Google encerra notificações Nearby no Android devido a spam

Recurso funcionará nos smartphones Android até dia 6 de dezembro deste ano

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google anunciou nesta quinta-feira (25) que descontinuará o serviço de notificações por proximidade no Android, chamado de Nearby. Presente em aparelhos com o sistema operacional móvel do Google desde 2015, o sistema de notificações deixa de existir por motivos de: spam.

O Nearby foi lançado pelo gigante das buscas em maio de 2015, durante a conferência Google I/O, como uma promessa de poder enviar notificações para smartphones Android que passam pela redondeza de estabelecimentos. O objetivo era de entregar informações úteis para as pessoas, como a senha do Wi-Fi de uma loja ou então ficar sabendo que um local específico está em promoção naquele exato momento.

Os locais precisavam apenas de um emissor Bluetooth e esperar que os usuários estivessem com este tipo de conexão habilitada – geralmente estão. As sugestões enviadas poderiam até mesmo avisar que um ponto de ônibus tem um aplicativo que avisa se o ônibus está chegando ou não.

A ideia é bastante bacana, mas o problema é que os usuários começaram a receber notificações indesejadas e que melhor encaixam em um cenário de spam, que não é tão agradável quanto a senha do Wi-Fi ou saber se uma linha realmente passa no ponto onde você está.

A consequência das reclamações e na baixa qualidade das notificações que são recebidas é que o serviço deixará de funcionar, o que acontece no dia 6 de dezembro deste ano.

O que muda para os locais e desenvolvedores

Se você tem um dos emissores capazes de enviar as notificações, poderá continuar utilizando a API que o Google criou para o dispositivo, mas apenas para envio de notificações dentro do aplicativo que sua loja utiliza – não mais para qualquer Android que estiver por perto.

Uma das APIs que foram criadas faz com que aparelhos próximos se encontrem, como acontece quando um usuário quer parear um iPhone com os AirPods, é só abrir a caixa e o iPhone encontra o aparelho automaticamente. Este recurso também existe no Android, só que é menos utilizado.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados