Como saber se o seu celular é capaz de exibir Netflix em HD

App te ajuda a verificar se seu aparelho suporta alta resolução para streaming

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Hastings, se você está ouvindo esta fita, você é um dos porquês... dscp

Alguns smartphones com Android não conseguem reproduzir vídeos da Netflix em HD (alta resolução). O motivo tem a ver com o sistema de segurança chamado DRM (Digital Right Management), que rege os direitos autorais de uma determinada obra. Esse sistema pode ser utilizado de várias formas diferentes, mas, no caso específico dos serviços de streaming mobile, ele gerencia a legitimidade do conteúdo.

Para descobrir como esses protocolos de segurança podem afetar a qualidade do seu vídeo, é necessário primeiro entender como eles funcionam.

Em 2010, o Google comprou a empresa de segurança Widevine e criou o Google Widevine, para melhor gerir o sistema de DRM. O protocolo é dividido em três níveis de proteção:

  • L1 – Vídeos processados em alta resolução e exibidos em HD, FHD, QHD ou 4K
  • L2 – Não utilizado por aparelhos Android
  • L3 – Vídeos processados em resolução padrão apenas (nem ao menos 720p)

Sendo assim, o seu celular Android precisa ter o nível L1 de autorização para fazer streamings na melhor resolução possível. Vale lembrar que isso também depende da sua conexão com a internet.

Como descobrir se seu celular é compatível com filmes em HD?

1. Baixe e instale o app DRM Info, na Google Play Store;

2. Clique para abrir o app. Instantaneamente, ele exibirá uma série de informações relativas à segurança do seu aparelho. Vá até o box “Widevine CDM”. O dado que te interessa, nesse caso, fica na linha “Security Level” (como na imagem abaixo).

drm info netflix / Reprodução

O teste, para este tutorial, foi feito num Samsung Galaxy S9 que, como mostra a imagem acima, é compatível com streamings em alta resolução.

Quais smartphones podem rodar vídeos da Netflix em alta resolução?

Se o seu celular for intermediário ou de baixo custo é bem provável que ele tenha categoria de segurança L3, ou seja, não é compatível com vídeos em HD. A própria recomendação da Netflix, para streaming em alta resolução, é utilizar aparelhos com processadores Qualcomm Snapdragon, modelos 630, 660, 670, 835 ou 845.

É bom lembrar também que apenas ter um aparelho na categoria L1 não garante a melhor resolução de vídeo. Observe também a qualidade da sua internet. O recomendável, pelo serviço de streaming, é uma conexão estável com 5 megabits de velocidade por segundo ou superior.

Com informações: XDA Developers e Netflix

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Netflix na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Relacionados