Como desativar a sobreposição de tela no Android

Segundo a StatCounter, o Android 6.0 (Marshmallow) é o mais usado, e a culpa do problema com sobreposição de tela é toda dele

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Foto por Takahiro Yamagiwa/Flickr

Segundo a StatCounter, o Android 6.0 (Marshmallow) ainda é o mais usado, embora a curva de adoção esteja caindo e vendo uma substituição por versões mais recentes do sistema operacional móvel do Google. E é exatamente ele o responsável pelo problema de sobreposição de tela em diversos smartphones e tablets com Android.

O que acontece é uma incompatibilidade entre aplicativos que se sobrepõem na tela e solicitam acessos aos mesmos recursos. O problema já foi identificado em: Samsung Galaxy J5 e J7, Motorola Moto G (3 e 4), LG K10, K8 e K4 e celulares da Alcatel.

Como o problema aparece quando mais de um app solicita acesso ao mesmo item, como a agenda de contatos, é comum que ocorra ao usar o WhatsApp. Se você recebeu o aviso “sobreposição de tela detectado”, saiba como desativar a sobreposição de tela.

Como desativar a sobreposição de tela

Se você usa o Android normalmente em português, verá o seguinte texto na sua tela:

“sobreposição de tela detectado”.

Se você usa o Android em inglês, verá o seguinte texto na sua tela:

“screen overlay detected”.

Mas por que isso acontece?!

Geralmente, você ativa algum aplicativo que fica em situação flutuante na tela (como são os chats “bolha” do WhatsApp e do Messenger) pela primeira vez no celular e a aplicação solicita novas permissões de uso e acesso no seu smartphone.

Sobreposição de tela no Android 6.0

Sendo assim, a sobreposição funciona exatamente como qualquer outra permissão que precisa ser concedida pelo usuário para funcionar — igual quando você autoriza o acesso a agenda, localização por GPS, fotos e vídeos da câmera e outros apetrechos.

Para resolver, você precisa encontrar aplicativos que estão solicitando a permissão de sobreposição e desativar. Certamente, comece por aqueles abertos e dando erro.

O passo a passo para desativar a sobreposição de tela

  1. Abra o aplicativo de configurações do Android;
  2. Encontre a opção “Apps” ou “Aplicativos”;
  3. Toque em “Configurações dos Apps”(engrenagem) ou “Gerenciador”;
  4. Selecione a opção “sobrepor a outros apps” ou “draw over the apps” e desative;

Caso você não veja nenhuma dessas opções, provavelmente o recurso estará em algum submenu de cada aplicativo (na mesma tela de configurações). Abra todos até achar.

Screen overlay detected Android 6.0

Para ficar mais fácil, alguns aplicativos que possuem sobreposição de tela são: Facebook Messenger, WhatsApp e outros mensageiros que deixa contatos flutuando na tela principal, Clean Master, Drupe, gravadores de tela e de áudio e outros apps similares.

Outra opção é checar se o seu aparelho já é compatível com Androids mais recentes.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados