Tecnoblog

Mais de 500 mil motoristas têm CNH digital

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) enfim chegou a 500 mil motoristas. A marca foi anunciada na segunda-feira (29) pelo Serpro, empresa estatal responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, disponível para Android e iPhone. O documento pode ser obtido em todos os estados brasileiros desde abril.

A CNH digital é opcional e tem a mesma validade do documento em papel, dispensando a necessidade de carregar a versão física em todo o território nacional. Além de trazer os dados do motorista na tela do celular, ela apresenta um QR Code que pode ser lido pelo smartphone dos guardas de trânsito.

Mas 500 mil documentos ainda é um número pequeno em relação aos 24 milhões de motoristas no Brasil. O Serpro diz ao Mobile Time que pretende incentivar a adoção da versão digital ao permitir a emissão remotamente — ou seja, sem precisar comparecer a uma unidade do Detran para concluir o processo. Isso seria possível ao “adotar outros fatores de autenticação para garantir a realização segura do processo à distância”.

A Carteira Digital de Trânsito pode ser instalada pela App Store ou Google Play. Ela não possui custo adicional na maioria dos estados, mas você precisa ter uma versão impressa e válida do documento com QR Code. Se não tiver, é necessário emitir uma segunda via, que custa R$ 42,41 em São Paulo.

Hoje, é possível fazer a emissão da CNH digital no próprio celular caso você tenha certificado digital (quase ninguém) ou comparecer a um posto do Detran para solicitar um código de ativação e concluir o processo. Depois, o documento fica acessível mesmo se você estiver sem internet.