Início » Telecomunicações » Claro, Vivo, TIM e Oi avisam que 5G vai demorar para chegar ao Brasil

Claro, Vivo, TIM e Oi avisam que 5G vai demorar para chegar ao Brasil

Redes 5G devem ser lançadas no Brasil depois de 2021; tecnologia promete velocidades superiores a 1 Gb/s e menor latência

Felipe Ventura Por

As operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi deixaram claro na feira Futurecom que não farão uma corrida pelo 5G no Brasil. As redes de quinta geração devem ser lançadas por aqui depois de 2021, quando o restante do mundo já tiver adotado a tecnologia — que promete velocidades superiores a 1 Gb/s e menor latência para a internet das coisas.

Claro quer ser primeira a oferecer 5G, mas sem pressa

José Félix, presidente da Claro, quer que sua operadora seja a primeira a oferecer 5G, mas sem dar prazo — e sem ter pressa. Ela só vai ativar redes de quinta geração "em pontos específicos onde se justifique a tecnologia, tanto do ponto de vista do uso... quanto do retorno sobre investimento", segundo o Teletime.

O presidente da Vivo, Eduardo Navarro, gostou tanto de ouvir isso que abraçou Félix durante o evento. De acordo com o TeleSíntese, Navarro disse que não há como prever quando o 5G terá rentabilidade suficiente para ser implementado no Brasil: "não podemos entrar numa corrida para perder dinheiro".

Félix explicou que o 5G tem um custo alto de implementação por ser mais complexo: ele "precisa de mais antenas, de mais pontos. Já temos dificuldade hoje para instalar antena em 4G". De fato, a nova tecnologia usa faixas de alta frequência (como 3,5 GHz e 50 GHz) que permitem maiores velocidades mas têm alcance menor, exigindo mais antenas para cobrir uma determinada área.

Oi e TIM não farão corrida tecnológica pelo 5G

Eurico Telles, presidente da Oi, entrou no coro: "a coisa importante é o que Félix e Navarro falaram, quem vai usar [o 5G] e quem terá o retorno sobre investimento". Ele diz que não fará uma corrida tecnológica, preferindo lançar redes de nova geração ao mesmo tempo que as demais operadoras.

O presidente da TIM, Sami Foguel, planeja seguir a mesma estratégia, sem ambições de lançar a nova tecnologia antes das outras operadoras. Ele disse que a Anatel deve leiloar as primeiras faixas do 5G (em 3,5 GHz) no final de 2019, e que serão necessários mais dois anos para limpar essa frequência — que pode causar interferência em transmissões de satélite.

A TIM deve iniciar um projeto-piloto do 5G em sua sede, no Rio de Janeiro, em março de 2019. O diretor de inovação Silmar Palmeira diz ao TeleSíntese que a implementação comercial deve ocorrer em 2021. No entanto, a tecnologia só deve se disseminar no país em 2022 e 2023.

Apesar de não terem pressa com o 5G, as operadoras já vêm realizando testes da nova geração. Claro, Vivo, TIM, Oi, Anatel, Ericsson, Nokia, Huawei e CPqD estão avaliando se filtros instalados em antenas TVRO conseguem diminuir a interferência dessa tecnologia em transmissões de satélite na banda C.

Com informações: TeleSíntese, Teletime.

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celio Azevedo
Livre mercado já!
Celio Azevedo
Livre mercado já!
Diego Luiz
Essa internet 5G ou internet das coisas vai modernizar o país na sua infraestrutura como segurança, saúde, urbanismo etc... vai ser uma evolução.
romeuluso
É mesmo aqui ao lado espanha 5G já opera 15 cidades mas Belgica é Austria querem mais certeza de efeitos sobre a saúde
Luiz Fernando
Na minha casa o 4G não bate 5 mega, o auge que eu conseguir foi 35mb, mas aí foi dentro do shopping kkk auge
Fernando César Gonçalves
Quando chegar no brasil 5G tem q comprar um celular q tenha função 5G ou o celular 4G muda pra 5G ?
Fernando César Gonçalves
Quando chegar no brasil 5G tem q comprrar um celular q tenha função 5G ou o celular 4G muda pra 5G ??
Rogerio Amancio
A humanidade está iludida. A tecnologia 5G possibilitará o controle e a manipulação mental do cidadão em níveis nunca antes imaginados. Muitos riscos envolvem essa tecnologia que não foi adequadamente testada e está sendo empurrada para os iludidos, que só pensam em downloads mais rápidos. Em sua insana busca pelo "mais rápido" e "mais fácil" a humanidade está endeusando a tecnologia e não levando em consideração o aumento dos riscos para a saúde que essa tecnologia representa. Quando você acordar de manhã e tentar abrir sua geladeira para o desjejum e ela se recusar a abrir, te lembrando que você ainda não entregou a declaração do imposto de Renda, você entenderá. A tecnologia 5G vai turbinar o totalitarismo disfarçado, estado sob o qual já vivemos desde sempre.
Igor Costa
A TIM e a VIVO tem VoLTE, a Claro decidiu não adotar, mas tem WiFi Calling.
Lairton Gomes
mentira
 david
Tinha que ter mais operadoras
Lucas Dias
Que ironia! kkkk ²
fan
Oq eu quis dizer foi. Cobramos caro, não entregamos nem o 4G direito e vcs já querem o 5G, ok, eu vou dar, mas vai ser pra quem pode pagar.
fan
O que eu quis dizer foi: nós mau temos cobertura 4G, e vcs já querem a 5G. Ok, nos vamos dar, mas so pra quem pode pagar alto por isso.Não estou falando que elas têm que dar de graça. Apenas estou achando engraçado, prq o 5G não vai mudar a vida de ninguém aqui, e até as operadoras sabem disso. Essa coisa de mundo conectado, isso não é pra nossa realidade.
Porto Velho
Se sofrem eu não sei, mas vivem divulgado balanço com prejuízo.
Porto Velho
Então.. essas limitações que eu citei impedem que o mercado não seja oligopolizado.E quer um exemplo de que concorrência não se mede por número de empresas? A Chevrolet é poder no mercado de automóveis no Brasil, possuindo 17% do mercado, logo em seguida vem VW com 15% e Fiat com 13%, ou seja, é um mercado altamente competitivo, nenhuma empresa tem mais de 20% do mercado. Por outro lado o Google domina quase que completamente o mercado de buscas. Adivinha qual é o serviço/produto que as pessoas vivem dizendo que é ruim e caro?
Marcelopoli Poli
Eu tô esperando o 3g funcionar direito na minha casa imagino o 5g num futuro distante
phsodre
Tem muitas. Existem leis para a implementação das antenas, que acabam esbarrando nas leis municipais (principalmente em cidades históricas, que tem o objetivo de não poluir as áreas preservadas com antenas) e assim dificultando o processo. Fora que eles não podem colocar antena onde quiser, mas sim apenas onde arrebataram o espectro no leilão da Anatel. Tudo isso somado ao alto custo, conspira contra. Ainda bem que pelo menos essa questão do espectro, tende a começar a ser resolvida com o compartilhamento, já que assim elas inclusive economizam em manutenção (algo que já rola a algum tempo em outros países) e sobra dinheiro pra investir em outras coisas. Sobre o 5G que é voltado para internet das coisas, faz sentido o que eles disseram. Já que a oferta só pra navegar no Instagram e Facebook por um custo altíssimo de implementação ainda não vale a pena. Agora confesso que sim, é frustrante saber que a coisa vai andar a passos de tartaruga!
Dimas Neto
Eu penso que as operadoras deveriam ser mais unidas e compartilharem suas redes, diminuindo seus gastos e conseguindo melhores ofertas para os seus clientes.
