Cobertura de VoLTE da TIM chega em mais de 2 mil cidades

Operadora garante que todas as capitais do Brasil já contam com serviço ativado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Acordo entre Claro e Vivo prevê compartilhamento em cidades do Nordeste (Imagem: crbertoldo/Pixabay)

A TIM anunciou hoje (16) que concluiu a meta de expansão do serviço de VoLTE (Voice over LTE, ou Voz Sobre LTE), alcançando mais de 2.000 cidades em todo o país. De acordo com a operadora, todas as capitais do Brasil já estão com o serviço ativado para todos os assinantes de qualquer plano pós ou pré.

Atualmente a TIM conta com cobertura de 3.172 municípios do Brasil e é empresa com maior alcance em 4G no país, seguida pela Vivo com 2.986 cidades e depois a Claro e suas 1.775 localizações. Uma das possibilidades de uso das redes 4G é o VoLTE, que coloca as chamadas de voz nesta tecnologia e, com isso, aumenta a qualidade do áudio da ligação e não derruba a conexão para 3G ou 2G.

Outra vantagem é o consumo menor de bateria neste tipo de ligação, que leva até quatro vezes menos tempo para o estabelecimento da chamada entre os dois pontos. É fácil entender quando comparamos com o novo padrão de transmissão de TV no Brasil, já que assim como na TV digital não há chuvisco ou fantasmas na tela, no VoLTE não há chiados e o som recebe o título de alta definição. É por isso, pelo uso de dados, que geralmente uma ligação via WhatsApp tende a ter melhor qualidade.

Funciona no meu aparelho?

Por mais que a chamada utilize a rede de dados, os minutos são computados do pacote assinado ou dos créditos que ainda permitem a ligação. O único porém é que os dois lados precisam de aparelhos compatíveis, que incluem todos o iPhones desde o iPhone 5S e o SE

Nos Androids vão todos os aparelhos da linha G da LG desde o G4, todos os Moto Z e todos os Moto G desde a quarta geração (lançado em 2016), todos os Galaxy S desde o S6 e modelos mais simples como o Galaxy J1 Mini, J2 Prime, J5 Prime e Metal.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados