Início » Telecomunicações » Fragmentação de serviços de streaming faz BitTorrent crescer

Fragmentação de serviços de streaming faz BitTorrent crescer

Número crescente de serviços de vídeo tem resultado cada vez mais em conteúdo exclusivo; sem poder assinar tudo, usuários recorrem ao BitTorrent

Emerson Alecrim Por

O relatório da Sandvine que mostra que a Netflix é a plataforma que mais consome tráfego na internet também aponta um efeito colateral: o uso do BitTorrent voltou a crescer. É uma estimativa que reflete uma realidade previsível: muitos usuários estão recorrendo à pirataria porque não dão conta de assinar tantos serviços de streaming.

Better Call Saul

A lógica primária dos serviços de streaming é a de, com oferta ampla de conteúdo, os downloads ilegais caem. É assim porque, com preços acessíveis e acesso imediato a filmes, séries e afins, as plataformas de vídeos acabam sendo muito mais convenientes aos consumidores.

É claro que os preços são um dos fatores que pesam nesse mercado. Mensalidades caras certamente não fariam a Netflix ser tão popular. Essa regra vale para todos os serviços do ramo. Algumas plataformas rivais podem até cobrar mais caro, no entanto, nenhuma impõe valores exorbitantes.

Então, como se diferenciar da concorrência? Com conteúdo exclusivo. Praticamente todas as plataformas oferecem produções que não podem ser encontradas nos concorrentes. É aqui que mora o problema: conforme explica Cam Cullen, executivo da Sandvine, “fica muito caro para o consumidor ter acesso a todos esses serviços, então ele assina um ou dois e pirateia o resto”.

Cullen dá alguns exemplos: Game of Thrones para HBO, House of Cards para Netflix, The Handmaid’s Tale para Hulu, Jack Ryan para Amazon e por aí vai. São séries bastante interessantes, mas, se você quiser assistir a todas elas pelas vias legais, vai ter que assinar cada um desses serviços.

Game of Thrones

Uma produção ou outra até pode ser comercializada na forma de DVD ou Blu-ray (o que, por si só, já é uma grande inconveniência para muita gente), bem como ser licenciada para um canal de TV paga, por exemplo, mas a maior parte dos conteúdos exclusivos deve limitar-se às suas plataformas de origem. Trata-se de um modo de diminuir custos de licenciamento e manter o acervo atraente.

Para piorar, algumas pesquisas indicam que, até 2022, a maioria das grandes emissoras de TV já terão lançado um serviço de streaming com conteúdo exclusivo. Grandes players da indústria do entretenimento também. A Disney, por exemplo, já vem trabalhando em uma plataforma para rivalizar com a Netflix.

Já dá para perceber o efeito dessa fragmentação. Com base em um levantamento recente, o relatório da Sandvine (PDF) aponta que, em escala global, o compartilhamento de arquivos representa quase 3% do downstream e 22% do upstream na internet, com 97% desse tráfego de P2P sendo gerado pelo BitTorrent.

Embora não forneça dados comparativos em relação aos anos anteriores, a Sandvine entende que esses números indicam que o BitTorrent voltou a crescer, especialmente fora dos Estados Unidos. De fato, o upstream do BitTorrent tem participação de apenas 9% no mercado norte-americano, de acordo com o relatório recente, mas chega a 32% na Europa, Oriente Médio e África.

A restrição de mercado também ajuda a explicar a aparentemente retomada do BitTorrent. Cullen lembra que várias séries de grande sucesso são baseadas nos Estados Unidos e, fora desse país, não têm ampla distribuição. Para não ficar sem o conteúdo, a solução encontrada por muita gente acaba sendo a pirataria.

Para a indústria, ainda não há motivo para pânico, mas fica o alerta: será que há espaço para tantos serviços de streaming?

Com informações: Motherboard.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodney Tamaki

Engraçado é que tudo é desculpa pra ir ao torrent.
Se não cabe no orçamento a assinatura de tantos serviços tenho uma dica, assine um serviço por vez.
Um mês de netflix, aí assiste os seriados de lá, no outro, vc cancela a netflix e assina a amazon prime e assim por adiante.
Ficar com essa ideia "ah, eu não assino porque não tem tudo que eu quero" é apenas uma desculpa esfarrapada para não pagar pelo trabalho dos outros.

Pedro Henrique Saldanha

HBO Go é mais caro que o Netflix e não tem NADA, sério, já assinei o mês grátis e mais um pq esqueci de cancelar. Tem muito pouco conteúdo por mais de 30 fucking facadas. No momento que o episódio novo de uma série famosa é lançado é impossível fazer o streaming em HD, Westworld já tava prontinha no torrent (sem legenda) e eu penando na HBO tentando streaming. Sorte que uso o stremio pra abrir magnet, conteúdo amplissimo.

ochateador

Dublar anime.... benzadeus.
Eu prefiro o áudio sempre no idioma original.

Ednei P. de Melo

É algo "simples" de resolver: imagine uma plataforma "universal" a qual você assina e não paga nada, mas também não assiste a nenhum conteúdo! No entanto, ela te dá a possibilidade de adicionar e retirar "canais" (Neflix, HBO, Crackle, Amazon, etc), sendo que a cada adição de canal irá corresponder a um valor extra a ser acrescentado na mensalidade. Na prática, o usuário vai marcar dois ou três canais que se ajustam ao seu orçamento e de tempos em tempos, vai alterar a grade para retirar um ou outro canal e acrescentar outro. E nesse processo, todos saem ganhando... &;-D

Jayson Silva

É, não acho que vá pro limbo.
Mas eles precisam se mexer.

Jambeiro

Eu só assino Netflix e Amazon Prime e nem dou conta de assistir a Netflix, a Amazon Prime eu só assinei pelo Grand Tour e The Man in The High Castle e não terminei nenhum dos dois. Que dirá assinar HBO GO, Fox Premium, etc etc etc

Rafael™

É, o serviço de streaming precisa melhorar, pontualmente. Mas não é o carro chefe deles, né ? E sim a venda dos canais a cabo. No dia que o foco mudar (se qual for o motivo) acho que a HBO melhora o serviço, e não vai não "pro limbo" kkk.

paulo yan

E não surpreende ninguém. Virou TV por assinatura.

brazlocateli

Sim, mas Crunchyroll é a Netiflix dos animes, fora a boa distruibuição (PS3 e Apple tv 3g ainda suportados) os caras ainda começaram a dublar alguns animes.
Prefiro assinar Crunchyroll e piratear o resto!

brazlocateli

Qualidade do serviço é baixa, não aguenta a demanda de GoT (cargo chefe do serviço), fora a dificuldade de distruibuição (limitadas plataformas). Esse dai deve ser o primeiro a morrer!

Pereira

Ou chega 1 ano depois em um canal de TV a cabo...

Jayson Silva

Foi só um exemplo, né.
Mas assim: a maioria dos reviews que li sobre o serviço da HBO criticaram negativamente a qualidade do serviço.
Não basta ter séries exclusivas, o serviço tem que funcionar direito, né.

Eduardo Quintanilha

Eu só digo uma coisa: Não digo nada. E digo mais: https://strem.io.

Gabriel Brito

Além da fragmentação, foi levantado outro ponto importante: a ineficiência dos modelos de licenciamento, que deixam diversos títulos novos e antigos inacessíveis de maneira legal em diversos países.

Rafael™

Serio que vc acha que HBO vai "pro limbo" ?

Exibir mais comentários