Início » Brasil » Denatran cria aplicativo para fiscalizar veículos e motoristas

Denatran cria aplicativo para fiscalizar veículos e motoristas

Criado pelo Serpro, o app funciona como um "dedo-duro" para os agentes de trânsito

Victor Hugo Silva Por

Os agentes de órgãos de trânsito têm uma nova ferramenta à disposição para obter informações sobre veículos e motoristas. Trata-se do Fiscalização Denatran, um aplicativo que verifica bases de dados do governo federal para indicar se há alguma irregularidade.

Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o Fiscalização Denatran está disponível apenas para Android. O aplicativo faz a análise por meio do QR Code, presente nas placas de carro do Mercosul, na CNH e no licenciamento do veículo.

Fiscalização Denatran

A partir daí, ele consegue pesquisar se um veículo ou uma placa têm algum histórico de roubo, furto ou restrições. As consultas são feitas em três registros nacionais: de veículos (Renavam), de condutores (Renach) e de infrações (Renainf).

Segundo a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o Fiscalização Detran oferece um alto nível de segurança para seus usuários. "Isso acontece porque todas as informações do tráfego em rede são criptografadas", explica.

A ferramenta já está disponível para os órgãos de trânsito, que poderão usar seus certificados digitais para cadastrar seus agentes. Os fiscais devem estar cadastrados no Portal de Serviços do Denatran, informar dados como CPF e matrícula, e vincular o aplicativo à identificação do celular.

Com informações: Serpro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce

eu não impedi. Só contra-argumentei explicando porque nao faz sentido. Nao é pra isso que servem os comentarios?

Caleb Enyawbruce
O aplicativo faz a análise por meio do QR Code, presente nas placas de carro do Mercosul, na CNH e no licenciamento do veículo.
Caleb Enyawbruce

tranquilo =)

Lucas Bertão

Uai, não vai servir de nada esse app, saiu hj (11 de outubro) uma ordem judicial que suspendeu as placas do Mercosul no Brasil.

Gildo Pimentel

1984

Kodos Otros

Mas deixa o cara cogitar a possibildade, gente.

johndoe1981

Intuito claro de arrecadar ao pegar carro com licenciamento e ipva atrasados.

Pedro Teles

Me passou desapercebido. Verifiquei aqui. ;)

Caleb Enyawbruce

acho que vc nao leu o texto entao... Primeiro link consta:

3- Informar para o Cadastrador do Órgão Público em que esteja lotado:
Caleb Enyawbruce

mas a matéria explicou as várias barreiras impostas ao acesso. Eu até copiei e colei isso. É o mesmo que dizer "imagine se qualquer um tiver acesso ao prédio do Pentágono, que perigo!!" (não comparando a segurança do Pentágono com a segurança do app, só expressando que não faz sentido).

Caleb Enyawbruce

Pra mim a questao é simples: se há um rigoroso controle de usuarios, inclusive com cadastro controlado e certificado digital, não há o que temer. Se for pensar em invasão até Google e Facebook já sofreram com isso. É algo com o qual o governo lida diariamente. Mas não é qualquer "fuçador" que vai invadir um sistema com tanto controle. O resto pra mim é conspiração.

Kodos Otros

Mas é pq o cara disse SE ficar aberto, acredito que não ficará nunca, mas ele só levantou a possibilidade e ficou meio claro isso.

Caleb Enyawbruce

preguiça de explicar o óbvio, rs! Ainda bem q o feriado ta aí...

Kodos Otros

Ué.

Gabriel Naldis
Exibir mais comentários