Início » Internet » Como bloquear um site no Google Notícias (ajuste a seu gosto)

Como bloquear um site no Google Notícias (ajuste a seu gosto)

O Google Notícias sugere diversos sites e blogs, mas você pode bloquear manualmente conteúdos de fontes que você não gosta

Ronaldo Gogoni Por

O Google Notícias (ou Google News), a plataforma da gigante de tecnologia para o compartilhamento e curadoria de notícias é uma ferramenta bastante útil, ao utilizar Inteligência Artificial para sugerir conteúdos baseado em seus hábitos de navegação.

Ainda assim, pode acontecer dele incluir em seu feed informes de fontes, sites e blogs que você não consome, por uma série de motivos. Se esse for o seu caso, saiba que é possível bloquear manualmente uma fonte ou site no Google Notícias, independente da sua plataforma de escolha. E o processo é bastante simples.

Google News / Android / Tecnoblog

Como bloquear uma fonte no Google Notícias

No iOS (app e web)

  1. No iPhone ou iPad, acesse o app do Google Notícias ou acesse o site (news.google.com);
  2. Navegue até encontrar uma notícia de um site, blog ou fonte que você não deseje mais receber atualizações;
  3. Clique nos três pontinhos no canto inferior direito da nota;
  4. Você terá acesso a um menu com diversas opções;
  5. É possível desde salvar a notícia nos favoritos até sinalizar que você deseja ler mais ou menos notas do tipo.

O que nos interessa aqui, no caso é bloquear completamente a fonte em questão.

 

Google Notícias / iOS

Tudo o que você precisa fazer é clicar na opção Ocultar todas as matérias desta fonte: nome do site. Com isso, o site será removido das sugestões e o Google Notícias passará a exibir sugestões de outras fontes, baseadas em seus gostos e hábitos de navegação.

No Android (app e web)

O procedimento para bloquear um site de notícias no serviço do Google é exatamente o mesmo no Android. Você só precisa abrir o app ou acessar o site, localizar uma notícia da fonte a ser barrada em seu feed e clicar nos três pontinhos.

Google Notícias / Android

As opções apresentadas pelo Google Notícias são exatamente as mesmas. Para bloquear um site, você só precisa clicar em Ocultar todas as matérias desta fonte: nome do site e pronto, nada de sites indesejados.

No desktop

O procedimento é exatamente o mesmo se você utiliza o Google Notícias pelo navegador em um desktop, bastando acessar o site oficial; no entanto, há uma pequena diferença: o menu de opções fica oculto, e só aparece se você colocar o cursor do mouse sobre a notícia do site que deseja bloquear.

Google Notícias / web

Feito isso, o resto é igual: clique nos três pontinhos e selecione a opção Ocultar todas as matérias desta fonte: nome do site. E é isso.

Como gerenciar os sites bloqueados no Google Notícias

Caso você tenha bloqueado uma fonte por engano, ou mudou de ideia e deseja voltar a consumir o conteúdo de um site barrado novamente, reabilita*lo em seu feed é bastante simples: tudo o que você precisa fazer é acessar as configurações do app.

  • no iOS e Android, via apps: clique em sua foto de perfil e depois em Configurações;
  • no iOS e Android, via navegador: clique no botão de Menu à esquerda e selecione Configurações;
  • na web, via mobile: clique na opção Configurações, na parte inferior do menu à esquerda.

Uma vez dentro das configurações, localize o submenu que gerencia as fontes que você bloqueou e clique em Gerenciar; no Android ele é chamado de Fontes e tópicos ocultos; no iOS, de Itens ocultos de "Para você"; na versão web, de Fontes ocultas , mas é tudo a mesma coisa.

Dentro da ferramenta, haverá uma relação com todos os sites que você bloqueou, e para reabilitar uma fonte você só precisa clicar no botão de "menos" do lado direito de cada fonte. Ao fazer isso, ele será removido da lista e suas matérias voltarão a serem exibidas em seu feed de notícias.