Intel vai suportar 128 GB de RAM em processadores Core de 9ª geração

Novo limite dobra a quantidade máxima de memória RAM que um PC com processador Intel pode ter

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Intel anunciou que seus novos processadores de nona geração, apresentados na semana passada, suportarão o dobro da memória RAM máxima que poderia ser instalada em um desktop. Com a novidade, computadores de mesa poderão trabalhar com até 128 GB em DDR4.

O anúncio foi precedido do lançamento de um computador da HP que vem com até 32 GB de memória RAM instalada, permitindo upgrades que permitem 128 GB distribuído em quatro slots DIMM. A novidade só será possível com atualizações nos controladores e que serão liberadas nos próximos meses, tornando a nova quantia uma possibilidade que pode ser bem cara.

O valor de quatro chips de memória RAM de 32 GB pode passar dos US$ 1 mil, ou algo perto de R$ 3,8 mil. A quantia pode ser até mais cara do que o processador que suporta a novidade, mas deve cair com o andar do mercado e a chegada de novas marcas com estas memórias.

Até hoje, consumidores que queriam mais memória dentro do computador eram obrigados a comprar alguma versão de processadores Xeon, que são focados em servidores e estações de trabalho, não computadores pessoais. A chegada desta nova quantidade de memória RAM também pode baixar o custo de produção para quem quer editar ou animar algum vídeo, já que não será mais necessária a compra de um workstation só para isso.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados