Início » Jogos » Os melhores jogos para PlayStation Portátil (PSP)

Os melhores jogos para PlayStation Portátil (PSP)

Descubra os 10 lançamentos que marcaram era no console portátil da Sony

Por
34 semanas atrás

O PSP, único portátil da Sony que realmente vingou, conseguiu a façanha de incomodar um pouco a hegemonia da Nintendo nesse segmento gamer. Com o triste fracasso do PS Vita, que foi decretado oficialmente morto e só ainda recebe jogos da PSN Plus, resta aos fãs relembrar os tempos de glória do pequenino, que muitos ainda possuem. Para te ajudar nesse momento nostalgia, dá só uma olhada em alguns dos melhores jogos para PSP já lançados.

PSP / Wikimedia Commons

10. Lumines 2

Se você gosta de Tetris, que dispensa apresentações, e games que agregam interação musical conforme se joga, Lumines 2 é o seu tipo de jogo. Com uma pegada bem casual, o título é viciante e muito intuitivo: blocos com duas cores caem do topo da tela e você precisa agrupá-los, de acordo com a cor, para eliminá-los do tabuleiro. Há alguns diferentes modos de gameplay, mas a ideia é a mesma. Simples assim. A Sony lançou, em maio de 2018, uma versão remasterizada para PS4 do game também.

9. Half-Minute Hero

Quando se fala em RPG já se imagina horas e mais horas jogando para terminá-lo. Half-Minute Hero é perfeito para quem não tem todo esse tempo, mas mesmo assim quer experimentar algo do tipo. Como o próprio nome do game deixa de dica, você precisa terminar as missões e ser um herói em até 30 segundos. Geralmente, em meio minuto você não consegue sequer decidir a cor do cabelo do seu personagem em Skyrim, por exemplo. Em Half-Minute Hero, há formas de conseguir uns segundinhos a mais pelo caminho, mas a graça é justamente ser ágil. Esse tipo de jogo cairia muito bem para celulares também.

Half-Minute Hero / Reprodução / YouTube

8. Wipeout Pure

O representante do gênero de corrida da lista conta com uma pegada futurística e faz lembrar um pouco o clássico F-Zero, do Super Nintendo. Em Wipeout Pure, você controla naves antigravitacionais em pistas de altíssima velocidade. Cada veículo, assim como no clássico do SNES, tem características próprias e bandeiras de equipes diferentes. Além do óbvio, que é vencer a corrida, você precisa manter sua nave intacta até cruzar a linha de chegada – evitando colidir demais contra os oponentes ou pelo cenário.

Wipeout-PSP / YouTube

7. Little Big Planet

O pequeno e fofo Sackboy, de Little Big Planet, praticamente se tornou um dos mascotes do PlayStation. A versatilidade deste game de plataforma e criação o faz se adaptar bem, tanto na versão console quanto portátil. O título é praticamente uma cópia para PSP do jogo lançado para PS3, mas ainda guarda seu próprio charme. No PSP é um pouco mais complicado usar os controles para criar suas fases, mas nada que abale a diversão. O jogo também teve sua versão para PS Vita.

6. Patapon

Talvez o jogo de estratégia em tempo real mais encantador da plataforma. Com um visual simples e cartunesco, você controla uma tribo de Patapons, pequenos seres com olhos esbugalhados. Ao som de batidas musicais regidas pelos botões de ação do PSP, o jogador precisa recrutar o máximo de guerreiros possível para derrotar terríveis monstros pelo caminho. Para matar os inimigos, é necessário fazer combos musicais, apertando corretamente os botões. Quem jogou nunca mais esqueceu as musiquinhas grudentas do game.

5. Kingdom Hearts: Birth by Sleep

Birth by Sleep é um ótimo jogo para fãs da série e acrescenta bastante conteúdo base para entender a história geral de Kingdom Hearts. Sendo um jogo que antecede o arco principal, ele também é uma boa pedida para quem nunca jogou nada da franquia. O gameplay deste título é um pouco diferente do restante da série, com um novo sistema de batalha (adaptado para o PSP) e os controles centrados nos heróis Terra, Aqua e Ventus – ao invés de Sora.

4. Grand Theft Auto: Vice City Stories

A franquia Grand Theft Auto sempre faz sucesso não importando em qual plataforma você vá jogar. Vice City Stories bebe na fonte de GTA Vice City, que é até hoje um dos jogos preferidos da série pelos fãs. Apesar de não ser a mesma experiência do console, em termos de diversão, a versão portátil foi bem melhor desenvolvida que Liberty City Stories, lançada antes. Em Vice City Stories, uma nova história foi acrescentada e ela se passa dois anos antes dos eventos protagonizados por Tommy Vercetti.

Grand Theft Auto Vice City Stories / Reprodução / YouTube

3. Shin Megami Tensei: Persona 3 Portable

A versão portátil de Persona 3 é uma adaptação do jogo lançado para PlayStation 2. Nesse remake estendido, você tem acesso a uma nova protagonista, controles mais simples e intuitivos, trocas mais rápidas de equipamentos e navegação aprimorada de menus. Há algumas modificações também, em relação a versão de PS2, como a escolha de cinco níveis de dificuldade, cards de habilidades colecionáveis e a possibilidade de controlar os membros da sua equipe. Para quem curte games com longas horas de jogatina, Persona 3 Portable tem, em média, 100 horas de conteúdo.

2. Metal Gear Solid: Peace Walker

Desenvolvido pelo lendário Hideo Kojima, Peace Walker fez o caminho contrário da maioria dos jogos que já chegaram ao PSP. Ele foi primeiro lançado no portátil da Sony, em 2010, e ganhou uma versão para PS3 e Xbox 360, em 2011, como parte da Metal Gear Solid HD Collection. A versão do PlayStation 3 permitia, ainda, a troca de saves entre o PSP.

Sobre o gameplay, algumas mudanças foram feitas em relação ao padrão MGS, como movimentação nos analógicos, ações de coordenação usando os direcionais e etc. A história se passa 10 anos após os eventos de Metal Gear Solid 3: Snake Eater e quatro anos após Metal Gear Solid: Portable Ops. Em resumo, um must-play para os fãs da franquia.

1. God of War: Ghost of Sparta

É claro que o brucutu mais adorável dos games estaria na lista. A história em Ghost of Sparta mostra Kratos em sua ascensão a Deus da Guerra e a tentativa de se livrar, de uma vez por todas, dos pesadelos sobre seu passado. Armado com suas Blades of Chaos, ele precisa derrotar exércitos de monstros mitológicos, soldados mortos-vivos e todo tipo de inimigo que, certamente, terá uma morte altamente violenta e dolorosa.

Os controles do game no PSP não decepcionam e, apesar deste não ser o melhor jogo já lançado das aventuras sanguinárias de Kratos, certamente divertirá a quem ainda é um feliz proprietário de um PlayStation Portátil.

Mais sobre: , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.