Denatran cria aplicativo para fiscalizar veículos e motoristas

Criado pelo Serpro, o app funciona como um "dedo-duro" para os agentes de trânsito

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fiscalização Denatran

Os agentes de órgãos de trânsito têm uma nova ferramenta à disposição para obter informações sobre veículos e motoristas. Trata-se do Fiscalização Denatran, um aplicativo que verifica bases de dados do governo federal para indicar se há alguma irregularidade.

Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o Fiscalização Denatran está disponível apenas para Android. O aplicativo faz a análise por meio do QR Code, presente nas placas de carro do Mercosul, na CNH e no licenciamento do veículo.

A partir daí, ele consegue pesquisar se um veículo ou uma placa têm algum histórico de roubo, furto ou restrições. As consultas são feitas em três registros nacionais: de veículos (Renavam), de condutores (Renach) e de infrações (Renainf).

Segundo a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o Fiscalização Detran oferece um alto nível de segurança para seus usuários. “Isso acontece porque todas as informações do tráfego em rede são criptografadas”, explica.

A ferramenta já está disponível para os órgãos de trânsito, que poderão usar seus certificados digitais para cadastrar seus agentes. Os fiscais devem estar cadastrados no Portal de Serviços do Denatran, informar dados como CPF e matrícula, e vincular o aplicativo à identificação do celular.

Com informações: Serpro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados