Snapdragon 675 traz otimização para jogos e suporte a câmera tripla

Snapdragon 675 é o mais novo processador da Qualcomm para smartphones intermediários; chip é focado em jogos e pode lidar com três câmeras simultaneamente

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Snapdragon

Se você acha que a atual onda de smartphones gamers é exagerada, prepara-se: a Qualcomm anunciou o Snapdragon 675, um processador octa-core direcionado a esse segmento. Mas não exclusivamente: o chip também traz suporte a câmera tripla e tem recursos auxiliados por inteligência artificial.

A parte gamer parece não fazer muito sentido, afinal, a série Snapdragon 600 atende a smartphones intermediários. Mas a proposta é justamente levar o forte apelo que o segmento de jogos tem para celulares de categorias medianas. Em outras palavras, a ideia é permitir que fabricantes promovam aparelhos mais acessíveis como otimizados para games.

Para tanto, o Snapdragon 675 é baseado em uma microarquitetura Kryo 460 com dois núcleos Cortex-A76 de 2 GHz para tarefas de alto desempenho, além de seis núcleos Cortex-A55 de 1,8 GHz para tarefas menos exigentes.

De acordo com a Qualcomm, o chip é até 15% mais rápido na abertura de apps de redes sociais e até 30% mais ágil no carregamento de jogos do que o Snapdragon 670 por conta dos núcleos Cortex-A76. A navegação na web melhora em até 35% na comparação com o mesmo processador.

Nos gráficos, o Snapdragon 675 se garante com a GPU Adreno 612. A Qualcomm não deu muitos detalhes sobre ela, o que nos faz ter que aguardar pelos primeiros testes independentes para termos noção do desempenho, mas é de se esperar pouca diferença em relação à GPU Adreno 615 do Snapdragon 670.

De todo modo, a companhia ressalta que o novo chip aplica uma otimização que pode evitar até 90% dos engasgos em jogos — de novo, na comparação com o Snapdragon 670. Como? Ainda não está claro. O AnandTech aponta, porém, que pode ser algo similar ao modo GPU Turbo, da Huawei.

PUBG e Honor of Kings estão entre os jogos otimizados no Snapdragon 675

PUBG e Honor of Kings estão entre os jogos otimizados no Snapdragon 675

Câmera tripla

O Huawei P20 Pro tem câmera tripla na traseira. O LG V40 ThinQ também. Ainda não dá para afirmar que essa é uma tendência que vai chegar aos modelos intermediários, mas o Snapdragon 675 está preparado para ela: o processador de sinal de imagem (ISP, na sigla em inglês) Spectra 250L que compõe o chip foi ajustado para lidar com até três câmeras ao mesmo tempo.

Como não poderia deixar de ser, pode-se combinar as câmeras para aplicar efeito de fundo desfocado e gerar imagens com HDR, só para dar alguns exemplos. Nos vídeos, é possível gravar em câmera lenta, com até 480 frames por segundo em resolução HD.

Outras características do Snapdragon 675 incluem processo de fabricação de 11 nanômetros, modem LTE Snapdragon X12, que permite até 600 Mb/s (megabits por segundo) de download e 150 Mb/s de upload em redes 4G, suporte a telas FHD+ e compatibilidade com o padrão de recarga rápida Quick Charge 4+.

Snapdragon 675 - especificações

Também chama atenção no Snapdragon 675 a inclusão do processador de sinal digital (DSP, na sigla em inglês) Hexagon 685, o mesmo que aparece no Snapdragon 845 e outros chips recentes da Qualcomm.

Talvez já soe cansativo tanta menção à inteligência artificial, mas a companhia ressalta que, graças ao Hexagon 685, diversas tarefas podem ser otimizadas por meio de técnicas do tipo, como identificação de cenas para fotos, reconhecimento facial e detecção de palavras para interação com assistentes de voz.

Se com apelo gamer e câmera tripla na traseira ou não, os primeiros smartphones com o Snapdragon 675 devem ser anunciados no primeiro trimestre de 2019. Vale destacar que, por também ser recente, o Snapdragon 670 vai coexistir por algum tempo com o novo chip.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados