Samsung Galaxy A9 é o primeiro smartphone com quatro câmeras na traseira

Samsung Galaxy A9 é um celular "otimizado para a geração do Instagram", permitindo desfocar fundo e dar zoom óptico 2x

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Os rumores eram verdadeiros: a Samsung anunciou o Galaxy A9 com quatro câmeras na traseira. Ela diz que seu novo celular é “otimizado para a geração do Instagram”, permitindo desfocar o plano de fundo, dar zoom óptico 2x e capturar ângulos de visão maiores.

Cada uma das câmeras no Samsung Galaxy A9 (2018) tem um objetivo diferente. O sensor principal de 24 megapixels promete fotos nítidas mesmo em pouca luz, graças à lente com abertura f/1,7. A câmera de 5 MP com Depth Lens ajuda a borrar o plano de fundo, permitindo que você ajuste manualmente a profundidade de campo.

Há uma terceira câmera de 10 MP com lente telefoto para zoom óptico 2x, capturando objetos distantes sem (muita) perda de qualidade. E a quarta câmera de 8 MP é ultra wide, com ângulo de 120 graus para capturar uma área maior do que você estiver vendo.

Um recurso chamado AI Scene Recognition identifica o que você está fotografando, seja uma pessoa, paisagem ou comida. Dessa forma, ele consegue ajustar as configurações para capturar a melhor imagem.

O Galaxy A9 conta com especificações intermediárias. A tela Super AMOLED de 6,3 polegadas tem resolução Full-HD+ (2220 x 1080) e proporção 18,5:9. Por dentro, você encontra um processador Snapdragon 660, 6 GB/8 GB de RAM e bateria de 3.800 mAh. São 128 GB de armazenamento com slot para cartão microSD que suporta até 512 GB.

Ele roda Android 8.0 Oreo personalizado pela Samsung, com suporte a Bixby e Samsung Pay. Você também pode criar atalhos para abrir dois apps ao mesmo tempo, algo chamado de App Pair. O leitor de digitais fica na traseira.

Samsung muda foco para celulares intermediários

Por que a Samsung colocou a primeira câmera quádrupla em um smartphone intermediário? Isso faz parte de sua estratégia para tornar a linha mid-range mais atraente, em especial nos países em desenvolvimento como a Índia.

Como explica o The Verge, novos recursos historicamente tendem a estrear em celulares high-end porque eles têm altas margens de lucro para custear a P&D (pesquisa e desenvolvimento). No entanto, as vendas da linha premium vêm crescendo devagar nos últimos anos — as atualizações incrementais dão menos motivos para comprá-los.

Vimos isso também com o Galaxy A7, lançado no mês passado: este é o primeiro celular da Samsung com câmera tripla. Ele também migrou o leitor de digitais para a lateral. São recursos que podem aparecer no Galaxy S10.

O Samsung Galaxy A9 será lançado nas cores preto, azul (com degradê) e rosa (também com degradê) a partir de novembro. Ele custará € 599 na Europa continental e £ 549 no Reino Unido, mas ainda não tem previsão para os EUA nem para o Brasil.

Samsung Galaxy A7 (à esquerda) e Galaxy A9

Samsung Galaxy A9 (2018) – ficha técnica:

  • Tela: 6,3 polegadas Full HD+ Super AMOLED, 1080×2220
  • Processador: Snapdragon 660 octa-core (2,2 GHz Quad + 1,8 GHz Quad)
  • RAM: 6 GB ou 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB, slot microSD de até 512 GB
  • Bateria: 3.800 mAh
  • Sistema operacional: Android 8.0 Oreo
  • Câmera traseira quádrupla:
    • câmera principal: 24 MP AF, f/1,7
    • teleobjetiva: zoom óptico de 2x, 10 MP AF, f/2,4
    • ultra grande angular: 120°, 8 MP, f/2,4
    • profundidade: 5 MP, f/2,2
  • Câmera frontal: 24 MP, f/2,0
  • Redes: 3CA, LTE Cat.9
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4/5 GHz), VHT80 MIMO, Bluetooth v 5.0 (LE até 2 Mbps), ANT+, USB Type-C, NFC, Localização (GPS, Galileo, Glonass, BeiDou)
  • Sensores: acelerômetro, sensor de impressão digital, sensor de giroscópio, sensor geomagnético, sensor de efeito hall, sensor de proximidade, sensor de luz RGB
  • Dimensões: 162,5 x 77 x 7,8 mm, 183 g

Com informações: Samsung, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados