“Quando nos éramos uma nação rural, todos os carros eram caminhões, mas quando as pessoas começaram a se mudar para os grandes centros urbanos elas também começaram a comprar automóveis. Eu acredito que os PCs em breve serão como caminhões. Ninguém irá comprá-los, a não ser que precisem”. Com esta frase, dita na noite da última terça-feira durante a conferência All Things Digital que Steve Jobs, presidente e guru espiritual da Apple vislumbrou o futuro da indústria da informática no que chamou de “era pós-PC”, assunto que classificou como “desconfortável”.

Para o executivo, “a transformação do PC em uma nova forma de produto, como um tablet, não será fácil porque desktops e notebooks já são velhos conhecidos”. E completa lembrando que “apesar do PC ser brilhante, temos que pensar em uma nova alternativa”. De acordo com Jobs, produtos como seu tão falado iPad podem ser o futuro da computação: “Seu software ficará cada vez mais poderoso. (…) Em pouco tempo ele permitirá edições de textos, sons ou vídeo, aumentando sua produtividade”.

Um fato curioso revelado pelo CEO é que o todo poderoso iPhone surgiu a partir da idéia do iPad, apesar deste último só ter sido apresentado no começo deste ano: “Eu tinha uma ideia a respeito de uma grande tela de vidro sensível ao toque que podia ser usada também para digitar textos e a apresentei para nosso pessoal. Seis meses depois ele voltaram com um display sensacional e começamos a desenvolver sua interface. Foi quando eu pensei ‘epa, podemos fazer um telefone com isso’, deixamos o tablet e lado e trabalhamos no iPhone”, revelou.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados