Início » Brasil » MP denuncia esquema que conseguia cartões do Nubank com CNH falsa

MP denuncia esquema que conseguia cartões do Nubank com CNH falsa

Fraude usava carteiras de motorista falsas com dados do Detran para obter cartão do Nubank; crédito servia para comprar cerveja

Felipe Ventura Por

O MP-GO (Ministério Público do Estado de Goiás) denunciou um esquema de fraude para obter cartões do Nubank usando carteiras de motorista falsas. Elas tinham dados verdadeiros, obtidos por um servidor do Detran-GO (Departamento Estadual de Trânsito de Goiás) que gastava o crédito para comprar cerveja e revendê-la.

Nubank Reordenar Atalhos

Segundo o MP, o esquema operou entre 2016 e 2017. Giovani da Silva Martins, funcionário do Detran, obtinha dados de motoristas através do cadastro da CNH. Ele os repassava a Josemar Alves Soares, que confeccionava carteiras de motorista falsas.

A CNH falsa tinha uma foto 3×4 de indivíduos cooptados para participar da fraude. No entanto, ela usava dados verdadeiros de outras pessoas obtidos no Detran (nome, filiação, data de nascimento, CPF, entre outros).

Com o documento, era possível solicitar um cartão. Bruno Menezes de Godoi e Paula Aparecida Alves foram orientados por Giovani a cooptar pessoas que lhes forneciam o celular para baixar o aplicativo do Nubank, e entregavam fotos 3×4 de si mesmas.

Nubank era enganado por CNH falsa

Para verificar se a pessoa é dona da CNH, o Nubank pede que ela envie uma selfie segurando o documento. As pessoas envolvidas na fraude faziam exatamente isso: o rosto delas era o mesmo presente na CNH falsa, enganando a empresa.

Se o Nubank aprovasse o pedido, o cartão era repassado para Josemar, que usava todo o limite de crédito para comprar cerveja. Então, ele revendia a bebida em Padre Bernardo (GO) por valor igual ou inferior; e pagava uma parte às pessoas que cederam seu rosto para a CNH falsa.

O MP-GO diz que Josemar, Giovani, Paula e Bruno foram os mentores do esquema. Os quatro foram denunciados por estelionato, associação criminosa, falsificação de documento público e lavagem de dinheiro.

No entanto, há mais 30 pessoas que também participaram do golpe: algumas forneceram seus celulares e fotos; outras fizeram isso e também cooptaram mais participantes para o esquema.

Nubank e Detran-GO reagem à denúncia do MP

O Detran-GO diz ao Mais Goiás que “a gerência de auditoria da autarquia está solicitando acesso a denúncia ao MP para instaurar processo administrativo”. Além disso, o órgão afirma que Giovani foi exonerado em maio de 2017.

Por sua vez, o Nubank diz em nota ao Tecnoblog: “não comentamos casos isolados de segurança para não incentivar comportamentos maliciosos e proteger os nossos clientes”. A empresa diz que seu processo de verificação de identidade “conta com diversos mecanismos antifraude com alto nível de assertividade”, e que colabora com as autoridades para ajudar no combate a atividades criminosas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jayson Silva

Meu score é bem alto (faz tempo que consultei, mas algo em torno de 800), e fui aprovado de primeira.
Acho que é só um sistema falho mesmo.
Mas eles poderiam deixar um pouco mais claro o processo deles.

Edit: à propósito, em 3 anos de uso do cartão, nunca atrasei o pagamento de nenhuma fatura deles.

Yamaha Mt-09

Acho que o sistema lá é unidunite de escolha.

Paçaro

Eu tenho um limite de 10 mil reais no Nubank, renda mensal quase nesse valor, nenhum tipo de dívida e tive o cartão da Renner e do Wal-Mart recusados. Vai entender kkk

William Gabriel

Isso é pura palhaçada :(

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Somos dois. Desisti e peguei um Digio com o dobro do limite que tinha no nubank.

William Gabriel

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , tipo isso!

William Gabriel

Depôs de aprovado e ter cancelado o cartão, fui reprovado mais de x1000, vai entender...

paulo yan

Aí o Nubank vai e burocratiza o processo! Cadeia nesses canalhas...

Nathan Finazzi

O critério deles é não ter critério. Lembrando que já houve caso que um único convite de um tal empresário aí garantia aprovação automática de qualquer um. Processo de análise feito nas coxas.

Miguel Dornaes - Virtuamigtec

Investir no setor de aprovação significa ter mais dinheiro em caixa para que mais clientes possam usar esse dinheiro. Acho que o problema é esse

Diego

Não necessariamente, eu tô fodido na vida e consegui apenas um "tente nivamnova daqui a 6 meses".

Yamaha Mt-09

Eu tenho nubank a uns 3 anos já, agora não consigo aprovação em nenhum cartão como saraiva, credicardzero e outros sem anuidade já tentei em vários e não consigo só consigo aquela joça do santander que não quero nunca mais.

Otávio

Deve ser, porque tá precisando mesmo dar um enxugada no Detran tradicional, deixar mais leve... rsrs

Eduardo Braga

Detran GO é app novo do Google?

Vanderson Lima

Foge dessa CETELEM. Eles têm pacto com satanás. kkkk

Exibir mais comentários