Início » Negócios » Banco do Brasil permite fazer transações pelo WhatsApp

Banco do Brasil permite fazer transações pelo WhatsApp

Além de consultar o saldo e o extrato, clientes do BB podem recarregar o celular e fazer transferências

Paulo Higa Por

O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira (10) que expandiu o serviço de atendimento pelo WhatsApp, adicionando a possibilidade de fazer transferências bancárias, recarregar o celular e liberar o cartão de crédito. O chatbot, que estava em testes desde maio no WhatsApp, já podia responder a consultas simples, como saldo e extrato da conta corrente.

Banco do Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A tecnologia, que foi implantada há um ano por R$ 14 milhões, é baseada no IBM Watson e foi testada inicialmente com o Facebook Messenger. O atendimento é feito por um chatbot, então as perguntas podem ser respondidas de forma imediata. O Banco do Brasil explica que a comunicação no WhatsApp pode ser feita com linguagem natural e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.

Como fazer transações no BB pelo WhatsApp

O atendimento pelo WhatsApp ainda não foi liberado para todos os usuários, mas o Banco do Brasil informa que o serviço “está em expansão para uma base de 3 milhões de clientes”.

Antes de tudo, é preciso adicionar o número do banco à sua lista de contatos: (61) 4004-0001. Envie uma mensagem qualquer; você receberá uma resposta dizendo que “estamos em fase de testes com nossos funcionários e alguns clientes”. O banco também diz: “já anotamos o seu número de telefone como interessado em participar da próxima fase”.

As seguintes transações já estão disponíveis para os atuais usuários:

  • Transferências
  • Consulta de código IBAN (International Bank Account Number)
  • Recarga de celular
  • Liberação de cartão
  • Saldo de conta corrente
  • Extrato de conta corrente
  • Extrato de poupança
  • Saldo de poupança
  • Extrato de fundos de investimento
  • Rastreio de cartão
  • Fatura de cartão

Basta enviar uma mensagem para o robô dizendo o que você deseja. Para confirmar sua identidade, será necessário tocar no link enviado pelo atendimento, informar sua agência e conta, digitar a senha e inserir um código recebido por SMS ou notificação push. A confirmação da transação será enviada em texto pelo próprio chatbot.

O chatbot não é um substituto completo para outros canais, como o internet banking. O banco explica que “se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB”.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ronaldo Cesar
Vdd, eu acho mais seguro
johndoe1981
Atesto e dou fé. O app do BB é muito lento na navegação e trava direto.
johndoe1981
No aguardo das notícias sobre os futuros golpes.
Porto Velho
Isso é só na primeira vez, não?
Porto Velho
Não.. WhatsApp não precisa de senha nem nada.Pra ver saldo por exemplo é muito mais rápido.
Paulão da Regulagem
Espera os golpistas brasileiros começarem a se “fazer de bot” para clientes desavisados e inexperientes. O que vai ter de gente digitando seus dados em a conversa fake do zap..
Mendonza
E celulares mais antigos tbm não tem muitas atualizações para apps ou navegadores.
John Smith
Eu só acho que o "brasileiro médio" não é suficientemente informado para fazer uso seguro de uma ferramenta dessas. Pra mim é só mais uma brecha que pode ser explorada por gente mal intencionada.
MicCaptchA
Mas tem para criar a conta.
Flavio Toledo
pensei exatamente mesma coisa daqui pouco galera vai ficar tao dependente do whatsapp nao vai conseguir fazer mas nada de outra forma.
LekyChan
Só tem um porém, a navegação no app do BB não descontar no plano de dados, e gratuita
Paul
KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkQue comece a diversão!
Saotome Ranma
pelo disqus nao tem captcha nao...
Jairo ☠️
Com as recentes falhas de segurança descobertas no WhatsApp eu teria receio
X-Tudãoᴳᴼᵀ
E a guaraná também.
Paçaro
Ou, justamente devido à essa confiança excessiva no zip zop, aplicar uns bons golpes nos incautos.
..Chimera..ᴳᴼᵀ® ★★★★★
Não vai ser alvo de "espertinhos" não, pode confia..
MicCaptchA
Relaxem, tem captcha pra logar... xD
Jambeiro
Pega um pacote pra mim, por favor.
Jambeiro
Testei aqui (eu já tinha recebido uma notificação no app que tinha sido selecionado para esse teste) e as respostas foram instantâneas.Já no app, quando eu peço o extrato, ele demora tanto pra puxar (a tela fica preta) que aparece a mensagem de que o app não está respondendo. Eu ignoro, espero uns 2 minutos e aí sim vem. Se continuar desse jeito, vou usar mais pelo Whatsapp mesmo.
Douglas Souza Luz
Do jeito que o brasileiro confia mais do que recebe no Whatsapp do que por outros meios isso ai parece uma boa forma de convencer as pessoas a usarem o celular em vez de irem no banco.
Douglas Souza Luz
Exatamente! Fora que muitas vezes a praticidade de enviar pelo wpp pode ser maior pra algumas pessoas. De qualquer forma toda inovação é bem vinda :p
Baidu feat MC Brinquedo
Posso fazer, mas clica aqui e loga...Hum... Nada prático, mais fácil abrir o app do banco que é bem mais completo.
Baidu feat MC Brinquedo
Pegando a pipoca aqui pra esperar a treta...
Danillo Nunes
Tem gente que tem planos de dados muito restritivos para internet geral mas liberado para WhatsApp.
iorgue
Pelo menos, esse bot parece que usa uma linguagem inteligível (Língua Portuguesa).Já os bots do Bolsonaro, são uma desgraça: não usam pontuação; atropelam a ortografia; se atrapalham nos sinônimos...
VolksW4GNER
Mas não é mais fácil abrir o app do banco?
Paçaro
Esse IBM Watson, se usado do jeito certo, é uma maravilha. O bicho é muito inteligente, responde muito bem perguntas.Nas duas empresas nas quais eu trabalhei e que tentaram fazer alguma coisa usando ele (uma especializada em envio de cobranças, outra um dos maiores e-commerces do Brasil) fizeram tudo errado, de qualquer jeito, sem alguém que já tivesse um mínimo de experiência com esse tipo de tecnologia, aí o bicho ficou completamente retardado. Não tinha nada de inteligente, simplesmente seguia um fluxo. Ou seja, foi (muito) dinheiro jogado fora.