Uber libera chamadas VoIP e sugestões personalizadas de trajeto

A plataforma quer ajudar os usuários a fazerem ligações mais baratas e escolherem os melhores trajetos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Chamada VoIP no Uber

O Uber apresentou nesta quinta-feira (18) novos recursos para ajudar os usuários antes e durante as corridas. Um deles permite a comunicação entre passageiros e motoristas por meio de chamadas VoIP. O outro oferece sugestões com as melhores formas de se chegar a um destino.

Com as chamadas VoIP, o Uber visa oferecer uma opção mais barata para as chamadas antes do início da viagem. O recurso funciona de forma bem parecida com as ligações feitas em serviços como Skype e FaceTime.

Além da economia, ele permite que motoristas centralizem a ligação e as informações sobre a viagem no aplicativo do Uber. A plataforma espera reduzir a quantidade de cancelamentos por conta da falta de comunicação entre motoristas e passageiros.

As chamadas VoIP já estavam sendo testadas desde junho e, agora, se juntam a outras formas de comunicação, como mensagens SMS, chat no aplicativo e as chamadas telefônicas convencionais.

Recomendações de trajeto no Uber

O aplicativo também ganhou um recurso para ajudar os passageiros a decidirem qual a melhor forma de chegar a um local. Por meio de um algoritmo, o serviço consegue informar se a opção mais indicada é um UberX, UberPool ou até mesmo uma bicicleta da Jump.

Atualmente, o aplicativo destaca três modalidades, independentemente da disponibilidade e dos preços. Nos países em que as bicicletas já estão sendo usadas, esta opção fica escondida em um menu.

Com a mudança, todas as opções do Uber ficarão reunidas em apenas um local. Elas serão destacadas segundo a disponibilidade, o destino, a duração da viagem e o histórico do passageiro.

Sugestões de trajeto do Uber

O algoritmo consegue identificar, por exemplo, quando não há bicicletas disponíveis e recomendar um UberPool. Por outro lado, quando o passageiro deseja fazer uma viagem curta, a sugestão pode ser justamente por uma bicicleta.

O Uber também pretende combinar vários modais diferentes, incluindo transporte público e o aluguel de carros. A ideia do aplicativo é aumentar a retenção dos usuários a longo prazo mesmo que, para isso, abra mão de algumas corridas em favor de outros meios de transporte.

Ainda não há informações sobre quando os novos recursos serão liberados para o Brasil.

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados