Esta matéria foi publicada aqui e eu achei as dicas muito boas. Porém o site é em inglês, então resolvi traduzi -la e reescrever algumas partes, resumindo alguns pontos menos importantes. Por ser uma matéria muito grande e com muitas imagens, separei a mesma em 3 partes, para que assim o conteúdo fique mais leve, e se torne também acessível a usuários de internet discada. Nesta série você irá encontrar 10 plugins para Photoshop gratuítos, e um resumo com imagens das funções de cada um.
Nossa máquina de testes é um PC rodando Windows XP e Photoshop CS. Todos os plugins que testamos são compatíveis com Windos, e a maioria é compatível com Mac OS também. Alguns destes plugins podem também ser ultilizados em versões mais antigas do Photoshop, e também em outros aplicativos gráficos como o Paint Shop Pro e o PhotoPaint.

L’amico Perro Luce

Link para download: Luce

O Luce é uma excelente ferramenta que aplica a sua imagem alguns efeitos de luz que podem ser customizados pelo painel de controle do plugin.

1.jpg

Você pode ajustar o intensidade da luz, a cor da imagem etc.. Veja algumas imagens de exemplo:

 

2.jpg

3.jpg

À esquerda a original e à direita com o efeito aplicado.

Repare os raios de sol saindo por trás da nuven

4.jpg

5.jpg

À esquerda o mesmo efeito, mas aplicado com mais intensidade.

À direita, foi feito um ajuste de cor na fotografia,

que proporcionou este efeito de fim de tarde.

 

Flaming Pear

 

Link para download: Flaming Pear – Free Plugins

A Flaming Pear oferece uma suite com diversos plugins compativeis com Mac e PC. A maioria deles não é gratuíto. Decidimos testar seu pacote gratuíto, que inclui uma lista de plugins. Alguns são ótimos, outros não. Nós nos focamos em alguns que achamos ser bastante úteis.Acessado pelo menu filtros no Photoshop, essa é a lista de plugins que vemos:

6.jpg

Usando a imagem abaixo foram aplicados efeitos com vários plugins afim de testar cada um:

7.jpg

8.jpg

Original Lab->RGB

9.jpg

10.jpg

Swap Green/Blue Swap Red/Green

Dust and Scratch Removal Utility

Link para download: Dust and Scrat Removal Utility

A ferramenta Dust and Scratch como o nome mesmo já diz, foi desenvolvida para facilitar a tarefa de remover granulado, e arranhões de objetos e fotografias. Quem já é um profissional em Photoshop com certeza já deve saber como fazer isso ultilizando o carimbo, mas mesmo assim, esta ferramenta pode ser uma boa alternativa em tarefas mais complicadas.

Abrindo o plugin, vemos este painel de controle:

11.jpg

 

 

Como na maioria dos filtros, este oferece uma pré configuração nomeada “default”. Neste caso, a configuração Default acabou ficando muito forte na foto ultilizada, por isso, foram feitos alguns ajustes manuais afim de deixar a imagem no ponto desejado. Veja abaixo a imagem original, seguida da imagem com a configuração padrão e a final:

12.jpg

Enfim, estes são os três plugins deste primeiro post, em breve posto as outras duas matérias com o resto dos plugins! 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Relacionados