Início » Celular » Apple e Google estão tentando te livrar de chamadas spam ou golpes

Apple e Google estão tentando te livrar de chamadas spam ou golpes

A Apple utiliza tecnologia que envolve a operadora, enquanto que o Google vai com o Assistente

André Fogaça Por

A Apple registrou uma patente que pode ajudar aos usuários de iPhone viverem num mundo com menor quantidade de ligações spam. A tecnologia que a empresa de Tim Cook descreve não impede a chamada, mas identifica de forma nativa que o número pode ser de um call center tentando te vender alguma coisa, ou até mesmo um golpe.

De acordo com detalhes do registro publicado nesta quinta-feira (11), o sistema proposto pela empresa utiliza diversas informações no meio do caminho entre quem liga e quem recebe a ligação. O sistema identifica se o número está mascarado e até se o DDD corresponde realmente ao da região da chamada, para alertar ao usuário que provavelmente a ligação é fraudulenta ou vai incomodar o dia.

Google também está fazendo sua parte

O Google apresentou função semelhante para o Pixel 3 durante o lançamento do gadget. O sistema que o gigante das buscas mostrou vai além e até transcreve na tela o que o outro lado está falando, antes do usuário decidir se vai ou não escutar a chamada.

Esta segunda solução é de mais fácil implementação, já que não depende de tantas informações que estão no meio dos dois lados da ligação. Pode até mesmo dar ideias para que fabricantes que utilizam o Android adotem medidas semelhantes, como a Samsung, LG e Motorola.

Soluções já existem na Play Store

Se você tem um Android e quer função próxima de um filtro de ligações, existem aplicativos na Play Store que fazem exatamente isso. Eles avaliam o chamador com base em um banco de dados prévio e avisam se aquele número tem histórico de ser de uma central de ligações, ou se é uma pessoa mesmo.

Um dos mais famosos e que está inserido nativamente até em alguns smartphones da Samsung é o Truecaller. Ele não custa nada e pode ser baixado clicando aqui.

Com informações: BGR e SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

emailx45

em alguns antivirus você pode até bloquear por REGIÃO INTEIRA, por exemplo, não receber ligações de SÃO PAULO (Estado) inteiro ou qualquer DDD

No AVG você pode usar o asterisco (*) para identificar números inicados por:

011* = todos números iniciados por 011 (São Paulo inteiro por exemplo)
0* = tudo que começar com ZERO
021222* = etc...

E funciona, mesmo na versão AVG Free para Android, inclusive a chamada nem aparece no login do aplicativo do celular, mas fica no histórico do AntiVirus.

Foi assim, que eu contatei a ANATEL e TIM com os "prints" de chamadas a cada 4 minutos. Eram 3 números distintos da região de SANTA CATARINA (promotoria do Estado) = óbvio, que era falso, porém, ter ligação das 09:00hs da manhã até 21:00 da noite, a cada 4 minutos... quem é que guenta?

Hoje uso o Kaspersky, porém, não estou recebendo mais ligações piratas, e, o bloqueador de chamadas/SMS não explica se funciona com o uso de "asterisco"...

Enfim, muitos antivirus já fazem isso e no próprio Android você tem a função de bloquear o número, porém, não é lá essas coisa.

Luis

Até que enfim, espero que eles bloqueiem isso, pque ta enchendo o saco tem hora que o celular toda 5x seguidas, da até raiva, tenho o truecaller, mas mesmo assim fica aparecendo a maldita mensagem que um spam me ligou

DumbSloth87

Meu Nexus 5X sempre teve isso, não precisei instalar nada, não sei qual a novidade.

Comentário Mil Grau℗

Desde que eu comprei meu novo Chip fico recebendo umas ligações de Curitiba que simplesmente ngm fala nada e desliga, isso de manhã enquanto eu estou dormindo. Irrita pra crl! Fora que chega tmb mensagens de bancos e consultorias dizendo que estou devendo algum pagamento, acho que as operadores deveriam não reutilizar os números bloqueados, pois sempre tem um palhaço que suja o nome e coloca o número dele para as empresas ligarem e cobrarem algo. Tenho que ficar bloqueando os números direto, felizmente tem essa opção nativa no meu celular.

Deibson Oliveira

A melhor maneira que encontrei de evitar essas ligações infernais é bloqueando todas as chamadas de números não agendados, se tiver algum número na lista de chamada que mereça minha atenção eu retorno pra saber motivo da ligação.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Eu adicionei um número no bloqueador de camadas mas continuo recebendo a ligação 😑😑😑

Willyamm

Eu atendo e desligo

rafaelkowal

Hoje no android quando recebo ligação de um telemarketing a tela fica vermelha e aparece como spam.