Início » Aplicativos e Software » Spotify Premium ganha redesign e busca de músicas mais rápida

Spotify Premium ganha redesign e busca de músicas mais rápida

Reformulação do Spotify Premium traz interface mais intuitiva, buscas mais precisas e um novo modo de rádio que gera playlists personalizadas

Emerson Alecrim Por

Depois de repaginar a modalidade gratuita, chegou a vez do Spotify Premium receber novidades. Em um anúncio feito nesta quinta-feira (18), o Spotify revelou que os usuários pagantes terão um aplicativo com interface renovada e funções extras, entre elas, o modo Endless Artist Radio, que gera uma playlist “infinita” baseada em um artista.

Novo Spotify Premium

O novo visual já era esperado. Ele vinha sendo testado pelo menos desde o início do ano. O objetivo é deixar o aplicativo mais intuitivo e organizado. Para tanto, a interface foi dividida em três guias principais (em vez das cinco que vinham sendo usadas até então): Início (Home), Buscar (Search) e Sua Biblioteca (Your Library).

A guia Início traz todas as principais recomendações para o usuário, enquanto a aba Buscar permite que o usuário encontre determinada música, artista ou álbum, obviamente. A novidade aqui é que a busca está mais precisa, sendo capaz de mostrar resultados mais rapidamente com base nos gostos do usuário e de exibir recomendações personalizadas.

Por sua vez, a guia Sua Biblioteca continua reunindo playlists próprias, músicas favoritas, podcasts, artistas tocados recentemente e assim por diante.

Mas a grande atração é a função Endless Artist Radio. Ela não chega a ser totalmente nova, porém. Trata-se de uma implementação incrementada do modo Rádio atual — agora movido para a guia Buscar. Tendo como base os algoritmos que geram as playlists personalizadas Daily Mix e Descobertas da Semana, a “novidade” cria uma lista condizente com os gostos do usuário usando como ponto de partida uma música ou artista específico.

Funciona assim: simplesmente procure um artista ou música específica e selecione a opção Rádio do Artista (Artist Radio). Na sequência, o Spotify abrirá uma seleção interminável de músicas relacionadas, mas que leva em conta não só a faixa ou o artista pesquisado, mas também as preferências do usuário. Essas playlists serão atualizadas regularmente e poderão ser baixadas para reprodução offline.

As novidades estão sendo liberadas a partir de hoje para todos os assinantes Premium, tanto no iOS quanto no Android. É uma transição progressiva, portanto, se você ainda não recebeu o novo aplicativo, precisa apenas esperar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tjago

Tiraram, mas as playlists continuam lá

Matheus Santos

Sou tim beta também, tentei utilizar o deezer por 1 semana impossível...
Travamentos constantes,não gostei das playlist.O algoritmo do spotify pelo menos para mim faz sugestões que tem mais haver com meu gosto musical

paulo yan

Tiraram isso também?

pedrowillyam

Eu queria muito que o Spotify tivesse videoclipes, não só aquelas tosqueiras de vídeos verticais que depois de algum tempo somem.

pedrowillyam

O que eu não gostei muito no YouTube Music é que ele ainda tá muito beta, alguns álbuns que você encontra à venda e para streaming no Google Play Música não são encontrados nele. Fora a falta de integração com o Last.fm que faz com que eu prefira o Spotify sempre.

pedrowillyam

Minha tia e eu somos Beta e fazemos questão de pagar pelo Spotify Premium família porque o Deezer tá muito ruim hoje em dia. O Deezer foi o primeiro serviço de streaming que eu paguei lá pra meados de 2014 quando ele surgiu aqui no Brasil e era ótimo, hoje em dia após esse acordo com a TIM ele está terrível, muito lento e travando demais.

Rafael Moreira

E o plano Hi-Fi ? Até hoje nada. Em termos de qualidade de audio e musicas sugeridas prefiro Tidal. Já nas recomendações de playlist diária e semamal Spotify se sai melhor. Tidal oferece também vídeos musicais sem propagandas.

Wang

Também acho. Deveria ter uma opção como no Youtube, de filtrar as preferências ou esconder categorias que não temos interesse.

Wang

Eu acho muito feio esse layout do Spotify. Até o Youtube Premium tem uma interface mais agradável do que essa do Spotify. O problema não são as abas, e sim o esquema interno, esses quadradinhos no fundo preto, pra mim isso já enjoou.

johndoe1981

"insira aqui um comentário sobre o Tim Beta Lab mensal"

johndoe1981

Eu tô ironizando na verdade rsrs. Eu escuto mais rock/metal/rock alternativo, muito por influência do meu irmão mais velho. Mas também escuto bastante música eletrônica e pop rock estrangeiro.

Eu sei bem o que você quis dizer no post original, quando abro o YouTube ou Play Music, só aparece recomendações de sertanojo ou funk. Acho que não escuto 1% de música nacional, visto que 99% é lixo.

Ian Santos

Eu cresci ouvindo sempre o que eu queria e por isso acabei buscando e descobrindo músicas estrangeiras muito cedo, acho que isso me deixou com uma cultura musical diferente.

Jambeiro
e funções extras, entre elas, o modo Endless Artist Radio, que gera uma playlist “infinita” baseada em um artista.

Isso faz falta mesmo. O Rdio tinha isso muito tempo atrás, antes de falir.

Mickão

Enquanto isso, no Deezer: "Não foi possível reproduzir este conteúdo".

johndoe1981

Como assim, como você não gosta de Sertanojo e Funk?

Exibir mais comentários