Android Pie ainda está em menos de 0,1% dos celulares apesar do Project Treble

Android 9 Pie está em menos de 0,1% dos aparelhos dois meses após o lançamento; iOS 12 passou de 50%, diz Apple

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 9 Pie

O Google parecia estar finalmente resolvendo a bagunça das atualizações para Android: afinal, o Projeto Treble prometia acelerar os updates para novas versões do sistema. No entanto, dois meses após o lançamento, o Android 9 Pie está em menos de 0,1% dos dispositivos.

  • Android 9 Pie: confira as fabricantes que vão atualizar para nova versão
  • Infográfico explica por que atualizações de celulares Android demoram tanto

É o que revelam os números mais recentes do próprio Google. A empresa lista as versões do Android que acessaram a Play Store no final de outubro, considerando as que têm pelo menos 0,1% de distribuição. Você encontra desde o Gingerbread até o Oreo, mas o Pie segue ausente na lista.

O Android Pie foi lançado em agosto no Pixel e Pixel 2. Desde então, ele chegou ao Essential Phone, OnePlus 6, Nokia 7 Plus, Xperia XZ2 e Xperia XZ2 Compact. O Pixel 3 e 3 XL já vêm com essa versão, assim como o Xperia XZ3.

Rick Osterloh, chefe de hardware do Google, disse que mais de 75% dos aparelhos na linha Pixel já atualizaram para o Pie. No entanto, eles estão disponíveis em poucos países, e são vendidos em volumes relativamente baixos.

Enquanto isso, a Samsung — fabricante que mais vende smartphones no mundo — ainda não anunciou seus planos para o Android Pie. Ela está testando essa versão no Galaxy S9+ e Galaxy Note 9, provavelmente para lançamento no ano que vem.

Google prometia atualizações rápidas com Projeto Treble

O Projeto Treble prometia acelerar a atualização do Android. A arquitetura do sistema foi dividida em módulos: dessa forma, a fabricante pode fazer suas modificações enquanto empresas como Qualcomm e MediaTek adaptam seus drivers para a nova versão.

O Treble é garantido apenas para dispositivos com Android Oreo ou superior. Esta é atualmente a segunda versão mais usada, com 21,5% de participação (levando em conta o 8.0 e 8.1). Ainda assim, isso não resultou em uma adoção mais rápida do Pie.

A versão mais usada do Android continua sendo o Nougat (7.0 e 7.1), com 28,1% de participação. Estimamos que o Oreo se tornará a mais popular no início de 2019. O Pie, no entanto, deve demorar mais do que esperávamos.

Segundo a Apple, o iOS 12 alcançou 50% de adoção em iPhones e iPads compatíveis após um mês de lançamento. A empresa só anuncia uma nova versão quando ela está basicamente pronta e aprovada pelas operadoras. Além disso, ela é a única fabricante que usa esse sistema, agilizando o processo.

Com informações: 9to5Google, SlashGear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados