Spotify Premium ganha redesign e busca de músicas mais rápida

Reformulação do Spotify Premium traz interface mais intuitiva, buscas mais precisas e um novo modo de rádio que gera playlists personalizadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novo Spotify Premium

Depois de repaginar a modalidade gratuita, chegou a vez do Spotify Premium receber novidades. Em um anúncio feito nesta quinta-feira (18), o Spotify revelou que os usuários pagantes terão um aplicativo com interface renovada e funções extras, entre elas, o modo Endless Artist Radio, que gera uma playlist “infinita” baseada em um artista.

O novo visual já era esperado. Ele vinha sendo testado pelo menos desde o início do ano. O objetivo é deixar o aplicativo mais intuitivo e organizado. Para tanto, a interface foi dividida em três guias principais (em vez das cinco que vinham sendo usadas até então): Início (Home), Buscar (Search) e Sua Biblioteca (Your Library).

A guia Início traz todas as principais recomendações para o usuário, enquanto a aba Buscar permite que o usuário encontre determinada música, artista ou álbum, obviamente. A novidade aqui é que a busca está mais precisa, sendo capaz de mostrar resultados mais rapidamente com base nos gostos do usuário e de exibir recomendações personalizadas.

Por sua vez, a guia Sua Biblioteca continua reunindo playlists próprias, músicas favoritas, podcasts, artistas tocados recentemente e assim por diante.

Mas a grande atração é a função Endless Artist Radio. Ela não chega a ser totalmente nova, porém. Trata-se de uma implementação incrementada do modo Rádio atual — agora movido para a guia Buscar. Tendo como base os algoritmos que geram as playlists personalizadas Daily Mix e Descobertas da Semana, a “novidade” cria uma lista condizente com os gostos do usuário usando como ponto de partida uma música ou artista específico.

Funciona assim: simplesmente procure um artista ou música específica e selecione a opção Rádio do Artista (Artist Radio). Na sequência, o Spotify abrirá uma seleção interminável de músicas relacionadas, mas que leva em conta não só a faixa ou o artista pesquisado, mas também as preferências do usuário. Essas playlists serão atualizadas regularmente e poderão ser baixadas para reprodução offline.

As novidades estão sendo liberadas a partir de hoje para todos os assinantes Premium, tanto no iOS quanto no Android. É uma transição progressiva, portanto, se você ainda não recebeu o novo aplicativo, precisa apenas esperar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados