Início » Celular » WhatsApp reduz tempo limite para apagar mensagem enviada para todos

WhatsApp reduz tempo limite para apagar mensagem enviada para todos

Com ajuste, instrução de apagar mensagem do WhatsApp só funcionará se recebida pelo destinatário em até 13 horas após a solicitação

Emerson Alecrim Por

Liberada oficialmente há um ano, a função do WhatsApp que permite apagar mensagens enviadas vai passar por uma mudança: o limite de tempo necessário para o procedimento ser concluído nos aparelhos dos contatos vai cair para praticamente a metade.

WhatsApp

A informação vem do WABetaInfo, veículo que costuma antecipar informações precisas a respeito do WhatsApp e afins. Mas o que exatamente essa mudança de limite de tempo significa?

Suponha que você enviou uma mensagem para o seu grupo de família. Por alguma razão, você se arrependeu e decidiu apagar esse conteúdo. Para isso, basta selecionar a mensagem, tocar no ícone "Apagar" e, por fim, escolher a opção "Apagar para Todos".

Funciona inclusive para mensagens que já foram lidas pelos contatos. No lugar do conteúdo deletado surge o aviso "Esta mensagem foi apagada". Porém, há alguns requisitos referentes a prazos.

Um deles determina que você só conseguirá apagar uma mensagem se realizar o procedimento em até 1 hora, 8 minutos e 16 segundos após ela ter sido enviada. Depois disso, você só poderá apagar a mensagem no seu próprio aparelho.

O outro requisito é mais complexo: para a mensagem ser apagada nos celulares dos destinatários, a solicitação deverá ser recebida por eles dentro de um prazo determinado. Se um (ou mais) dos contatos deixar o smartphone desligado ou offline durante um período maior do que esse intervalo, a mensagem não será apagada para ele.

WhatsApp - apagar para todos

Pois bem, é esse último prazo que está sendo mudado. Atualmente, o WhatsApp dá um intervalo de aproximadamente 25 horas para a solicitação de apagar mensagem ser recebida. Em uma atualização a ser liberada em breve, esse prazo vai para cair para 13 horas, 8 minutos e 16 segundos.

Isso significa que, se você realizar o procedimento de apagar mensagem à meia-noite, por exemplo, os aparelhos dos contatos para os quais ela foi enviada deverão receber a solicitação até 13:08:16. O celular que não receber a solicitação até esse horário não executará a eliminação da mensagem.

É uma mudança que causa estranheza, mas, de acordo com o WABetaInfo, o ajuste é uma tentativa do WhatsApp de evitar que modded users consigam usar o recurso de alguma forma para apagar mensagens que foram enviadas há semanas, meses ou até anos, embora não tenha ficado claro como a diminuição do prazo influencia nisso. A mudança deverá valer tanto para Android quanto para iOS.

Com informações: UOL Tecnologia.

Mais sobre: