Uma prévia do Android 9 Pie no Samsung Galaxy Note 9

Samsung Galaxy Note 9 com Android Pie tem cards na interface, opção de ocultar barra inferior e modo escuro

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung está preparando o Android 9 Pie para seus celulares high-end, incluindo o Galaxy S9+ e o Galaxy Note 9, e deve lançá-lo a partir de janeiro de 2019. Ele virá personalizado com a Samsung Experience 10, incluindo uma tela de configurações rápidas em tela cheia, controle por gestos e cards com cantos arredondados pela interface.

O XDA Developers testou uma versão beta do Android 9 Pie para o Galaxy Note 9. Vale lembrar que a interface ainda está sujeita a mudanças, dado que ela seguirá em desenvolvimento pelos próximos meses.

A Samsung Experience 10 coloca um fundo translúcido mais escuro nas notificações, enquanto a tela de configurações rápidas agora fica em tela cheia. Os ícones de aplicativos ficaram um pouco maiores, e alguns ícones mudaram.

A tela de bloqueio não exibe ícones como atalhos rápidos na parte inferior; em vez disso, eles foram substituídos por texto sublinhado com a cor do respectivo ícone (uma linha roxa para a câmera, no caso). Enquanto isso, o Always on Display mostra ícones coloridos para as notificações dos apps.

O Galaxy Note 9 terá controle por gestos. Você pode deslizar o botão Home para a esquerda e para a direita: isso vai alternar entre os aplicativos recentes. Também é possível ocultar a barra com botões Voltar/Home/Multitarefa: neste caso, você desliza para cima (em vez de tocar) na área correspondente, liberando mais espaço na tela.

Samsung modifica Android Pie com cards

As mudanças ficam um pouco mais perceptíveis no app Configurações. A Samsung está adotando cards brancos com cantos arredondados por toda a interface, incluindo os apps Email, Mensagens e Contatos. Há também um Tema Noturno, que coloca um fundo cinza na maioria dos cards.

O Relógio tem uma interface totalmente preta, e mostra em quanto tempo o próximo alarme vai tocar. Por exemplo, se for 22h e o alarme estiver definido para 6h da manhã, ele dirá: “o próximo alarme vai tocar em 8 horas”.

Na câmera, os diferentes modos foram movidos para a parte inferior em uma barra de rolagem. Enquanto isso, os botões do AR Emoji e Bixby Vision foram para a parte de cima. E o Samsung Notes, bloco de notas com suporte para a S Pen, ganhou um novo ícone e uma nova interface mais limpa.

A Samsung deve começar a distribuir o Android 9 Pie em janeiro de 2019, segundo o app Samsung Members para a França. Esta será a primeira grande atualização para os dispositivos Galaxy após a implementação do Project Treble, que promete acelerar os updates do sistema.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados