Início » Celular » Como saber se o seu celular é capaz de exibir Netflix em HD

Como saber se o seu celular é capaz de exibir Netflix em HD

App te ajuda a verificar se seu aparelho suporta alta resolução para streaming

Vivi Werneck Por
TB Responde

Alguns smartphones com Android não conseguem reproduzir vídeos da Netflix em HD (alta resolução). O motivo tem a ver com o sistema de segurança chamado DRM (Digital Right Management), que rege os direitos autorais de uma determinada obra. Esse sistema pode ser utilizado de várias formas diferentes, mas, no caso específico dos serviços de streaming mobile, ele gerencia a legitimidade do conteúdo.

Para descobrir como esses protocolos de segurança podem afetar a qualidade do seu vídeo, é necessário primeiro entender como eles funcionam.

Hastings, se você está ouvindo esta fita, você é um dos porquês... dscp

Em 2010, o Google comprou a empresa de segurança Widevine e criou o Google Widevine, para melhor gerir o sistema de DRM. O protocolo é dividido em três níveis de proteção:

  • L1 - Vídeos processados em alta resolução e exibidos em HD, FHD, QHD ou 4K
  • L2 - Não utilizado por aparelhos Android
  • L3 - Vídeos processados em resolução padrão apenas (nem ao menos 720p)

Sendo assim, o seu celular Android precisa ter o nível L1 de autorização para fazer streamings na melhor resolução possível. Vale lembrar que isso também depende da sua conexão com a internet.

Como descobrir se seu celular é compatível com filmes em HD?

1. Baixe e instale o app DRM Info, na Google Play Store;

2. Clique para abrir o app. Instantaneamente, ele exibirá uma série de informações relativas à segurança do seu aparelho. Vá até o box “Widevine CDM”. O dado que te interessa, nesse caso, fica na linha “Security Level” (como na imagem abaixo).

drm info netflix / Reprodução

O teste, para este tutorial, foi feito num Samsung Galaxy S9 que, como mostra a imagem acima, é compatível com streamings em alta resolução.

Quais smartphones podem rodar vídeos da Netflix em alta resolução?

Se o seu celular for intermediário ou de baixo custo é bem provável que ele tenha categoria de segurança L3, ou seja, não é compatível com vídeos em HD. A própria recomendação da Netflix, para streaming em alta resolução, é utilizar aparelhos com processadores Qualcomm Snapdragon, modelos 630, 660, 670, 835 ou 845.

É bom lembrar também que apenas ter um aparelho na categoria L1 não garante a melhor resolução de vídeo. Observe também a qualidade da sua internet. O recomendável, pelo serviço de streaming, é uma conexão estável com 5 megabits de velocidade por segundo ou superior.

Com informações: XDA Developers e Netflix

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

phsodre
Samsung Galaxy J5 ProL1Acho que a Samsung vem apostando bem mais alto nos intermediários nos últimos tempos. A linha J nem tinha giroscópio antes. O meu já tem!
paulo yan
Não é questão de hardware amigo
Lucas Henrique
Xperia Z2L1
R0gério
Processador nao é bom indicativo. O OP5T vem com Snapdragon 835 e é L3. Acho que nós parte dos smartphones chineses, mesmo os top de linha, têm essa limitação. Eu até sinto a diferença, mas não chega a incomodar. De qualquer forma, se o aparelho não custar os olhos da cara, é um comprometimento aceitável.
wuhkuh
É sim, eu pretendo comprar ele também e pra minha infelicidade é L3, dentre os pormenores eu quase não uso Netflix no celular, mas é chato saber que nem a possibilidade de ver o conteúdo em HD se tem!
Jonatas Alexandre do Monte
É desculpa para forçar você a comprar o aparelho mais caro deles.
Jonatas Alexandre do Monte
Não é questão do processador aguentar genio (ainda mais para stream), a questão é ele ser DRM certified. Muitas vezes o que força o processador é o proprio DRM.
Lucas Gasparotto 
Vdd. Confundi com o L3. kkkkkkkkkk
Roger "The Flood" Inacio
Mas isso é bom jovem
Rmavalli
Então, a galera falando ai do Moto G4+ (meu antigo celular) ser L1 usando um SD617, fui ver meu Mi A2 (que tem muito mais capacidade de processamento usando o SD660 citado na matéria como recomendado pela Netflix) e no app diz ser L3.
Paulo Andador
Moto G4 Plus: L1
Andre Kittler
Aposto que na pratica 90% ou mais de quem tem 4k não nota, mas isso é apenas um chute baseado em recomendações da THX, uns caras chatos que são referência internacional de qualidade de audio e video - procure por THX WHEN DOES 4K MATTER?4K vende. Em telas de 6', 50', não importa. 4K é melhor e mais caro e quem 'entende' pega. Mas poucos precisam.
Lucas Gasparotto 
Caraca, vi aqui no meu OnePlus 5 (Snapdragon 835) e está como L1. Será que é pq estou rodando o OxygenOS Beta?
Caipiroto, o capeta caipira 😈
Se eu não me engano, o Google tem uma lista oficial disso, mas sinceramente não tenho o link pra ela.
Caipiroto, o capeta caipira 😈
Eu tenho um tablet de 10.1 com Android, que inclusive o Youtube trava a configuração no máximo em 720p, acredito que seja a resolução máxima dele, e já não consigo ver diferença pro 1080p na tela do iPhone, então acredito que seja mais specs war mesmo.
Paul
Ah não, 4K e 1080p na TV é perceptível sim. Num celular, nunca!
Paul
No iPhone não deve ter essa frescura aí. O processador do 5S aguenta de boa 1080p.
Filipe Espósito
Acho que o iPhone nem tem essa divisão de protocolos aí. Desde 2013 o app do Netflix para iOS foi atualizado com HD para todos os devices em que o app rodava na época.
João Almeida
Todos os iPhones (com ta HD) são L1? Já que não foram citados
Jeffrey Sinclair | ᴳᶤᶻᴾʳᵉᵐᶤᵘᵐ
Ok, Mas quanta diferença em qualidade de imagem isso representa em uma tela de 6"?Eu sou miope e não consigo notar diferença entre Full HD e 4K em filmes na minha TV. Só percebo a diferença entre Full HD e 4K em jogos.
wuhkuh
O Tecnoblog deveria ter pesquisado um site que informe isso pré compra, pois isso é uma das grandes polemicas ao comprar celulares chineses, saber se eles rodam conteúdos licenciados em HD+
DeadPull
Galaxy S7: L1Valeu, Tecnoblog.
Paul
Não vejo uma lógica nessa desculpa deles se o hardware aguenta.
Islan Oliveira
Eu tenho um Moto G6 Play, cujo processador é um Snapdragon 430 e segundo o app citado no artigo ele tem categoria L1.
Paul
Era pra celulares a partir do Snap 400 suportarem pelo menos 720p(como já é pelo YouTube). O hardware certamente aguenta 720p tranquilamente. Estranho isso aí da Netflix.PS: 720p60.