Início » Celular » Android Pie ainda está em menos de 0,1% dos celulares apesar do Project Treble

Android Pie ainda está em menos de 0,1% dos celulares apesar do Project Treble

Android 9 Pie está em menos de 0,1% dos aparelhos dois meses após o lançamento; iOS 12 passou de 50%, diz Apple

Felipe Ventura Por

O Google parecia estar finalmente resolvendo a bagunça das atualizações para Android: afinal, o Projeto Treble prometia acelerar os updates para novas versões do sistema. No entanto, dois meses após o lançamento, o Android 9 Pie está em menos de 0,1% dos dispositivos.

Android 9 Pie

É o que revelam os números mais recentes do próprio Google. A empresa lista as versões do Android que acessaram a Play Store no final de outubro, considerando as que têm pelo menos 0,1% de distribuição. Você encontra desde o Gingerbread até o Oreo, mas o Pie segue ausente na lista.

O Android Pie foi lançado em agosto no Pixel e Pixel 2. Desde então, ele chegou ao Essential Phone, OnePlus 6, Nokia 7 Plus, Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact. O Pixel 3 e 3 XL já vêm com essa versão, assim como o Xperia XZ3.

Rick Osterloh, chefe de hardware do Google, disse que mais de 75% dos aparelhos na linha Pixel já atualizaram para o Pie. No entanto, eles estão disponíveis em poucos países, e são vendidos em volumes relativamente baixos.

Enquanto isso, a Samsung — fabricante que mais vende smartphones no mundo — ainda não anunciou seus planos para o Android Pie. Ela está testando essa versão no Galaxy S9+ e Galaxy Note 9, provavelmente para lançamento no ano que vem.

Google prometia atualizações rápidas com Projeto Treble

O Projeto Treble prometia acelerar a atualização do Android. A arquitetura do sistema foi dividida em módulos: dessa forma, a fabricante pode fazer suas modificações enquanto empresas como Qualcomm e MediaTek adaptam seus drivers para a nova versão.

O Treble é garantido apenas para dispositivos com Android Oreo ou superior. Esta é atualmente a segunda versão mais usada, com 21,5% de participação (levando em conta o 8.0 e 8.1). Ainda assim, isso não resultou em uma adoção mais rápida do Pie.

A versão mais usada do Android continua sendo o Nougat (7.0 e 7.1), com 28,1% de participação. Estimamos que o Oreo se tornará a mais popular no início de 2019. O Pie, no entanto, deve demorar mais do que esperávamos.

Segundo a Apple, o iOS 12 alcançou 50% de adoção em iPhones e iPads compatíveis após um mês de lançamento. A empresa só anuncia uma nova versão quando ela está basicamente pronta e aprovada pelas operadoras. Além disso, ela é a única fabricante que usa esse sistema, agilizando o processo.

Com informações: 9to5Google, SlashGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

Essa história de "ninguém adotou" não procede muito.
O problema, na verdade, é que esse projeto, independente da adoção ou falta dela, ataca apenas uma parte do problema, e não todo ele (diferente do que muita gente acha).

Celso

Aparelhos nessa situação são uma parcela relevante, mas não determinante para essa situação persistir.
Aparelhos com o sistema em dia ainda são mais representativos nesse problema, apesar de tudo.

Celso

Continua (e não existe possibilidade dessa situação se alterar), porque o esquema adotado pela Google (de terceirizar uma responsabilidade que é dela) não mudou.

Celso

Na verdade, a ingenuidade está em não entender a proposta do Treble.
O Treble visava atacar a questão dos drivers (não se há maiores informações, mas pelo pouco que se sabe, nisso parece que funcionou).
Esse programa visa, na verdade, facilitar a vida das fabricantes, e TEORICAMENTE a consequência disso é um desenvolvimento e uma distribuição mais rápida das atualizações.
Mas há uma distância entre teoria e prática, e é na prática que ficou claro que não adianta uma parte estar encaminhada se a outra continua seguindo o mesmo ritmo de sempre.

Mira Cabral

Gente... Já tinha até esquecido desse sistema

JBC Tech

Estamos assim ,prq a maioria dos smartphones de 2017 , que foram atualizados pro Oreo esse ano , não receberão o update pro 9 PIE , a ideia do Google e boa mas as empresas , não se comprometem a dispor a atualização , acho q o Ios acaba sendo mas popular por esse motivo , e e aquela coisa Ios e só Apple não tem mas em nenhuma marca , coisa diferente da Google

Samuel Vieira

A quantos anos não é lançado um novo celular com windows 10 mobile? Me diga vc se a Microsoft desistiu ou não do sistema kk

Lucas Dantas

a google poderia so poderia da suporte do kitkat pra cima

nice guy

Essencial manda bem também mas tendo só um aparelho não faz mais do que a obrigação

paulo yan

Espécie rara...

Rod

Treble ja era obrigatório nos aparelhos lançados com Android 8.0

Tori

>atualização enche lingüiça pra produzir noticias pro Windows Team
>Nenhuma novidade adicionada nas atualizações
>Cada atualização nova, uma incompatibilidade com um aplicativo
>Windows Store diminuindo mais ainda o suporte ao mobile

Windows 10, pessoal!

Will

eu notei uma pequena queda da bateria, pois agora está com 4:33 horas de tela e tenho somente 44% de bateria, mas como atualizei hoje, não sei se é só impressão ou se caiu um pouco msm.

Jairo ☠️

E a fragmentação continua , isto é a realidade

Jairo ☠️

Está morto e não passa nada bem , by the way, cadê o matadordeandroidiOS mais conhecido como mítico Surface Phone ?

Exibir mais comentários