iPhone muda para horário de verão antes da época (e usuários perdem uma hora de sono)

Como acertar o relógio do iPhone, que adiantou uma hora no mês errado; bug também afeta celulares da Asus com chip da TIM

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 8 meses
Foto por William Hook/Flickr

Muitos brasileiros tiveram ou terão uma hora de sono a menos nesta segunda-feira (15). É que o relógio dos iPhones se adiantou automaticamente em uma hora em resposta ao horário de verão, que costuma começar em outubro. Em 2018, no entanto, a data foi adiada para não interferir nas eleições e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O problema começou a ser percebido à meia-noite; no meu caso, o fuso horário foi alterado erroneamente de “São Paulo” para “Etc/GMT+2”, passando de 23h59 para 1h00. Quem não notou a falha e tinha um alarme configurado acabou sendo despertado uma hora antes do horário correto.

Pelos relatos dos usuários no Twitter, a falha afetou principalmente os proprietários de iPhones conectados à rede da TIM. Também há casos parecidos com celulares da Asus, na mesma operadora. Não encontramos reclamações de relógio errado em iPhones com chips da Claro ou Vivo.

Procurada pelo Tecnoblog, a TIM confirmou que “alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema”. Em nota, a operadora informa: “As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente”.

https://twitter.com/Igortep/status/1051773283408973824
https://twitter.com/ailrxna/status/1051766700406902785
https://twitter.com/guilhermepiu/status/1051785628537552896
https://twitter.com/rsantosdosanjos/status/1051762708260016128

Em 2017, o horário de verão começou no dia 15 de outubro e terminou em 18 de fevereiro. Para este ano, a data foi inicialmente adiada para 4 de novembro, para evitar atrasos na apuração das eleições do segundo turno; e depois para 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação, para não coincidir com os domingos de aplicação de provas do Enem.

Você foi afetado?

Como corrigir o fuso horário errado no iPhone

Se você teve o relógio alterado, é bom desativar a correção automática de hora do iOS:

  1. Abra o aplicativo Ajustes, toque em Geral, depois em Data e Hora;
  2. Desmarque a opção Automaticamente;
  3. Caso o horário ainda esteja incorreto, toque em Fuso Horário, digite sua cidade e confirme a operação.

Por volta das 7h45, o problema ainda ocorria em um iPhone com iOS 12.1 beta e chip da TIM se a opção de fuso horário automático fosse ativada.

E marque no calendário para não perder a hora de novo: o horário de verão começa em 4 de novembro de 2018 e termina em 16 de fevereiro de 2019.

Horário de verão já causou bugs em vários dispositivos

Não é a primeira vez que o horário de verão causa problemas em eletrônicos.

Em 2010, o bug do alarme já era conhecido por donos de iPhones no Brasil, mas pegou de surpresa os americanos e europeus, que acordaram uma hora mais cedo. Em 2013, o recurso Não Perturbe do iOS 6 não era mais desligado no horário programado. Na semana passada, proprietários do Apple Watch Series 4 na Austrália ficaram sem poder usar o relógio: ele reiniciava em loop infinito devido a um bug em um mostrador.

O mesmo aconteceu no Android. No primeiro dia do horário brasileiro de verão em 2013, o Chrome travava depois de alguns segundos em execução. No mesmo ano, o Google Agenda atrasou ou adiantou os compromissos dos usuários em uma hora, mesmo em locais onde não havia horário de verão.

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados