Início » Telecomunicações » Claro, Vivo, TIM e Oi avisam que 5G vai demorar para chegar ao Brasil

Claro, Vivo, TIM e Oi avisam que 5G vai demorar para chegar ao Brasil

Redes 5G devem ser lançadas no Brasil depois de 2021; tecnologia promete velocidades superiores a 1 Gb/s e menor latência

Felipe Ventura Por

As operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi deixaram claro na feira Futurecom que não farão uma corrida pelo 5G no Brasil. As redes de quinta geração devem ser lançadas por aqui depois de 2021, quando o restante do mundo já tiver adotado a tecnologia — que promete velocidades superiores a 1 Gb/s e menor latência para a internet das coisas.

Claro quer ser primeira a oferecer 5G, mas sem pressa

José Félix, presidente da Claro, quer que sua operadora seja a primeira a oferecer 5G, mas sem dar prazo — e sem ter pressa. Ela só vai ativar redes de quinta geração “em pontos específicos onde se justifique a tecnologia, tanto do ponto de vista do uso… quanto do retorno sobre investimento”, segundo o Teletime.

O presidente da Vivo, Eduardo Navarro, gostou tanto de ouvir isso que abraçou Félix durante o evento. De acordo com o TeleSíntese, Navarro disse que não há como prever quando o 5G terá rentabilidade suficiente para ser implementado no Brasil: “não podemos entrar numa corrida para perder dinheiro”.

Félix explicou que o 5G tem um custo alto de implementação por ser mais complexo: ele “precisa de mais antenas, de mais pontos. Já temos dificuldade hoje para instalar antena em 4G”. De fato, a nova tecnologia usa faixas de alta frequência (como 3,5 GHz e 50 GHz) que permitem maiores velocidades mas têm alcance menor, exigindo mais antenas para cobrir uma determinada área.

Oi e TIM não farão corrida tecnológica pelo 5G

Eurico Telles, presidente da Oi, entrou no coro: “a coisa importante é o que Félix e Navarro falaram, quem vai usar [o 5G] e quem terá o retorno sobre investimento”. Ele diz que não fará uma corrida tecnológica, preferindo lançar redes de nova geração ao mesmo tempo que as demais operadoras.

O presidente da TIM, Sami Foguel, planeja seguir a mesma estratégia, sem ambições de lançar a nova tecnologia antes das outras operadoras. Ele disse que a Anatel deve leiloar as primeiras faixas do 5G (em 3,5 GHz) no final de 2019, e que serão necessários mais dois anos para limpar essa frequência — que pode causar interferência em transmissões de satélite.

A TIM deve iniciar um projeto-piloto do 5G em sua sede, no Rio de Janeiro, em março de 2019. O diretor de inovação Silmar Palmeira diz ao TeleSíntese que a implementação comercial deve ocorrer em 2021. No entanto, a tecnologia só deve se disseminar no país em 2022 e 2023.

Apesar de não terem pressa com o 5G, as operadoras já vêm realizando testes da nova geração. Claro, Vivo, TIM, Oi, Anatel, Ericsson, Nokia, Huawei e CPqD estão avaliando se filtros instalados em antenas TVRO conseguem diminuir a interferência dessa tecnologia em transmissões de satélite na banda C.

Com informações: TeleSíntese, Teletime.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celio Azevedo

Livre mercado já!

Celio Azevedo
Livre mercado já!
Diego Luiz

Essa internet 5G ou internet das coisas vai modernizar o país na sua infraestrutura como segurança, saúde, urbanismo etc... vai ser uma evolução.

romeuluso

É mesmo aqui ao lado espanha 5G já opera 15 cidades mas Belgica é Austria querem mais certeza de efeitos sobre a saúde

Luiz Fernando

Na minha casa o 4G não bate 5 mega, o auge que eu conseguir foi 35mb, mas aí foi dentro do shopping kkk auge

Fernando César Gonçalves

Quando chegar no brasil 5G tem q comprar um celular q tenha função 5G ou o celular 4G muda pra 5G ?

Fernando César Gonçalves

Quando chegar no brasil 5G tem q comprrar um celular q tenha função 5G ou o celular 4G muda pra 5G ??

Rogerio Amancio

A humanidade está iludida. A tecnologia 5G possibilitará o controle e a manipulação mental do cidadão em níveis nunca antes imaginados. Muitos riscos envolvem essa tecnologia que não foi adequadamente testada e está sendo empurrada para os iludidos, que só pensam em downloads mais rápidos. Em sua insana busca pelo "mais rápido" e "mais fácil" a humanidade está endeusando a tecnologia e não levando em consideração o aumento dos riscos para a saúde que essa tecnologia representa. Quando você acordar de manhã e tentar abrir sua geladeira para o desjejum e ela se recusar a abrir, te lembrando que você ainda não entregou a declaração do imposto de Renda, você entenderá. A tecnologia 5G vai turbinar o totalitarismo disfarçado, estado sob o qual já vivemos desde sempre.

Igor Costa

A TIM e a VIVO tem VoLTE, a Claro decidiu não adotar, mas tem WiFi Calling.

Lairton Gomes

mentira

 david

Tinha que ter mais operadoras

Lucas Dias

Que ironia! kkkk ²

fan

Oq eu quis dizer foi. Cobramos caro, não entregamos nem o 4G direito e vcs já querem o 5G, ok, eu vou dar, mas vai ser pra quem pode pagar.

fan

O que eu quis dizer foi: nós mau temos cobertura 4G, e vcs já querem a 5G. Ok, nos vamos dar, mas so pra quem pode pagar alto por isso.

Não estou falando que elas têm que dar de graça. Apenas estou achando engraçado, prq o 5G não vai mudar a vida de ninguém aqui, e até as operadoras sabem disso. Essa coisa de mundo conectado, isso não é pra nossa realidade.

Porto Velho

Se sofrem eu não sei, mas vivem divulgado balanço com prejuízo.

Exibir mais comentários