que o Windows agora só terá atualizações dessa forma, não teremos um novo Windows a cada tempo como era antes.

Arthur Oliveira

Aqui o atalho do painel de controle antigo tem lugar reservado na minha barra de tarefas.

Anderson Antonio Santos Costa

Acho que 2 updates por ano seria útil para quem tem uma internet muito boa. Para a maioria dos brasileiros, que não possuem uma internet boa, o melhor seria um update por ano.

Drax

Eu já estou perdendo. Ele está baixando aqui e instalando e o PC está lento. Só consigo usar o navegador

Anakin

Seria realmente necessário 2 updates grandes por ano, porque não 1 por ano? As novidades desse são legais mas acho que dava pra esperar, não são coisas de extrema importância, pelo menos não pra mim.

BiteMiner

Aqui no meu desktop bugou o explorador de arquivos. Qdo Clico com o botão direito, do lado do menu esquerdo ele finaliza tudo como se tivesse acabado de iniciar o PC. Já no laptop isso não ocorre. A parte da integração com o celular no meu PC não inicia fica aguardando permissão e habilitei e não apareceu nada.

Anderson Antonio Santos Costa

Segundo a Microsoft, o Windows 10 é a última versão do Windows. Ela recebe updates semestrais e possui um suporte menor para cada versão.

CaioAC

Eu tenho pavor de usar essa interface nova para mexer nas configurações. Tem as vezes que quero abrir uma config "antiga" e ele me redireciona para a nova.

Ronaldo Vital

kkkkkkkkkkkkkkk

Manoel Verícimo

Este Painel de Controle já deveria ter sido decidido o que querem.

Molinex

Mas ai já tá bom. Se abrange os apps UWP, e os apps do próprio eco sistema já é suficiente

Molinex

Certo, mas agora fiquei com outra duvida. Você poderia me dar um exemplo de app moderno, que o tema mude de acordo com o padrão que vc escolhe?
Você poderia me dar um exemplo de outro app win 32 que não seja o explorer. Desculpa minha ignorancia, mas não sei bem o que, no windows 10 ainda é win 32?
Você poderia me dar um exemplo de outro app de terceiro que tenha tema escuro?

Baio-kun

Configuração universal tem, mas só funciona pra apps UWP, da pra escolher tema, cor e/ou transparencia padrão. E geralmente cada app tem uma configuração interna própria pra caso você queira mudar algo especifico no mesmo.

Flavio Viana

A grande maioria dos aplicativos "modernos" segue o modo que você escolher. Dos apps que vem com o sistema só me lembro de ter escolhido o modo escuro manualmente no Edge (isso na atualização de abril, não sei se padronizaram).

Já os aplicativos win32 são outra história. Destes só o Explorador de Arquivos ganhou tema escuro, e ainda assim algumas telas ficaram de fora, principalmente o painel de controle clássico (que a essa altura nem deveria ser tão necessário).

Alguns programas de terceiros possuem um modo escuro há tempos, inclusive o Office 2019 introduziu uma opção de tema escuro, mas espero que a MS libere uma API para padronizar.

tuneman

quais? os 'novos'? esses ainda são tranquilos...., eu detestava a mistura que estava com os icones antigos.

Molinex

Então, isso é legal...
E legal também seria, se tivesse uma configuração universal (não sei se tem), pra não ter que setar app por app

Molinex

Certo, então pensemos só nos apps do eco sistema do windows, ou apps feitos por terceiro mas com as APIs da MS, que tenham a intenção de ter total integração com o sistema...
Primeiro, todos eles tem modo escuro?
Segundo, existe uma configuração universal pra que tudo fique com o tema escuro?
Ou tem que abrir Edge e selecionar tema escuro, explorer e selecionar tema escuro, bloco de notas e selecionar tema escuro, calculadora, etc...

Couto

É a identidade visual pra empresa, do Windows, a Microsoft nunca vai tirar, pode esperar sentado, é uma questão de gosto, no meu caso, eu gosto muito desse modelo retro.

Baio-kun

Acredito que vá seguir o padrão do sistema, mas não tenho certeza, ainda não atualizei meu pc.

Andre Kittler

O bom: diferente do Android eles atualizam tudo - em quase 1 bilhão de devices de tudo que é formato. Sou da opinião que o Windows é o software mais impressionante já criado.

O ruim: igual ao Android, estagnação. Mais de 3 anos de desenvolvimento, ao invés de um Windows 11 temos o mesmo Windows 10 de sempre. Fazem frufru e smiles e pouco mais. Não tem e temo que nunca mais terá uma evolução significativa nesse sistema operacional.

O feio: ou tu usa apenas o painel de controle antigo -= tipo windows 7 - e faz tudo. Ou tu usa o moderno, bonito, e faz um monte de coisa.... até inevitavelmente voltar para o painel de controle antigo, pois a nova interface ainda está incompleta.

DeadPull

Aí é pedir demais. A MS não merece tamanho sacrifício :P

Flavio Viana

Se não estiver aparecendo no WU dá pra forçar a barra com o assistente de atualização. https://www.microsoft.com/p...

Capitão Caverna

Aqui foi bem rápido

Celso Licio

A implementação do modo escuro depende, em parte, dos desenvolvedores dos apps. É por isso que, apesar do sistema ter este suporte, nem todos os programas funcionam com o recurso. No macOS é igualzinho.

grande_dino_2

Só perder metade da noite.
Diminuiu um pouco a sessão pornô e boa! :D

DeadPull

E lá vou eu perder metade do meu dia atualizando meu sistema.

Celso Licio

Questão pessoal sua. 😉

Bruno Kalvner

Microsoft sempre faz as coisas pela metade, quando vai tirar esses ícones horríveis do Windows. Pouha, dói meus olhos.

Molinex

Tai, é bom, apesar de ser uma coisa futuristica (recurso pré histórico), e legal olhar pra um tema escuro, cansa menos a vista...
Mas isso me deixou com uma duvida, como fica a integração desses .exe ou de apps legados?
todos ficam com a mesma aparência?
E outra, vc tem que selecionar o tema escuro em app, por app?
Ou a partir do momento que vc seleciona dark mode nas configs, todos os apps ficam com tema escuro, e uniforme, com o mesmo design?

Hugo Azevedo

"A atualização de outubro será distribuída automaticamente para os 700 milhões de dispositivos com Windows 10 a partir da próxima terça-feira (9)."

Já dando ctrl S desde já antes que ele invente de reiniciar sem pedir e travar tudo.

Baio-kun

Tema escuro é só no explorer, aplicativo .exe legado, em todo o resto do sistema já tinha tema escuro.

Molinex

Dessa vez não foi tão engraçada...
Acho mais engraçada, aqueles anuncios de atualização, que tem novidades bombasticas (que já estão até de barba branca em outros sistemas), como aba em apps, ou tema escuro...
Mas vou rir por respeito, afinal a MS nunca desaponta no quesito atualzação (piada)...
kk (duas só tá bom dessa vez)

Anderson Antonio Santos Costa

É... no meu Windows Update ainda não apareceu a atualização. Talvez no dia 9 apareça...

Cameron Poe

Heidoc Windows ISO downloader, só baixar ele que ele sempre pega as isos e builds mais recentes (mas pelo windows update já tem também)

Anderson Antonio Santos Costa

Tem jeito de baixar a atualização para a build 1809 manualmente???

Exibir mais comentários