Início » Celular » Snapdragon 675 traz otimização para jogos e suporte a câmera tripla

Snapdragon 675 traz otimização para jogos e suporte a câmera tripla

Snapdragon 675 é o mais novo processador da Qualcomm para smartphones intermediários; chip é focado em jogos e pode lidar com três câmeras simultaneamente

Emerson Alecrim Por

Se você acha que a atual onda de smartphones gamers é exagerada, prepara-se: a Qualcomm anunciou o Snapdragon 675, um processador octa-core direcionado a esse segmento. Mas não exclusivamente: o chip também traz suporte a câmera tripla e tem recursos auxiliados por inteligência artificial.

Snapdragon

A parte gamer parece não fazer muito sentido, afinal, a série Snapdragon 600 atende a smartphones intermediários. Mas a proposta é justamente levar o forte apelo que o segmento de jogos tem para celulares de categorias medianas. Em outras palavras, a ideia é permitir que fabricantes promovam aparelhos mais acessíveis como otimizados para games.

Para tanto, o Snapdragon 675 é baseado em uma microarquitetura Kryo 460 com dois núcleos Cortex-A76 de 2 GHz para tarefas de alto desempenho, além de seis núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz para tarefas menos exigentes.

De acordo com a Qualcomm, o chip é até 15% mais rápido na abertura de apps de redes sociais e até 30% mais ágil no carregamento de jogos do que o Snapdragon 670 por conta dos núcleos Cortex-A76. A navegação na web melhora em até 35% na comparação com o mesmo processador.

Nos gráficos, o Snapdragon 675 se garante com a GPU Adreno 612. A Qualcomm não deu muitos detalhes sobre ela, o que nos faz ter que aguardar pelos primeiros testes independentes para termos noção do desempenho, mas é de se esperar pouca diferença em relação à GPU Adreno 615 do Snapdragon 670.

De todo modo, a companhia ressalta que o novo chip aplica uma otimização que pode evitar até 90% dos engasgos em jogos — de novo, na comparação com o Snapdragon 670. Como? Ainda não está claro. O AnandTech aponta, porém, que pode ser algo similar ao modo GPU Turbo, da Huawei.

PUBG e Honor of Kings estão entre os jogos otimizados no Snapdragon 675

PUBG e Honor of Kings estão entre os jogos otimizados no Snapdragon 675

Câmera tripla

O Huawei P20 Pro tem câmera tripla na traseira. O LG V40 ThinQ também. Ainda não dá para afirmar que essa é uma tendência que vai chegar aos modelos intermediários, mas o Snapdragon 675 está preparado para ela: o processador de sinal de imagem (ISP, na sigla em inglês) Spectra 250L que compõe o chip foi ajustado para lidar com até três câmeras ao mesmo tempo.

Como não poderia deixar de ser, pode-se combinar as câmeras para aplicar efeito de fundo desfocado e gerar imagens com HDR, só para dar alguns exemplos. Nos vídeos, é possível gravar em câmera lenta, com até 480 frames por segundo em resolução HD.

Outras características do Snapdragon 675 incluem processo de fabricação de 11 nanômetros, modem LTE Snapdragon X12, que permite até 600 Mb/s (megabits por segundo) de download e 150 Mb/s de upload em redes 4G, suporte a telas FHD+ e compatibilidade com o padrão de recarga rápida Quick Charge 4+.

Snapdragon 675 - especificações

Também chama atenção no Snapdragon 675 a inclusão do processador de sinal digital (DSP, na sigla em inglês) Hexagon 685, o mesmo que aparece no Snapdragon 845 e outros chips recentes da Qualcomm.

Talvez já soe cansativo tanta menção à inteligência artificial, mas a companhia ressalta que, graças ao Hexagon 685, diversas tarefas podem ser otimizadas por meio de técnicas do tipo, como identificação de cenas para fotos, reconhecimento facial e detecção de palavras para interação com assistentes de voz.

Se com apelo gamer e câmera tripla na traseira ou não, os primeiros smartphones com o Snapdragon 675 devem ser anunciados no primeiro trimestre de 2019. Vale destacar que, por também ser recente, o Snapdragon 670 vai coexistir por algum tempo com o novo chip.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cássio Faria Junior

é que o primeiro numero siginifica a categoria de desempenho, portanto é possivel ter chips 4xx com novas técnologias para celulares de entrada e por ai vai!!

⚆ᗝ⚆ ╭∩╮ Krosis

adianta de que o celular ter 48 cameras, 220 mil megapixels, inteligencia artificial para controlar as 48 cameras se vagabundo vai tirar foto com a camera frontal de 3 mp fazendo bico de pato ou soy face? ilusão , prefiro mais a saida 3.5mm do fone de ouvido que camera.

Christian Grey

Tudo bem, mas Xiaomi não tem no Brasil, que eu saiba só importando. E sou do tipo de consumidor que não quer ter dor de cabeça com eventuais problemas de importações/pagamento de taxas/demora de entrega e afins. E mesmo que eu estivesse disposto e encarar todas essas situações adversas, ainda tem o problema de não ter garantia no Brasil.

Quando fiz o comentário não considerei essas empresas chinesas, justamente por conta disso.

Matheus Lemes Gonçalves

já tem o redmi note 7 pro . ; D

Christian Grey

Não sei pra que essa notícia agora. Smartphones com esse processador provavelmente só vão chegar no mercado da querida bananolândia no final de 2019/início de 2020. Isso se vier para cá.

A Samsung, por exemplo, com o lançamento do Galaxy A9 2018. Ela só lançou o smartphone no Brasil em fevereiro de 2019 - uma piada - e é o único smartphone no mercado brasileiro com Snapdragon 660. Isso porque a Qualcomm já havia anunciado esse processador em maio de 2017. Quase 2 anos pra vir pro Huezil.

@Sckillfer

Calma, a GPU do SoC "gamer" recebeu o "upgrade" da Adreno 615 pra 612?

zoiuduu .

Eu não entendo essa numeração da qualcomm,
Em outra materia eu tava vendo do 8XX e aqui falando de 6XX, e ainda 4XX é novo.

Keaton

IT HAS BEGUN.

Leonardo Teixeira

Tem um da vivo ou oppo com esse 710 se nao me engano

Maicon Bruisma

O Nokia 7.1, o Mi 8 SE e o Meizu alguma coisa.

Paçaro

Esse mesmo.

Gertrudes, a Lhama

Nokia 7.1 Plus

Mickão

Valeu pelo adiantamento, Emerson.

Paçaro

Mas só é bom se tiver oito câmeras para reconhecer comida.

Paçaro

Até hoje só vi um celular com o 710, e nem lembro qual é.

Exibir mais comentários