Início » Telecomunicações » Vivo e Oi poderão reduzir investimento em orelhões para melhorar 4G

Vivo e Oi poderão reduzir investimento em orelhões para melhorar 4G

Plano Geral de Metas de Universalização permitirá que Oi e Vivo levem 4G para 1.470 distritos

Lucas Braga Por

Qual foi a última vez que você usou (ou mesmo viu) um orelhão? Eles estão em desuso por conta da popularização do celular, mas as operadoras Oi e Vivo são obrigadas a efetuar manutenções para manter os telefones públicos funcionando. Uma nova lei poderá realocar esses recursos para a expansão de rede 4G.

Foto por Barbara Eckstein/Flickr

O Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) deverá ser enviado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ainda essa semana para ser decretado pelo presidente Michel Temer. O plano deverá flexibilizar as regras de universalização e os investimentos serão direcionados para levar 4G para 1.470 distritos: cada um receberá uma estação rádio-base em até quatro anos. De acordo com o Teletime, o valor está estimado em R$ 600 milhões.

Não é a primeira vez que as operadoras tentam realocar os investimentos de orelhões: no passado, a Oi fez um piloto que transformava o telefone público em hotspot Wi-Fi. Essa era uma ideia que também foi abraçada pela própria Anatel, mas a proposta não vingou.

Os telefones públicos ainda são muito importantes em alguns vilarejos onde linhas móveis e fixas não chegam. Se a substituição pelo 4G for feita adequadamente, moradores desses locais serão beneficiados, uma vez que esses lugares também teriam acesso à internet e as pessoas poderiam falar entre si, algo difícil onde existe apenas um único orelhão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lia Souza

Foi decreto do Temer! Aquele velho vampiro dos infernos. Última coisa que fez antes de sair, em dezembro. Tomara que mora com tanta guampa que nem caiba no caixão. Deveria estar em cadeia de segurança máxima.

Lia Souza

Uso mais do que o fixo de casa, pois na rua é que a gente tem urgências. Ninguém é obrigado a ter celular, as merdas caras, só servem para ser roubado, morrer por causa de uma bosta que ninguém usa para ligações, só para usar internet e ficar lendo aquela tela dos infernos esbarrando em todo mundo e AO VOLANTE. Ao menos um TP a cada 500 metros tem de ter. Só podia mesmo ser decreto daquele vampiro, safado, ladrão do Temer no apagar das luzes de 2018. Celular só serve para incomodar, bostas de baterias que descarregam logo, bostas ao cubo de sinais que as pessoas precisam ficar subindo em postes para pegar, nas janelas. Orelhão era de graça, para chamar um táxi, bombeiros, polícias, ligar para uma pessoa da família, até para escolas e trabalho Só esses caipiras de terceiro mundo que querem acabar, um pé de chinelos que não tem comida e tem celular. Povo que não tem onde cair morto, mora mal, come mal, sem estudo, sem cultura, sem nada que preste e fica endeusando celular como se a tecnologia o tirasse da vidinha mequetrefe que trouxe ao nascer. Celular é igual TV digital, uma merda confeitada, um bolo ruim coberto de confeitaria: trava, tem de resetar, reiniciar, sinal cai. Mas quanto mais pobre, mais cura suas carências em tecnologia de aparência e pouca utilidade quando mais precisa. Quem depende de celular para guardar ao menos dois ou três telefones IMPORTANTES não deve ter cabeça nem para guardar o CPF, RG. São uns teleguiados sem cérebros. ¬¬

Cristina Nascimento

Praticamente nunk é possível sacar o cell nas ruas desse Brasil cheio de lalaus, um em cada esquina.

Cristina Nascimento

Pois é, só pcausa da escolha política do cara. Bobeira isso..

SiouxBR

Aqui em Brasília, onde até catador de latinha possui celular, está entupido de orelhões. Nunca vi ninguém usar um.

Concordo que a ANATEL deve exigir manter orelhões em comunidades com problemas de comunicação, mas nos grandes centros urbanos não tem sentido mantê-los.

Kami Zack

Tem que se f4d3r mesmo vai mora na Venezuela pestista

Gilson Kochhann

Aqui na minha cidade a única que entrega 4G é a Oi, a claro entrega 3G mas utilizando a estação da Oi (e não funciona direito), a Vivo e a Tim ainda em GPRS também utilizando a estação da Oi, resumo da ópera a Oi cai e a cidade toda fica ilhada.

Júnior Anchieta

Em algumas localidades é possível fazer ligaçãoes gratuitas dos orelhões. O difícil é vc se lembrar dos números caso não seja possível consultar a agenda do celular.

Paul

A Oi é a mais q precisa melhorar o 4G...
Não, espera: A Oi precisa MELHORAR em tudo.

johndoe1981

Pra que isso cara...

Yago G. Oliveira

qualquer banca de jornal

André G

Eu nem saberia onde comprar um cartão telefônico.

André G

Acho válido manterem em rodoviárias, shoppings e aeroportos. Tirando isso, eles realmente não tem motivos para existirem.
Talvez em algumas cidades mais isoladas sem sinal para celular também seja válido, mas aí se a operadora for tirar os orelhões para levarem a rede móvel, acho muito positivo.

André G

Se alguém roubar meu celular eu nem sei pra quem ligar, pq não sei os números de ninguém. O antigo número do meu pai eu ainda lembro pq uso parte dele como senha, mas ele trocou de número faz tempo.

Lairton Gomes

Na próxima carrega o celular, babaca kkj

Exibir mais comentários