Início » Aplicativos e Software » Winamp vai voltar em 2019 renovado e com versões para smartphones

Winamp vai voltar em 2019 renovado e com versões para smartphones

Depois de anos sem atualização, dona do Winamp promete lançar versão reformulada do player em 2019; apps para Android e iOS também estão previstos

Emerson Alecrim Por

Ícone de uma época, o Winamp vai voltar em 2019. É o que afirma Alexandre Saboundjian, CEO da Radionomy, companhia que comprou o player há quatro anos. Em entrevista ao TechCrunch, o empresário prometeu um relançamento em grande estilo, que inclui versões para Android e iOS.

Winamp

O Winamp foi lançado em 1997 pelas mãos de uma pequena empresa chamada Nullsoft. O player não demorou a fazer sucesso. A interface simplificada e recursos como criação de playlist e equalizador o ajudaram a se tornar o reprodutor de MP3 preferido de muita gente.

Tamanha popularidade levou a Aol a comprar a Nullsoft por US$ 80 milhões em 2002. A companhia pretendia transformar o Winamp em uma plataforma de rádio online similar ao Pandora.

No entanto, problemas de gestão por parte da Aol e a chegada do iPod impulsionando a plataforma iTunes fizeram o Winamp mergulhar em um progressivo declínio. O player continuou sendo disponibilizado, mas sem ir além da sua proposta original: reproduzir arquivos de música.

Winamp

Não evoluindo, o Winamp entrou em uma espiral de esquecimento. Mas não totalmente: em 2014, a Radionomy comprou o player da Aol por um valor não revelado. Naquela época, Saboundjian já falava em transformar o Winamp em algo além de um simples player de MP3.

Pouca coisa mudou de lá para cá, mas, atualmente, o clima é de "agora vai". Primeiro porque o Winamp 5.8 vazou não faz muito tempo e deverá ser lançado oficialmente nesta semana. O software não é atualizado desde 2013.

A atualização vai trazer, basicamente, correções de bugs e ajustes para compatibilidade com o Windows 10. Apesar de se limitar a isso, ela é importante porque abre caminho para o Winamp 6: essa é a versão que será lançada em 2019 e, nas palavras de Saboundjian, oferecerá "uma experiência auditiva mais completa".

Winamp

Para tanto, a ideia é fazer o Winamp concentrar vários tipos de mídia: podcast, rádio online, música e afins. Esse objetivo sugere que o player também terá integração com serviços de streaming, embora Saboundjian não tenha informado quais — "há muitas conversas em andamento", disse.

As prometidas versões do Winamp para smartphones também terão como base a integração de vários serviços e mídias. Para o CEO da Radionomy, o conteúdo em áudio nos dispositivos móveis está bastante fragmentado, daí o foco nesse aspecto. Neste ponto, vale frisar que o Winamp chegou a ter uma versão para Android em 2010, mas ela não fez sucesso.

Se a nostalgia será suficiente para reavivar o Winamp só descobriremos em 2019. Mas a base de usuários atual do player alimenta as expectativas da Radionomy: apesar de o Winamp não ser atualizado há anos, a empresa diz que o software ainda tem cerca de 100 milhões de usuários ao redor do mundo.

Você é um deles?

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento
Uai, tira uma pausa e escuta, ouve na condução, ou algo assim. Se der pra sentar na mesma é melhor ainda, mas geralmente é difícil né?
Djalma
Eu tb ando cheio de mp3 no microsd mas raramente ouço algo no cel.
Cristina Nascimento
É mta coisa. Carrego comigo meus 4511 arquivos mp3 no cell. Pra ouvir a mesma música, só de 3 em 3 meses.
Cristina Nascimento
E o q era BBS?
Cristina Nascimento
Nem tem pq eu baixar MP3 com mais das 6000 músicas q peguei no KaZaA, rsrs
Cristina Nascimento
Só sinto falta do Win 98, KaZaA e Emule.. Ah, e lógico, Odigo e MSN.. e Orkut.
Cristina Nascimento
Gosto do AIMP pois ele tem um loop sem pausa da música qndo está em replay. Ótimo pra mim, q durmo ouvindo sons de cacheira e nem percebo onde é o ínicio e o fim do som.
Djalma
Fui olhar quantos arquivos tenho na pasta MP3 (por curiosidade) e te superei haha73.600 :D
Bruno
tenho instalado tb mas justamente por isso que tenho usado mais o vlc..uma pena.
Bruno
tambem. baixei a 2.7 no oldversions.
Dionleno Silva
Eu uso o Winamp, mesmo porque não tem nenhum aplicativo melhor, instalo ele sempre e deixo no skin clássico.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Caraca, mano.100 milhões é muita gente para um app que tá sendo negligenciado por 5 anos.
S Y N T H W A V E + L O V E R
O Spotify não tem todos artistas, e muitos optam por não usá-lo. Ou ficam no Bandcamp ou Soundcloud. Aí sempre acaba rolando de eu baixar um mp3 e sincronizar a música no Spotify.
B. Mello
Rapaz, ontem estava dando aula sobre mobile learning e a aplicação das rede sociais na educação, para uma turma de calouros do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC, fiz um panorama sobre algumas tecnologias comunicacionais inovadoras, apresentei BBS e eles deram muita risada.A média de idade dos alunos é de 20 anos.
johndoe1981
🤘
johndoe1981
Usei o Winamp durante quase 20 anos, mas depois que conheci o foobar2000 foi um caminho sem volta. A única coisa que sinto falta no Winamp é a tradução, recurso inexistente no foobar2K por frescurite dos devs.
Marcvs Antonivs
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcvs Antonivs
Ahhhhh eu ia postar isso mas vc foi rápido demais! Pois então, outro dia, numa crise de saudosismo, comprei um iMac 2006, branco, lindo, parece novo em folha só pra fazer duas coisas que me matavam de saudade. Numa partição o bom e velho Tiger, na outra o bom e velho XP (pausa pra rirem à vontade kkkk). Nem tudo funciona como deveria (particularmente no Tiger), mas uma das primeiras coisas que fiz foi instalar uma versão funcional do Winamp no XP.
gicapp
Dá uma olhada em alguns ativos aqui no Brasil:http://www.rbt.net.br/
Fagner Ribeiro
Sim sou um deles. Espero que esse novo Winamp tenha:1) Rádios ao vivo2) Podcast3) Armazenamento em nuvem para gente colocar nossas músicas lá4) Baixar tags/capa do album automáticas para arquivos5) Skins (claro)
Keaton
Nossa. Adorava o KaZaA (era assim que era escrito. hauehuiae)... 95% dos arquivos eram virus. Mesmo pro eMule (era assim que era escrito. huehuae)....Quanto ao resto, exceto o WinAmp,.... meh
Keaton
Em 2019. QUANDO EM 2019?!Eu ainda uso o WinAmp. Ele é um dos poucos players GRATUITOS que permite que eu use duas saidas diferentes ou uma saida não padrão do windows para as músicas.
Diego F. Duarte
As vezes penso em subir uma BBS BR. Eu n sou dessa época, mas eu já andei fuçando em algumas e acho o bagulho absurdamente daora.Mas bem, projetos ne...
Diego F. Duarte
beee
Toalhinha
Que legal sua customização, eu tentei usar o MusicBee mas fiquei perdido precisava de algo mais simples agora uso o Aimp onde consigo customizar mais a vontade.
Matheus M.
https://uploads.disquscdn.c...
Rafael™
Eu tbm kkk
John Smith
Winamp, winamp, Ilhum isto mólzés
Baidu feat MC Brinquedo
Lembro-me que havia um modo para alterar (apenas visualmente) a velocidade. Bons tempos, mas não sinto saudades kkk.
Kodos Otros
Tomara que não, sempre quis um agregador desse tipo. Meu sonho é um com os serviços de vídeo também, ter tudo como se fosse um só.
lobisomem
