Início » Celular » Cobertura de VoLTE da TIM chega em mais de 2 mil cidades

Cobertura de VoLTE da TIM chega em mais de 2 mil cidades

Operadora garante que todas as capitais do Brasil já contam com serviço ativado

André Fogaça Por

A TIM anunciou hoje (16) que concluiu a meta de expansão do serviço de VoLTE (Voice over LTE, ou Voz Sobre LTE), alcançando mais de 2.000 cidades em todo o país. De acordo com a operadora, todas as capitais do Brasil já estão com o serviço ativado para todos os assinantes de qualquer plano pós ou pré.

Foto por crbertoldo/Pixabay

Atualmente a TIM conta com cobertura de 3.172 municípios do Brasil e é empresa com maior alcance em 4G no país, seguida pela Vivo com 2.986 cidades e depois a Claro e suas 1.775 localizações. Uma das possibilidades de uso das redes 4G é o VoLTE, que coloca as chamadas de voz nesta tecnologia e, com isso, aumenta a qualidade do áudio da ligação e não derruba a conexão para 3G ou 2G.

Outra vantagem é o consumo menor de bateria neste tipo de ligação, que leva até quatro vezes menos tempo para o estabelecimento da chamada entre os dois pontos. É fácil entender quando comparamos com o novo padrão de transmissão de TV no Brasil, já que assim como na TV digital não há chuvisco ou fantasmas na tela, no VoLTE não há chiados e o som recebe o título de alta definição. É por isso, pelo uso de dados, que geralmente uma ligação via WhatsApp tende a ter melhor qualidade.

Funciona no meu aparelho?

Por mais que a chamada utilize a rede de dados, os minutos são computados do pacote assinado ou dos créditos que ainda permitem a ligação. O único porém é que os dois lados precisam de aparelhos compatíveis, que incluem todos o iPhones desde o iPhone 5S e o SE

Nos Androids vão todos os aparelhos da linha G da LG desde o G4, todos os Moto Z e todos os Moto G desde a quarta geração (lançado em 2016), todos os Galaxy S desde o S6 e modelos mais simples como o Galaxy J1 Mini, J2 Prime, J5 Prime e Metal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Manso

Sempre me perguntam "que iOS é esse?" kkkkk

Eduardo Braga

Ah que bom então :P

paulo yan

Pensei: que iOS diferente! Aí olhei pra barra de notificações kkk

RB

Aaah sim! Essa mudança de banda que ocorre do 4G para o 3G consome (pelo menos no meu caso) uma grande quantidade de carga da bateria. Segundo o fabricante do meu celular, o VoLTE ajuda bastante reduzir esse gasto.

Eduardo Braga

Não tinha pensado nesse sentido. É que o Mickey disse que deixa sempre ativado, e isso na minha mente já transforma a coisa em gastadora de energia.

RB

Olha amigo, ainda não tive a oportunidade de testar, mas pra quem usa bastante o serviço de ligações pela operadora deve contar uma boa melhorada na vida da bateria. Isso, a grosso modo, porque o celular não precisa sair da rede 4G para a 3G para que a ligação seja realizada.

Ricardo Marques

Realmente, não está. Mesmo caso por aqui.

Paulo Manso
Eduardo Braga

Entendi. Valeu.

Guilherme Oliveira

Qual o nome desse pacote de ícones? Poderia passar?

Eduardo Ferreira

Não está atualizada, na minha cidade ativou e ela não está na lista.

Gustavo Rotondo

Itupeva pior. Nem 3g pega direito onde eu moro

Mickão

Eduardo, sinceramente não sei te responder. Acredito que deve influenciar muito pouco pois não atrapalha em nada meu uso no dia-a-dia.

Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ

Aqui na cidade de São Paulo está funciona e está habilitado no meu Android.

Flavio Barbieri

Qual a listagem de cidades? Colocar um número de cidades, sem citar quais, é o mesmo que nada. Já é a segunda matéria em um ou dois dias que cita compartilhamento e agora o VoLte sem citar as cidades.

Exibir mais comentários