Como zipar um arquivo ou pastas (compactar e descompactar)

Conheça mais detalhes sobre como zipar um arquivo ou pastas do Windows e também como descompactar pastas no seu PC

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como zipar um arquivo (Imagem: Tomas Sobek/Unsplash)
Como zipar um arquivo (Imagem: Tomas Sobek/Unsplash)

Compactar pastas e arquivos pode liberar aquele espaço extra que faltava no pendrive, ou mesmo no seu HD, para armazenar mais dados. Além disso, também ajuda a organizar melhor seus documentos e até evita que coisas sejam apagadas por engano. O procedimento de como zipar um arquivo é bem simples e pode ser feito, de forma nativa, num PC com Windows. Veja, a seguir, como fazer.

Tempo necessário: 5 minutos

O processo para zipar e compactar um arquivo é bem simples e pode ser feito por diversos aplicativos e programas. Entretanto, para facilitar ainda mais, o Windows oferece essa ferramenta de forma nativa. Veja o processo no tutorial abaixo.

  1. Procure pela pasta

    O primeiro passo é procurar pela pasta que deseja compactar. Aqui, vale lembrar que, quanto mais arquivos estiver na pasta, mais demorado será o processo de compactação;Como zipar um arquivo ou pastas

  2. Acesse às configurações

    A seguir, clique com o botão direito do mouse na pasta em questão e vá até “Enviar para“. Caso esteja usando o Windows 11, o sistema oferece a opção “Compactar para arquivo ZIP” logo de cara;Como zipar um arquivo ou pastas

  3. Vá até Pasta compactada

    Por fim, para concluir o processo, vá até à opção “Pasta compactada” para criar seu arquivo .zip. O Windows deve pedir para você renomear o arquivo, caso tenha interesse.

Como descompactar um arquivo ou pasta

Para descompactar uma pasta é preciso fazer o processo inverso. Para isso, procure pela pasta que deseja extrair todos ou apenas alguns arquivos.

Caso tenha interesse em extrair todos os arquivos de uma só vez, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta zipada e, em seguida, clique em “Extrair tudo“. O Windows deve pedir qual local você deseja que os arquivos sejam salvos.

Agora, se você quer extrair apenas alguns arquivos da pasta, abra o arquivo .zip com um duplo clique do mouse e, depois, arraste o arquivo que deseja para outro local. O arquivo original, arrastado para fora da pasta zipada, não será excluído.

Dicas importantes

1. Se quiser adicionar mais arquivos, ou mesmo pastas, a uma pasta já zipada é só arrastá-los para lá;

2. Caso você adicione arquivos criptografados a uma pasta zipada, eles serão descriptografados ao serem descompactados. Portanto, cuidado com suas informações mais sensíveis;

3. Certos tipos de arquivos, como imagens em formato JPEG, já estão em modo bem compacto. Portanto, adicionar várias fotos em JPEG a uma pasta zipada não fará tanta diferença.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados