Início » Web » Como criar uma página no Facebook

Como criar uma página no Facebook

Criar uma página no Facebook é um passo importante para fazer bons negócios na internet, mas fazê-la bombar requer cuidados especiais

Por
30/10/2018 às 15h58
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Facebook é uma das principais redes sociais, e se você possui uma loja, uma habilidade ou deseja fazer negócios, saber usar a plataforma para vender o seu peixe é essencial. Uma das ferramentas que o site oferece aos usuários é a de Páginas, um domínio próprio (facebook.com/suamarca) em que é possível interagir com seguidores, marcar eventos, realizar enquetes, divulgar posts de serviços e produtos e conteúdo de outras plataformas como sites próprios, blogs, vídeos do YouTube, Tumblr e Instagram.

Facebook Page / Tim Bennett / Unsplash

Você vai aprender a criar uma página no Facebook e ver dicas de como torna-la popular. Lembre-se que você também pode criar anúncios e não só posts tradicionais.

1. Como criar uma página no Facebook

Acesse o Facebook com a conta que você deseja vincular à sua página como administrador. Na parte inferior esquerda, no submenu Criar, há algumas opções. Clique em Página, e você será redirecionado para a ferramenta de criação de páginas.

Links úteis:

Facebook / Passo 1 / como fazer uma página no Facebook

2. Negócio ou Figura Pública?

O Facebook exibirá duas opções para a criação de uma página. Se você quer promover sua empresa, deve selecionar Negócio ou Marca; agora, se sua intenção é criar uma página de fãs de uma figura pública ou obra audiovisual, se deseja se conectar a pessoas em torno de um interesse comum, ou mesmo promover um site ou blog e publicar notícias o recomendado é selecionar Comunidade ou Figura Pública.

Negócio ou marca
Apresente produtos e serviços, coloque sua marca em destaque e alcance clientes.

Comunidade ou figura pública
Compartilhe com pessoas na sua comunidade, organização, equipe, grupo ou clube.

Você pode se interessar por:

Facebook / Passo 2 / como fazer uma página no Facebook

3. Defina o nome da sua página

O Facebook pedirá para você definir o nome da página e o ramo de atividade, com opções específicas para cada uma das duas modalidades. Se você optou por uma página de negócios, a rede social irá solicitar que informe o endereço e o telefone de sua empresa (este último é opcional), já que você muito provavelmente pretende realizar vendas dentro da rede social ou não tem um local de atendimento ao público.

Importante:

Dicas para nomes de Páginas do Facebook

Pode

  • Usar um nome que represente com fidelidade do que a Página trata.
  • Usar um nome igual ao da sua empresa, marca ou organização.

Não pode

  • Enganar as pessoas representando uma pessoa, empresa ou organização.
  • Incluir qualquer variação da palavra “Facebook” ou inclua a palavra “oficial”.
  • Usar termos ou frases que possam ser abusivos ou violem os direitos de alguém.

Como sempre, é importante fornecer dados reais para evitar problemas legais no futuro; ainda que você possa ficar desconfiado por conta dos inúmeros problemas do Facebook com privacidade ao longo dos anos, é sempre recomendável fazer a coisa certa e fugir de dores de cabeça por motivos bestas. Observe as regras para nomes.

4. Defina fotos de perfil e capa (topo)

Na sequência, a rede social pedirá para que você defina as fotos de perfil e de capa de sua página, e é importante nesse passo seguir algumas regrinhas: se você pretende manter um negócio, é sábio escolher um nome e uma marca que o identifiquem facilmente, para que você não seja confundido e possa se destacar. Ao mesmo tempo, se você mantém perfis em outras redes sociais a marca deve ser consistente.

Escolhidas as imagens de perfil e capa, a página está criada como um perfil comercial.

5. Como alcançar o seu público no Facebook?

Página criada, é preciso fazer com que as pessoas consumam seu conteúdo. Se você possui um site de notícias, é importante vincula-lo à página do Facebook e publicar suas postagens com links nela, ao mesmo tempo em que deve incentivar o leitor a participar da comunidade na rede social. Uma boa pedida é criar enquetes, eventos e promoções para manter a página movimentada com muitos comentários e reações.

Se estiver disposto a gastar dinheiro para aumentar o alcance de suas publicações, o Gerenciador de Anúncios oferece uma série de ferramentas para a criação de campanhas, que podem ser direcionadas por gênero, idade e assuntos de interesse; alimente a sua página com o seu catálogo e criar canais de comunicação direta com os seus clientes potenciais. Utilize o Instagram como um complemento, e se aproveite de seu caráter mais pessoal para engajar e atrair os seguidores para a página no Facebook.

Facebook Pages / como fazer uma página no facebook

Publicar posts do seu blog, vídeos e tutoriais é igualmente importante para sempre manter seu leitor ou cliente interessado — mesmo que seja uma página de vendas de produtos, de uma banda ou de eventos e comunidades criativas —, e evitar que sua página fique às moscas. Como sempre, criatividade e dedicação são requisitos importantes para quem procura movimentar pessoas e fazer negócios online ou offline.

A propósito, conheça a página do Tecnoblog (você nos segue, não é?).

Com essas dicas básicas, você poderá começar a sua página de fãs e engajar os clientes.