Caleb Enyawbruce
nao importa. e só queria que tivesse mais concorrentes pra ser pelo menos um pouco menos oligopolizado. E em nenhum momento me referi a operadoras pequenas
Paçaro
Ah sim, com certeza. Empresa sofre aqui.
Tiago Freitas
Normal. Como se essa demora fosse alguma novidade aqui no Brasil.O "4G" daqui, é basicamente o 3G lá fora.
Porto Velho
Sim, foi exatamente isso que eu disse.Mas a questão não é essa. Faça as contas: qual operadora tem retorno mais fácil? A americana que consegue cobrar $80 ou a brasileira que precisa cobrar R$40, caso contrário não tem clientes?
Porto Velho
Em todo lugar o mercado é oligopolizado. Redes de celular usam frequências eletromagnéticas limitadas e a infra estrutura é cara demais pra uma operadora sobreviver sendo pequena.
Paçaro
Mas é claro que vai ser um absurdo cobrar 200 reais numa conta de celular de um brasileiro. 200 reais é mais de 1/5 do salário mínimo. 80 dólares é uma parcela infima do salário mínimo lá.
Porto Velho
Não vejo o menor motivo, pelo menos por enquanto, de sair investindo em 5G. A velocidade e estabilidade do 4G é excelente e dá conta de praticamente qualquer coisa. Melhor expandir a rede de quarta geração pra lugares ainda sem acesso.
Porto Velho
Você trabalharia de graça?
Porto Velho
Não é o que aconteceu na migração do 2G pro 3G e do 3G pro 4G. As franquias aumentaram muito e os preços despencaram.
Porto Velho
Aqui na floresta só não tenho 4G da Oi, as outras funcionam de vento em popa. A Claro é melhor ainda, tem 4G em 25% das cidades do estado e 3G em todas
Porto Velho
Nossa internet é muito barata em relação a outros países, afinal é o que conseguimos pagar.O investimento necessário pra uma operadora americana ou pra uma brasileira é o mesmo (não, essa besteira de "nao converte" não funciona na realidade), porém a operadora americana consegue cobrar $80 na maior facilidade, então o retorno é muito mais rápido. Agora vai cobrar mais de R$200 em uma conta de celular pra um brasileiro pra ver se vende o suficiente!
Daniel
Fique contente, eu pagaria 100 em 4mb... tb sou da zona sul de sp e pago 130 em 1mb... ainda se fosse no Acre, mas chega o 5G lá e não chega um plano meia boca aqui.
raphael_silva
Falta 4G em muita cidade do Brasil, nem tem que focar 5G mesmo não.
Dan Santos
E eu ainda no 3G...
Jackson Menezes
Logico que não querem correr atrás do 5G, mas quando o "excelente governo" deixar limitar a internet fixa no Brasil, aí vai todo mundo correr pra disponibilizar o 5G a preço altíssimos. A Vivo Fixo aqui na zona sul de São Paulo tá mais ausente que tudo. No Brasil tudo é feito nas piores condições, nada é feito correto. Eu pago 70 reais em 4MB, tem gente do outro lado da rua que paga 70 em 50MB.
Roberto
Mas nem 3G e 4G funcionam direito... imagina 5G...
Macgyver Freitas
Dois anos pra começar a implementação é ate bom, visto que o 5g só vai poder ser usado pelos tops de linha do ano que vem pra frete, e essa faixa de preço de aparelhos n vende muito no Brasil, até o 5g chegar nos aparelhos de até R$1200, que é oq faz sucesso aqui, vai levar uns anos, e outras aplicações como carro autônomo nem se fala, n chega aqui tão cedo, 2021 nas grandes capitais e expansão até 2023 são prazos até bem razoáveis
Caleb Enyawbruce
ah mano, nao vou explicar oq eu quis dizer. Entenda como quiser
Jefferson Rodrigues
A TIM é da Europa.
Jefferson Rodrigues
Não vai fazer diferença pra mim nem para 90% de pessoas comuns. O 4G ainda consegue dar conta do recado por anos.
robsonc
Vamos combinar que investimento em infraestrutura não é e nem nuca foi o forte de nenhuma operadora ou provedora de telefonia e internet no Brasil.
Wesley Ricardo
Não tem nem 3G direito, quem dirá 5G
Thiago
Me contem uma novidade.
Hemerson Silva
Ao menos o 4G tá ai, de verdade, não a fraude que acontece nos EUA de chamar HSPA+ de 4G hahaha. Sem desespero, crianças.
Eduardo Braga
É um plano secreto pra matar a elite e acabar com os planos pós. Bolsonaro na verdade é um comunista safado.
Eduardo Braga
Não sei o que esse Eurico tá falando de 5G quando a Oi mal tem cobertura 4G.
Andre Costa
Sem falar que nem VoLTE tá habilitado direito ainda, não estão usando nem 4G direito. Nem precisa avisar uma coisa dessas 😂😂😂
Gannicus
Ah, que ótimo! Quero 5G longe de mim, quiçá NUNCA! Frequência assassina!
Caleb Enyawbruce
nessas horas que eu queria operadoras americanas e européias entrando em nosso mercado com outra visão e fora desse oligopolio nojento
Bernardo
Essa galera gosta de investir no Brasil, nunca vi tanta pressa para investir na qualidade de infraestrutura, desse jeito teremos a melhor conexão do universo
Paçaro
Isso mesmo, e nos planos pós-pago você ainda ganha uma AK-47 de brinde,
Thiago Moraes
Pra quê velocidades mais altas se as franquias são ridículas? kkkkkkk Isso aqui é cartel ô cara pálida. No Brasil só fica quem é mais bandido.
Arley Martins
O 4G na maioria dos lugares não funciona direito e em muitos lugares nem pega. 5G daqui uns 10 anos.
Saotome Ranma
de que adianta a Claro ter 4,5G+ LTE-Advanced-Pro se eles fazem TRAFFIC SHAPING e a rede fica mais lerda doq o 4G 'normal' da concorrencia?!?eu parei d usar Claro por isso...
Vítor Hugo
Ela pode ir direto pro 4G sem passar pelo 3G, igual a Tim fez, e ficou muito bom
brazlocateli
Não tem motivo para sair correndo por 5G mesmo não, melhor estabelecer bem o 4G e aguardar o 5G madurecer. Deveríamos ter aprendido com o 4G, o que ganhamos com a implementação apressada? Frequências que não funcionavam em vários aparelhos...
brazlocateli
Não conte esse segredinho para eles não!Vai ser sem regulamentação, tudo livre e lindo. Cada um usa o aspecto que quiser onde quiser e quando quiser. Se quiser usar a mesma frequência das torres de rádio dos aeroportos pode usar, se quiser usar a mesma frequência da tv pode usar. Sem regulamentação e totalmente aberto e livre :v
C-Cílio
Vai canetar o espectro também, talkei.
Anderson Antonio Santos Costa
O cartel deu as caras novamente. Vão cobrar caro pelo 5G e com franquias minúsculas.
Capitão Caverna
Fazendo jus ao username hein
Carlin
O 4G ainda tá chegando! É bom levar em conta a relevância do 5G em aplicações IoT, ou teremos uma guinada assim que esse mercado apontar no Brasil (SERÁ?), e a corrida vai começar quente, ou o cenário mais provável, teremos poucos/quase inexistentes pontos onde as tecnologias IoT terão uso, e pela baixa disseminação não faz sentido investir nesse setor, AINDA!
Wagner Araujo
Digam para a Oi primeiro colocar o 3G, depois ela pensa no 4 e 5G.
João Almeida
nem telefone tem (poucos somente), só começarão a vir adaptados ano que vem
Will
Primeiro coloca 4G em todo que é canto no país (principalmente nos metros, não é, RJ?), depois melhora a rede para termos a média de velocidade lá em cima, ativa o Volte para todos e depois nisso investe no 5G, acho que isso seria o ideal.
Armageddon
E você votando em comunista protecionista kekeke
JOSÉ AUGUSTO
nós não somos um país que cria tecnologia. Tudo vem de fora!
fan
Da até vergonha de morar nesse país! O recado que deram foi” querermos mais dinheiro, e vcs não podem pagar, então esperem”
Danilio Costa Silva
As leis municipais de uso do espaço são bastante rigidas, é muito difícil conseguir autorização e o custo e alto, afinal boa parte dos equipamentos são importados.
Vanderson Lima
Aqui na floresta, tenho que escalar até o topo da árvore para pegar o 2G, kkkkO 4G tem o sinal muito fraco mesmo, difícil conseguir usar o 4G em ambientes fechados.
Tjago
Ainda pecam no 4G, imagina com 5G?
Capitão Caverna
Claro, vivo, Tim e Oi avisam: a água e molhada e o fogo é quente.
Diogo
Olha aí, pelo menos eles avisaram dessa vez.
Vanderson Lima
O 4G nem chegou ainda, gente.
Paçaro
Nossa, e eu crente que metade de 2019 já ia ter cobertura nacional.Sem falar que vai vir uma fortuna. Um bilhão de reais por 200mb por mês. “precisa de mais antenas, de mais pontos. Já temos dificuldade hoje para instalar antena em 4G”Que dificuldade, ô filho da puta? Você não botam mais porque vocês não querem gastar dinheiro, sendo que o fodido do consumidor já paga uma fortuna por um serviço de péssima qualidade. Pra quem investir então?