Início » Celular » WhatsApp oficializa figurinhas (stickers) no Android e iPhone

WhatsApp oficializa figurinhas (stickers) no Android e iPhone

Figurinhas (ou stickers) do WhatsApp começaram a ser liberadas nesta semana; usuário poderá instalar pacotes de terceiros

Emerson Alecrim Por

Agora é oficial: o WhatsApp está mesmo liberando o envio de figurinhas — ou stickers — nas versões mais recentes de seu aplicativo para Android e iOS, conforme adiantado aqui no Tecnoblog.

WhatsApp - stickers

Para esta fase inicial, estão sendo disponibilizados stickers criados tanto por artistas do próprio WhatsApp quanto por desenhistas convidados.

São pelo menos 12 pacotes de figurinhas, mas é possível adicionar outros. O WhatsApp ressalta que qualquer pessoa pode elaborar stickers (se tiver os conhecimentos necessários, é lógico) e, posteriormente, disponibilizá-los via Play Store, por exemplo. As instruções para criar stickers estão nesta página.

Para usar as figurinhas, tudo o que é necessário fazer é tocar no botão correspondente durante uma conversa e selecionar as imagens. É possível adicionar novos pacotes tocando no botão com ícone de mais.

Mensageiros rivais, como Telegram e Line, suportam stickers há muito tempo. Por que só agora o recurso está chegando ao WhatsApp? Uma explicação pode ser a aparente resistência dos fundadores do serviço: Jan Koum e Brian Acton sempre defenderam a ideia de deixar o WhatsApp o mais simples possível.

Stickers no WhatsApp

Ambos se juntaram ao Facebook depois que a companhia comprou o WhatsApp, mas nenhum deles permanece por lá, ou seja, a suposta resistência deles já não interfere nos planos. Brian Acton saiu em 2017. Por sua vez, Jan Koum deixou a empresa em abril deste ano. A saída de ambos foi motivada justamente por conflitos com os interesses do Facebook.

Entre esses interesses está o de transformar o WhatsApp em uma plataforma integrada a outros serviços e, nesse sentido, stickers e recursos completares ajudam a aumentar o engajamento com a ferramenta.

Tanto no Android quanto no iPhone, os stickers começaram a ser disponibilizados nesta semana. Note, porém, que o recurso está sendo liberado gradualmente, por isso, pode levar alguns dias para os stickers aparecerem para você.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Angela Rodriguez

Hi I wanna ċhαt with you😏
https://google.com/#btnI=ru...
My id @194024

Marcelli Matos

Vocês sabem me informar se essas figurinhas consomem os dados da internet?

Eduardo Jeronimo da Silva

E no Windows Phone, quando chega essa atualização? eu só visualizo os stickers que me enviam.

Adriano Ribeiro

Minha amiga tem um moto e5 Plus, e ela atualizou o watsapp dela e n aparece o ícone de figurinhas no dela, vc sabe como resolver isso ?

pedrowillyam

Eu sei e uso mas eu preferia que o aplicativo por inteiro fosse baseado na nuvem e não essa gambiarra péssima. E se mudar de plataforma perde o backup. É simplesmente péssimo.

raphael_silva

Mas pra mim nada adianta ter 500 mil features e não ter o principal que são as pessoas. Desinstalei o telegram pois as únicas pessoas pelo qual eu conversava eram de comunidade de tecnologia e usavam Whatsapp também.

Ricardo Xavier

Grupo de família é um saco.

Jorge Junior

Foda que a “criação” tá melhor que o “criador” faz tempo

Vinícios Silva

Você sabe que dá pra fazer backup das suas mensagens no Google Drive, não? Pois dá, basta sincronizar sua conta Google com o seu aparelho. Faça o backup em um aparelho, tire o chip, coloque em outro, baixe o whats, sincronize essa mesma conta Google com esse novo aparelho e pronto, na primeira vez que você abrir o whats nesse novo aparelho ele vai identificar que há um backup no Google Drive e vai restaurar todas as suas mensagens e mídias.
Nunca usei iOS, não sei se é a mesma coisa, porém já fiz isso em mais de meia dúzia de aparelhos Android e os passos nunca mudaram. Se for diferente no iOS aí já não sei. Anyway, Google is your friend.

pedrowillyam

O iMessage tem criptografia e é na nuvem.

João

Mas dá pra fazer na nuvem sendo a premissa do zap zap a criptografia?

Andre Bernardo

e pra tias pararem de pedir ajuda por que o celular delas ta sem espaço

Paul

Kkkkkkkkkk
Matou!
Até pq não foi o TG que inventou os stickers. Hahaha

raphael_silva

TG copiou o core do Whatsapp, só isso anula todas as features copiadas kkkk

raphael_silva

Por isso gosto do Signal, pena que nunca seria um WhatsApp.

Exibir mais comentários