Tecnoblog

10 jogos leves para celular (Android e iPhone)

Separamos alguns games gratuitos para passar o tempo sem “pesar” o seu smartphone Android ou iOS

Nem sempre é possível estar com um videogame por perto ou o computador para jogar. Nessas horas, o smartphone pode ser o seu melhor amigo em alguma fila, transporte público, ou mesmo só para se distrair. E para não detonar com a bateria ou fritar aparelhos mais básicos enquanto se diverte, listamos a seguir alguns jogos leves para celular (Android e iPhone).

Para essa lista, fugimos um pouco dos maiores sucessos dos celulares de todos os tempos, como: Angry Birds, Candy Crush, Clash Royale e etc. Esses vocês, certamente, já conhecem.

10. Chicken Scream (Android e iOS)

Este jogo é, no mínimo, curioso: você controla uma simpática galinha… Com a voz, ou melhor, gritos! Chicken Scream é um game de plataforma, nada convencional, em que o jogador não usa os dedos para mover o personagem, mas efeitos sonoros. Imagino que jogá-lo em locais públicos possa gerar certa estranheza, mas certamente deve ser engraçadíssimo entre amigos.

9. Sky Force Reloaded (Android e iOS)

Quem não gosta de um jogo de navinha? Sky Force Reloaded traz a forma clássica dos space shooters da geração 16 bits. Você é o comandante de uma nave de guerra, equipada com diferentes armas - destravadas conforme avança na campanha - e precisa destruir uma ameaça iminente para o mundo. A história é bem clichê, mas o gameplay (que é ótimo) é o que realmente interessa.

8. Jetpack Joyride (Android e iOS)

Um clássico dos smartphones, Jetpack Joyride é um jogo do tipo “corrida infinita”. No app, você controla um vendedor, extremamente desiludido, que resolve mudar radicalmente de vida ao "pegar emprestado" um super jetpack de uma corporação tecnológica. No game, você precisa coletar moedas, desviar de mísseis e desbloquear novos equipamentos de destruição. Tudo isso em alta velocidade.

7. Zombie Tsunami (Android e iOS)

Visualmente, o jogo é bem esquisito. Parece que os personagens foram renderizados a partir de massinha de modelar. É feio mesmo, tenho que falar. Entretanto, Zombie Tsunami é divertidíssimo e viciante. Também do tipo “corrida infinita”, onde você controla uma horda de zumbis e precisa desviar de obstáculos enquanto devora toda uma cidade, aumentando o seu exército de mortos-vivos no processo.

6. Bejeweled Classic (Android e iOS)

Puzzles de combinar joias nunca envelhecem ou caem em desinteresse. E a série Bejeweled, da Popcap Games (a mesma que criou Plants vs Zombies), é um das melhores do tipo já feitas. Os efeitos sonoros e visuais são ótimos ao completar super combos, há diferentes modos de jogo e fases geradas aleatoriamente.

5. Nonstop Knight (Android e iOS)

Pode até parecer um tipo de game para preguiçosos, mas você não precisa “realmente” jogar Nonstop Knight. Basta fazer algumas customizações e, depois, colocar tudo no automático. Mesmo com o app fechado, você ainda vai progredir com seu personagem. É claro que é possível acelerar um pouco o processo, caso resolva interagir com o seu herói personalizando combos, usando boosts e coletando itens.

4. Subway Surfers (Android e iOS)

Mais um representante do time “corrida infinita”, Subway Surfers deve habitar ou já habitou boa parte dos smartphones de pessoas que usam transporte público. No game, você controla um adolescente sem nenhuma noção do perigo ao “surfar”, às vezes com um skate, por entre os trilhos de alguma estação ferroviária. O vilão, que na verdade só está fazendo o seu trabalho, é um guarda que tenta impedir a criança rebelde de quase se matar. Mas o jogo é super divertido e sempre ganha temporadas temáticas.

3. Zen Pinball (Android e iOS)

Games de pinball são ótimos: distraem, não requerem tanta habilidade para jogar e costumam ser bem atrativos visualmente. Todos esses conceitos estão nas mesas do Zen Pinball e mais. O game te dá uma mesa gratuita para jogar, mas é possível comprar outras e até algumas tematizadas e licenciadas por grandes franquias como Marvel, Star Wars, Fallout e Skyrim (Bethesda).

2. Crazy Taxi Classic (Android e iOS)

Clássico dos PCs, e um daqueles jogos que rodam até em torradeira, Crazy Taxi também tem sua versão mobile e, melhor, no modo clássico. Mais do que ser o motorista de táxi mais enlouquecido dos games, você ainda pode fazer isso ao som de clássicos do punk rock, como “No Brakes” (The Offspring) e “Hear It” (Bad Religion), por exemplo.

1. Helix Jump (Android e iOS)

Você provavelmente não sabe porque continua jogando, nada faz sentido, mas mesmo assim não consegue parar. Com gameplay bem simples, porém viciante, você controla uma bolinha e precisa descer por um grande pilar sem bater nos obstáculos. Para isso, basta mover o dedo pela tela para direita e esquerda no tempo certo. E é só isso... Mas é maravilhoso e não consigo parar de jogar. Alguém me ajude!