Início » Gadgets » Facebook Portal é um alto-falante inteligente com microfone e câmera para sua casa

Facebook Portal é um alto-falante inteligente com microfone e câmera para sua casa

Facebook Portal faz videochamadas via Messenger e tem câmera que acompanha você, mas não traz Instagram nem WhatsApp

Felipe Ventura Por

O Facebook está lançando um alto-falante inteligente chamado Portal, focado em videochamadas através do Messenger. Ele vem em dois modelos, com tela de 10 ou 15 polegadas, e tem uma câmera que acompanha você. No entanto, o dispositivo não dá acesso ao Instagram nem WhatsApp; e requer muita confiança na rede social, afetada por escândalos de privacidade.

O Portal de US$ 199 possui tela de 10 polegadas com resolução 1280 x 800, um alto-falante de 10 watts na base e uma câmera de 12 megapixels na parte superior.

Enquanto isso, o Portal+ de US$ 349 tem um display Full-HD de 15 polegadas, alto-falantes mais potentes de 20 watts e câmera de 12 MP. Ambos estão disponíveis em preto e branco.

Portal faz videochamadas via Facebook Messenger

O destaque fica para as videochamadas, feitas através do Facebook Messenger. A câmera tem um campo de visão de 140 graus, detecta pessoas no ambiente e consegue “seguir” você ao andar de um lado para o outro. Ela é fixa: esse truque é feito por um software de visão computacional, e foi desenvolvido em parceria com um diretor de fotografia ganhador de Oscar.

O foco do Portal está nas videochamadas. Você escolhe contatos do Messenger como seus “favoritos” e consegue ver se eles estão online. Um recurso chamado Story Time usa realidade aumentada para ilustrar uma história: por exemplo, se você estiver em uma chamada com seu filho lendo um livro sobre o lobo mau, imagens dos três porquinhos vão aparecer automaticamente na tela.

O Portal não tem um assistente de voz do Facebook. Você pode controlar funções básicas, como iniciar uma chamada ou diminuir o volume, dizendo “ei Portal”. Enquanto isso, a Amazon Alexa cuida de solicitações mais avançadas, como timers ou previsão do tempo.

Facebook Portal e Portal+

Portal não acessa YouTube, Instagram nem WhatsApp

Os dois dispositivos têm os mesmos recursos de software. Eles podem ser controlados por toque ou por comandos de voz. É possível assistir a vídeos do Facebook Watch ou da Food Network (não do YouTube) e ouvir música do Spotify, iHeartRadio e Pandora. E quando não está em uso, a tela exibe suas fotos do perfil.

As duas versões do Portal também têm as mesmas limitações. Você não pode ler nem enviar mensagens no Messenger, só fazer videochamadas; não há como acessar o feed de notícias do Facebook; não existe um navegador web acessível ao usuário; e não é possível acessar WhatsApp nem Instagram.

Facebook permite cobrir câmera e desativar microfone

O Facebook colocou vários recursos de privacidade no Portal para tentar convencer mais pessoas a comprá-lo. Há uma cobertura física para a câmera, bem como um interruptor para desativar os microfones internos. A câmera apenas detecta rostos, sem usar tecnologia de reconhecimento facial (não identifica de quem é o rosto).

A empresa afirma que “o Facebook não ouve, visualiza nem mantém o conteúdo de suas videochamadas do Portal”. As ligações são criptografadas. O histórico de seus comandos de voz fica armazenado no seu perfil, mas pode ser excluído manualmente.

Este é o primeiro hardware do Facebook para consumidores, sem considerar os headsets da Oculus para realidade virtual. Conhecido internamente como “Aloha”, o Portal estava previsto para ser lançado em maio na conferência F8, mas foi adiado devido ao escândalo Cambridge Analytica. A confiança na rede social está baixa, especialmente após um novo incidente que afetou 90 milhões de contas. Usuários nos EUA dizem estar menos propensos a confiar seus dados pessoais ao Facebook.

Será que o Portal tem alguma chance? As duas versões já estão disponíveis em pré-venda, apenas nos EUA, e serão entregues em novembro.

Com informações: Mashable, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André G

Parece muito revolucionário, mas só para quem está na década de 80.

Keaton

Ei... obrigado, mas não obrigado.

Lairton Gomes

Certeza que esse produto vai ser muito vendido pro governo chinês

Kauã Pacheco

Next

Andreas Sprenger

Sim, claro que vou comprar uma câmera do Facebook, aham https://uploads.disquscdn.c...

Eduardo Braga

Mds essa câmera seguindo e sabendo onde você tá é muito 1984.

edit: nem o Mashable nem o The Verge tem infomações sobre esse diretor de fotografia. Queria saber quem é.

Caleb Enyawbruce

Sem chances... Isso não é nem uma versão tecnológica de “vender a alma ao diabo”. É pagar pra que ele fique com ela.

Victor Melo

Facebook? Tem que ter coragem.

Lucas Santos

Sai fora. Já pensou eu falar algo de política e logo arrombarem minha porta pra me prender...

Linneker

Uma câmera do facebook dentro da minha casa? Passo.

Não obrigada

Paçaro

deuzolivre

Deibson Oliveira

Se com o celular no bolso em uma conversa eu comento sobre certo produto pouco tempo depois ele aparece nos anúncios do Facebook nem sem ao menos eu nunca ter pesquisado ou clicado em algum lugar, imagina isso dentro de casa...
Tá repreendido!