Banco do Brasil permite fazer transações pelo WhatsApp

Além de consultar o saldo e o extrato, clientes do BB podem recarregar o celular e fazer transferências

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Banco do Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira (10) que expandiu o serviço de atendimento pelo WhatsApp, adicionando a possibilidade de fazer transferências bancárias, recarregar o celular e liberar o cartão de crédito. O chatbot, que estava em testes desde maio no WhatsApp, já podia responder a consultas simples, como saldo e extrato da conta corrente.

A tecnologia, que foi implantada há um ano por R$ 14 milhões, é baseada no IBM Watson e foi testada inicialmente com o Facebook Messenger. O atendimento é feito por um chatbot, então as perguntas podem ser respondidas de forma imediata. O Banco do Brasil explica que a comunicação no WhatsApp pode ser feita com linguagem natural e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.

Como fazer transações no BB pelo WhatsApp

O atendimento pelo WhatsApp ainda não foi liberado para todos os usuários, mas o Banco do Brasil informa que o serviço “está em expansão para uma base de 3 milhões de clientes”.

Antes de tudo, é preciso adicionar o número do banco à sua lista de contatos: (61) 4004-0001. Envie uma mensagem qualquer; você receberá uma resposta dizendo que “estamos em fase de testes com nossos funcionários e alguns clientes”. O banco também diz: “já anotamos o seu número de telefone como interessado em participar da próxima fase”.

As seguintes transações já estão disponíveis para os atuais usuários:

  • Transferências
  • Consulta de código IBAN (International Bank Account Number)
  • Recarga de celular
  • Liberação de cartão
  • Saldo de conta corrente
  • Extrato de conta corrente
  • Extrato de poupança
  • Saldo de poupança
  • Extrato de fundos de investimento
  • Rastreio de cartão
  • Fatura de cartão

Basta enviar uma mensagem para o robô dizendo o que você deseja. Para confirmar sua identidade, será necessário tocar no link enviado pelo atendimento, informar sua agência e conta, digitar a senha e inserir um código recebido por SMS ou notificação push. A confirmação da transação será enviada em texto pelo próprio chatbot.

O chatbot não é um substituto completo para outros canais, como o internet banking. O banco explica que “se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados