Início » Internet » A sala de guerra do Facebook para as eleições dos EUA e do Brasil

A sala de guerra do Facebook para as eleições dos EUA e do Brasil

A sede do Facebook ganhou uma sala de conferência para investigar spam e discurso de ódio com fins eleitorais

Victor Hugo Silva Por

A interferência estrangeira e o alcance das notícias falsas na internet na eleição presidencial americana em 2016 fizeram o Facebook se tornar mais ativo neste ano. Com as eleições legislativas nos Estados Unidos e o segundo turno no Brasil, a empresa abriu o que chamou de "sala de guerra".

Trata-se de uma sala de conferência na sua sede em Menlo Park, na Califórnia, voltada para investigar usos inadequados da rede social com fins políticos. Aberto em setembro deste ano, o espaço é ocupado por dezenas de funcionários que acompanham a atividade no Facebook a partir de diversas telas.

Sala de Guerra do Facebook

Segundo o Facebook, a sala de guerra é importante porque reúne funcionários de setores diferentes e permite que as decisões sejam tomadas com mais agilidade. Com o espaço, a expectativa é impedir que ações irregulares influenciem no resultado de uma eleição.

Para isso, a equipe do Facebook analisa variações suspeitas dos níveis de spam e de discurso de ódio com a ajuda de um software próprio. A ferramenta é capaz de analisar se há muitas publicações recentes tentando mudar o compartamento dos eleitores.

Um dos casos descobertos recentemente diz respeito à eleição brasileira. A fraude dizia que o dia da votação havia sido alterado por conta de protestos. Com a ajuda deste software, as publicações com esse teor foram rapidamente identificadas e removidas pelo Facebook.

A plataforma ainda utiliza o CrowdTangle, outra ferramenta própria que monitora a disseminação de conteúdos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Reddit.

A análise é feita em conjunto por equipes de inteligência contra ameaças, ciência de dados, engenharia, pesquisa, operações, comunicações, além do setor jurídico da empresa e de integrantes do WhatsApp e do Instagram.

Quando alguém identifica algo suspeito, os cientistas de dados do Facebook são alertados. Eles, então, podem investigar o caso e repassá-lo para a equipe de operações, que poderá tomar as ações necessárias, como a exclusão do conteúdo.

Em uma das telas, ainda há uma transmissão de vídeo em uma sala semelhante no escritório do Facebook no Brasil. O objetivo é permitir que as equipes dos dois países troquem informações de forma instantânea.

O Facebook afirma que este trabalho ocorre desde 2016, mas agora a operação está centralizada em um espaço. A empresa não garante que a sala de guerra será usada constantemente, mas com eleições importantes ocorrendo todos os anos, a tendência é que ela continue na ativa por bastante tempo.

Com informações: The Verge, Mashable, TechCrunch.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rychillie
é um cientista brasileiro bem conhecido no meio tecnologico que trabalhava no Google e agora esta no Facebook
Cristina Nascimento
Quem é André (com o perdão pela ignorância)?
paulo yan
Parece até sala de comitê de partido político. E na verdade é =D
Caleb Enyawbruce
Se fosse assim seria o céu (o fato de eles fazerem impedisse as tias do zap) hahaha!
Gabriel Brito
Não existe liberdade de expressão com anonimato. É isso que deve ser combatido e o FB é cúmplice de qualquer m*rda que venha a ocorrer por conta disso.
Gabriel Brito
Ou eles fazem, ou a tia do zap faz.
Bruno Sousa
O mesmo papo chato dos maus perdedores.Não apresentam prova ALGUMA, mas continuam insistindo na narrativa.
Dan_Marx
FB fazendo o papel do TSE, esse sim deveria fazer esse trabalho de forma imparcial e eficiente.
Caleb Enyawbruce
caraca isso que é bom observador hahaha! Eu jamais ia perceber isso
Caleb Enyawbruce
caraca, q dificuldade 😅😅😅 deixa pra la, mano
Caleb Enyawbruce
ah faça-me o favor. Tenho mais oq fazer
johndoe1981
Não tem como uma agência dessas ter credibilidade pra "verificar" notícias.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Provavelmente o FB tem os dados de onde partem o maior número de notícias falsas e apenas removeram as páginas que estavam abusando.ps.: O facebook não é de esquerda, esqueça essa besteira. :)
Felipe Liʍa
veja o lado bom, todos "irao" pro TELEGRAM :)
Kryozz
Sinto cheiro de manipulação na liberdade de expressão perante esse tipo de posicionamento do Facebook, isso deve ser investigado e cobrado pelas autoridades e pessoas que afirmaram a censura sobre seu material.
Bruno Sousa
Versão nacional: quem checa os checadores?Ontem, a Agência Lupa propôs limitar o alcance do WhatsApp até o final do segundo turno.Os checadores defendendo censura prévia.¯\_(ツ)_/¯
Renan Alves
se os caras nao conseguem impedir invasão e roubo de dados vao conseguir impedir fakenews
johndoe1981
É o que já comentaram aqui, o Facebook decide o que é fake news ou não de acordo com sua ideologia canhota e das agências de "verificação" de "fake news". Tirar os milhares de posts ameaçando de morte os eleitores do candidato conservador e fanáticos vermelhinhos sugerindo um novo atentado o Markinho não faz.
Caleb Enyawbruce
legal, só não é oq ocorre na pratica.https://www.infomoney.com.b...
Felipe Neto
Entendo, mas o republicano dentro da sala é o quê, um lagarto?Sinceramente não entendi sua frase.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Acho que o foco seria dificultar a disseminação de mentiras evidentes e não pontos de vista.
Caleb Enyawbruce
eu nao disse nada referente a ser um humano. Mas eu duvido, por exemplo, que tenha um republicano dentro daquela sala...
Caleb Enyawbruce
respeito sua opiniao, mas muita coisa é interpretação ou ponto de vista. Nao vou dar exemplos pq nao quero entrar em politica
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Mentira é mentira independente da ideologia política.#pas
johndoe1981
Who watches the watchmen?
André G
Caramba, é ele mesmo
Highlander
Mas a ideologia também é um fator decisivo!
Felipe Neto
Se não for um ser humano, quem será?, ainda precisamos melhorar e muito as IA para tomar esse tipo de decisão por nós, e ainda sim.. as IA terá como base o método humano de distinguir o que é certo ou errado.
Jairo ☠️
Quem.pagar mais tá liberado.
Caleb Enyawbruce
dá ate medo dessa gente ter nas maos o julgamento do q é "certo ou errado politicamente"
Rychillie
olha o André de chapéu(normal)! hahaha