Início » Aplicativos e Software » Truecaller, app que bloqueia números indesejados, agora envia mensagens

Truecaller, app que bloqueia números indesejados, agora envia mensagens

Chamada de Truecaller Chat, nova funcionalidade promete envio gratuito de mensagens, além de bloqueio de spam e notícias falsas

Por
45 semanas atrás

O Truecaller é um dos aplicativos mais lembrados por quem precisa bloquear chamadas indesejadas ou mensagens de spam. Em breve, ele também poderá ser lembrado como uma ferramenta gratuita de chat: essa função está sendo adicionada às versões do app para iOS e Android — nesta última plataforma, o recurso já está disponível na versão beta.

A ferramenta lembra o iMessage da Apple: entre os usuários do Truecaller, a conversação aparece em uma interface padronizada de chat; se a mensagem for enviada para não quem tiver o aplicativo, o conteúdo chega na forma de um SMS.

Parece não haver sentido em disponibilizar mais uma ferramenta de mensagens, afinal, opções do tipo não faltam. Mas a True Software, empresa responsável pelo aplicativo, tem lá suas razões para apostar na ideia. Uma delas é o plano de permitir, em breve, que terceiros integrem seus serviços ao app. Nesse sentido, um sistema de chat aparece como um importante canal de suporte ao usuário.

Truecaller Chat

Já existe um serviço adicional em funcionamento: trata-se de um sistema de pagamentos e transferência de dinheiro que começou a funcionar na versão do app para a Índia depois que a True Software adquiriu uma startup chamada Chillr.

Ao TechCrunch, a True Software explicou que também acredita que o chat do Truecaller vai ajudar a combater notícias falsas: tal como é feito com mensagens de spam e ligações indesejadas, os usuários poderão denunciar links para fake news.

Com base nas análises das denúncias, que contará inclusive com auxílio de aprendizagem de máquina, esse tipo de conteúdo poderá ser bloqueado automaticamente, o mesmo valendo para links de spam.

De novo, a Índia aparece como um mercado em potencial para a nova funcionalidade. Além de o país estar entre os que mais sofrem com a disseminação de notícias falsas via WhatsApp e afins, esse é um mercado gigantesco para o Truecaller: estima-se que, dos 100 milhões de usuários diários do app, 60% estão na Índia.

Apesar do foco no país asiático, o Truecaller Chat, como foi batizado o recurso, vai ser disponibilizado para Android e iOS globalmente no decorrer das próximas semanas.

Mais sobre:
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.