Tecnoblog

Como descobrir o endereço IP de um roteador

Informação pode te ajudar a fazer importantes configurações de segurança na sua rede interna

O IP representa a forma como seus computadores, e eletrônicos do tipo, aparecem em redes de conexões. Este endereço pode ser interno e protegido por senha, no caso de residências ou empresas, ou externo e único, mostrando como seu PC é visto publicamente na Internet. Saber como descobrir o IP do roteador (rede interna), por exemplo, é importante sempre que precisar trocar as informações de acesso ou configurar outros recursos.

duas formas de se conseguir esse dado: via propriedades de conexão do próprio computador, ou por meio do prompt de comando. Neste tutorial, vamos ensinar os dois passos em um PC rodando Windows 10.

Descubra o IP do seu roteador via propriedades de conexão

1. No desktop, vá até a barra de tarefas e clique com o botão direito do mouse no ícone de Configurações de Rede e Internet (fica, na maioria das vezes, próximo ao relógio). No menu que abrir, clique em “Abrir Configurações de Rede e Internet”;

2. Já nas configurações, clique na opção “Exibir as propriedades de rede”, localizada na parte inferior desta janela;

3. A tela seguinte exibirá todas as suas propriedades de rede. Para encontrar o IP do seu roteador, localize a linha “Endereço IPv4” (Gateway Padrão IPv4). A numeração ao lado é o que você procura.

Descubra o IP do seu roteador via prompt de comando

duas formas de acessar o prompt de comando. Uma delas é usar a combinação de botões “Windows + R”, depois digitar “CMD” (sem as aspas) na janela que aparecer, e clicar em Enter. A segunda maneira é ir no menu Iniciar, digitar prompt de comando no espaço de buscas, e clicar na opção que aparecer.

1. Com a tela já aberta, digite “ipconfig” (sem as aspas) e clique em Enter. Instantaneamente, várias informações da sua rede aparecerão. A informação que você procura está em “Gateway Padrão”. A numeração respectiva é o IP do seu roteador.

Para que saber o IP do roteador?

Como dito mais no início do tutorial, saber o seu IP local pode ajudar a alterar configurações na sua rede interna, como logins e senhas. Sempre que desconfiar que alguém possa estar usando o seu Wi-Fi, por exemplo, é interessante usar esse endereço para trocar sua senha ou mesmo ocultar sua rede.

Para ter acesso ao menu de configurações do roteador, digite o IP que descobriu na barra de endereços do seu navegador. Se a numeração estiver correta, aparecerá uma janela pedindo suas credenciais de acesso (nome de usuário e senha).

Agora é só logar normalmente. Caso tenha esquecido seu acesso, consulte no manual do roteador. Geralmente, o padrão é “admin” tanto para login quanto senha. É recomendável trocar esse padrão por uma senha mais segura assim que possível.