Início » Aplicativos e Software » Winamp vai voltar em 2019 renovado e com versões para smartphones

Winamp vai voltar em 2019 renovado e com versões para smartphones

Depois de anos sem atualização, dona do Winamp promete lançar versão reformulada do player em 2019; apps para Android e iOS também estão previstos

Emerson Alecrim Por

Ícone de uma época, o Winamp vai voltar em 2019. É o que afirma Alexandre Saboundjian, CEO da Radionomy, companhia que comprou o player há quatro anos. Em entrevista ao TechCrunch, o empresário prometeu um relançamento em grande estilo, que inclui versões para Android e iOS.

Winamp

O Winamp foi lançado em 1997 pelas mãos de uma pequena empresa chamada Nullsoft. O player não demorou a fazer sucesso. A interface simplificada e recursos como criação de playlist e equalizador o ajudaram a se tornar o reprodutor de MP3 preferido de muita gente.

Tamanha popularidade levou a Aol a comprar a Nullsoft por US$ 80 milhões em 2002. A companhia pretendia transformar o Winamp em uma plataforma de rádio online similar ao Pandora.

No entanto, problemas de gestão por parte da Aol e a chegada do iPod impulsionando a plataforma iTunes fizeram o Winamp mergulhar em um progressivo declínio. O player continuou sendo disponibilizado, mas sem ir além da sua proposta original: reproduzir arquivos de música.

Winamp

Não evoluindo, o Winamp entrou em uma espiral de esquecimento. Mas não totalmente: em 2014, a Radionomy comprou o player da Aol por um valor não revelado. Naquela época, Saboundjian já falava em transformar o Winamp em algo além de um simples player de MP3.

Pouca coisa mudou de lá para cá, mas, atualmente, o clima é de “agora vai”. Primeiro porque o Winamp 5.8 vazou não faz muito tempo e deverá ser lançado oficialmente nesta semana. O software não é atualizado desde 2013.

A atualização vai trazer, basicamente, correções de bugs e ajustes para compatibilidade com o Windows 10. Apesar de se limitar a isso, ela é importante porque abre caminho para o Winamp 6: essa é a versão que será lançada em 2019 e, nas palavras de Saboundjian, oferecerá “uma experiência auditiva mais completa”.

Winamp

Para tanto, a ideia é fazer o Winamp concentrar vários tipos de mídia: podcast, rádio online, música e afins. Esse objetivo sugere que o player também terá integração com serviços de streaming, embora Saboundjian não tenha informado quais — “há muitas conversas em andamento”, disse.

As prometidas versões do Winamp para smartphones também terão como base a integração de vários serviços e mídias. Para o CEO da Radionomy, o conteúdo em áudio nos dispositivos móveis está bastante fragmentado, daí o foco nesse aspecto. Neste ponto, vale frisar que o Winamp chegou a ter uma versão para Android em 2010, mas ela não fez sucesso.

Se a nostalgia será suficiente para reavivar o Winamp só descobriremos em 2019. Mas a base de usuários atual do player alimenta as expectativas da Radionomy: apesar de o Winamp não ser atualizado há anos, a empresa diz que o software ainda tem cerca de 100 milhões de usuários ao redor do mundo.

Você é um deles?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento

Uai, tira uma pausa e escuta, ouve na condução, ou algo assim. Se der pra sentar na mesma é melhor ainda, mas geralmente é difícil né?

Djalma

Eu tb ando cheio de mp3 no microsd mas raramente ouço algo no cel.

Cristina Nascimento

É mta coisa. Carrego comigo meus 4511 arquivos mp3 no cell. Pra ouvir a mesma música, só de 3 em 3 meses.

Cristina Nascimento

E o q era BBS?

Cristina Nascimento

Nem tem pq eu baixar MP3 com mais das 6000 músicas q peguei no KaZaA, rsrs

Cristina Nascimento

Só sinto falta do Win 98, KaZaA e Emule.. Ah, e lógico, Odigo e MSN.. e Orkut.

Cristina Nascimento

Gosto do AIMP pois ele tem um loop sem pausa da música qndo está em replay. Ótimo pra mim, q durmo ouvindo sons de cacheira e nem percebo onde é o ínicio e o fim do som.

Djalma

Fui olhar quantos arquivos tenho na pasta MP3 (por curiosidade) e te superei haha
73.600 :D

Bruno

tenho instalado tb mas justamente por isso que tenho usado mais o vlc..uma pena.

Bruno

tambem. baixei a 2.7 no oldversions.

Dionleno Silva

Eu uso o Winamp, mesmo porque não tem nenhum aplicativo melhor, instalo ele sempre e deixo no skin clássico.

S Y N T H W A V E + L O V E R

Caraca, mano.

100 milhões é muita gente para um app que tá sendo negligenciado por 5 anos.

S Y N T H W A V E + L O V E R

O Spotify não tem todos artistas, e muitos optam por não usá-lo. Ou ficam no Bandcamp ou Soundcloud. Aí sempre acaba rolando de eu baixar um mp3 e sincronizar a música no Spotify.

B. Mello

Rapaz, ontem estava dando aula sobre mobile learning e a aplicação das rede sociais na educação, para uma turma de calouros do curso de Tecnologia de Informação e Comunicação da UFSC, fiz um panorama sobre algumas tecnologias comunicacionais inovadoras, apresentei BBS e eles deram muita risada.

A média de idade dos alunos é de 20 anos.

johndoe1981

🤘

Exibir mais comentários