Fui um heavy user do Winamp, com uma larga biblioteca, na época, algo cerca de 30.000 músicas e muitas customizações de painéis e biblioteca. Adorava essa peçinha de software. Hoje o único substituto que encontrei, que supera de longe o Winamp é o MusicBee (o gerenciamento de bibliotecas grandes no Winamp era péssimo). Essa é a customização atual que fiz nele: https://i.imgur.com/OriXH2v.... Uso com frequência Google Play Music também, fiz o upload das minhas músicas para lá, mas tem muitas músicas que coletei com os anos, que só encontro no player local, e o gerenciamento é melhor das bibliotecas, consigo usar e ver capas em alta resolução, para curtir os detalhes. A nostalgia do Winamp é grande, porém acho que não vai ter o mesmo sucesso do passado, principalmente no segmento "Smartphone e Streaming".
Douglas Souza Luz
Estou na torcida
Douglas Souza Luz
Sim, mas por algum motivo eu creio que isso só vai acontecer com outros serviços menores.
Cezar Ribeiro
Eu uso até hoje...
Djalma
https://uploads.disquscdn.c...
Djalma
Tb nunca deixei de usar desde meu primeiro PC lá em 99. Só mudei de skin e mesmo assim tô no mesmo skin há uns 10 anos ou mais haha.O que notei ultimamente é que o Winamp demora a abrir mesmo num pc atual e com ssd. Espero que a nova versão corrija isso.https://uploads.disquscdn.c...PS: sinto falta do sonique tb, que rivalizava como player padrão do meu Celeron 500mhz hha
gicapp
Na real o Winamp, assim como os BBS refletem um tempo de evolução rápida, que não volta, não têm porque voltar. Fui Sysop por vários anos e ainda tenho os backups guardados, é nostalgia apenas.Alguém ainda usa/baixa mp3? Com Spotify e assemelhados a custo irrisório...Quanto ao Terminator, não sei se era irônico... mas só reviver:https://www.telnetbbsguide....
Trovalds
Pra mim o declínio começou quando lançaram aquela versão 5.0...
Trovalds
https://www.youtube.com/wat...
Paçaro
Melhor deixar só na memória.
MaTSuBa ✔
Isso é perfeito nele! Concordo contigo! Que belezinha colocar ele todo encolhido em um cantinho da tela e fazer tudo sem ele atrapalhar nada... Super nostálgico!
Zanac_Compile
Disse tudo, nostalgia. Era um aplicativo padrão, reinstalava a máquina e uma das primeiras coisas era instalar o Winamp.Hoje não tem mais pq, não faz mais sentido algum. De gerenciar playlist, até fazer uma equalização, não tem nada que justifique ter um player desses alternativos pra fazer mais do mesmo.....Só nostalgia... já passou a utilidade faz duas décadas....Ai que saudade do TERMINATOR pra conectar nas BBS, pq ele não volta ? :P
Baidu feat MC Brinquedo
Ué, dá pra montar uma máquina e instalar tudo isso.Eu ainda iria além, configuraria um proxy onde deixaria passar no máximo 56kbps.
tuneman
Hoje eu uso o Audacious. Tem até skin do winamp
Rodolpho Camargo
Aaaaaaahahahahahah Eu não falava inglês na época, e até hoje nunca mais tinha ouvido
Paçaro
Se os serviços fornecerem APIs pra isso, seria bem fácil. Mas acho pouco provável.
Emerson Alecrim
\m/
R0gério
Achei interessante ele falar em "fragmentação". Seria a possibilidade do Winamp se conectar a mais de um serviço de streaming?
Mickão
Essa playlist do Iced Earth ta bem montada. Bom gosto.
Marcelo Maffezoli
Eu também não! haha
RicardãoCarioca
Nunca se foi para mim. Uso ele até hoje. Adoro a sua simplicidade e como se encolhe o suficiente para não atrapalhar as outras aplicações, mesmo colocando-o sempre visível.
Paçaro
Nostalgia.Winamp, Windows XP, Netscape, Kazaa, Emule, All-Seeing Eye, Medal of Honor: Allied Assault...Bons tempos que não voltam mais.
Kodos Otros
Mas isso é uma das coisas que eles estão prometendo, não?
MaTSuBa ✔
Uouuuuu que massa! Sempre curti o Winamp. hoje uso o AIMP, porém forçadamente! Se voltar, usarei com toda certeza desse mundo!Que nostalgia lembrar de toda a minha infância que usei o Winamp, nas incansáveis horas estudando curtindo um som, jogando e as vezes fazia uma rádio pra interagir com os amigos!Tomara que eles consigam integrar com todas as plataformas de Streaming de Audio, será um sucesso! Vida longa ao Winamp, oque era bom, pode se tornar ainda melhor!
Marcos Oliveira
Rapaz... eu nunca entendi o que o cara falava!
betacaroteno
Winamp, it really whips the llama's ass!
Douglas Souza Luz
Meu sonho uma parceria entre o Winamp e o Spotify. Pensa só poder largar o player padrão deles e utilizar essa maravilha novamente? Claro, é só um devaneio porque isso nunca vai acontecer infelizmente :(