Como bloquear sites de notícias recomendados pelo Google

O Google Notícias e Discover sugerem diversos sites e blogs, mas você pode bloquear manualmente conteúdos de fontes que você não gosta

Ronaldo Gogoni Janaína Dantas
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
serviços do google

O Google Notícias e o Google Discover são ferramentas bem úteis para quem gosta de ficar sempre informado, pois elas usam inteligência artificial para sugerir conteúdos baseado em seus hábitos de navegação. Ainda assim, pode acontecer do sistema recomendar fontes, sites e blogs que você não consome, por uma série de motivos. Se esse for o seu caso, saiba que é possível bloquear manualmente uma fonte ou site em poucos cliques.

Bloquear pelo Google Notícias

Tempo necessário: 3 minutos

O Google Notícias é um feed que agrupa notícias de diversas fontes. As manchetes são exibidas de acordo com a relevância dos temas abordados e os interesses personalizados de cada usuário. O leitor pode ter acesso pelo aplicativo disponibilizado pela empresa para Android e iOS ou pelo site Google News. O tutorial abaixo foi feito pelo navegador do celular, mas o processo é bem semelhante caso esteja pelo app ou pelo computador.

  1. Abra o menu de opções de uma notícia

    Role a tela até encontrar uma notícia de um site, blog ou fonte que você não deseje mais receber atualizações; depois, clique nos três pontinhos no canto inferior direito da nota;Notícias no Google Notícias

  2. Bloqueie a fonte de informação

    Selecione “Ocultar todas as reportagens desta fonte”.Bloquear notícias no Google News

Se preferir, você pode apenas informar que prefere receber menos informações como a recomendada.

Como gerenciar os sites bloqueados no Google Notícias

Caso você tenha bloqueado uma fonte por engano, ou mudou de ideia e deseja voltar a consumir o conteúdo de um site barrado novamente, reabilitá-lo em seu feed é bastante simples: tudo o que você precisa fazer é acessar as configurações da ferramenta.

  • No iOS e Android, via apps: clique em sua foto de perfil e depois em “Configurações de notícia”;
  • No iOS e Android, via navegador: clique no botão de Menu, à esquerda, e selecione “Configurações”;
  • Na web, via desktop: clique na opção “Configurações”, na parte inferior do menu à esquerda.

Uma vez dentro das configurações, localize o submenu que gerencia as fontes que você bloqueou e clique em “Gerenciar”; no Android ele é chamado de “Fontes e tópicos ocultos”; no iOS, de Itens ocultos de “Para você”; na versão web, de “Fontes ocultas”, mas é tudo a mesma coisa.

Dentro da ferramenta, haverá uma relação com todos os sites que você bloqueou, e para reabilitar uma fonte você só precisa clicar no botão de “menos” do lado direito de cada fonte. Ao fazer isso, ele será removido da lista e suas matérias voltarão a ser exibidas em seu feed de notícias.

Bloquear pelo Google Discover

O Google Discover também mostra materiais personalizados de acordo com os interesses do usuário. Focando em uma experiência mobile, e diferente do Google News, com a ferramenta também é possível receber sugestões de conteúdos perenes. 

“Você encontrará mais vídeos e novos conteúdos visuais, bem como conteúdo permanente — artigos e vídeos que não são novos na web, mas são novos para você”, afirma o Google em seu blog.

Os conteúdos recomendados podem ser acessados pelo aplicativo do Google, disponível para Android e iOS; na página inicial do Chrome no celular ou, em alguns dispositivos, arrastando a tela para a direita.

Caso não tenha gostado de alguma sugestão de fonte do Discover, veja como ocultá-la:

  1. Abra o menu de opções
    Clique nos três pontinhos, no canto inferior esquerdo do conteúdo;conteúdos exibidos no Google Discover
  2. Bloqueie o site no Discover
    Selecione “Não mostrar conteúdo ‘nome do site’”.Como ocultar um site no Google Discover

Como gerenciar meus interesses em conteúdo

Assim como no Google Notícias, você também pode desfazer um bloqueio ou até ajudar a personalizar o seu feed.

  • Pelo app: clique na sua foto de perfil, no canto superior direito, e toque em “Configurações”;
  • No navegador do celular: selecione o ícone de “Configurações”, ao lado de “Discover”.

Dentro de configurações, clique em “Gerenciar interesses”, em “Não tenho interesse” e desmarque os sites.

Se quiser adicionar mais tópicos para suas sugestões, vá em “Seus interesses” e toque em “+” ao lado dos assuntos.

Como bloquear as notificações que os sites mandam pelo Google Chrome?

Para bloquear as notificações enviadas por outros sites, acesse “Configurações”; na seção “Privacidade e segurança”, selecione “Notificações” e faça o bloqueio dos veículos que desejar.

Consigo bloquear meu celular para nunca acessar um site?

Sim. Você pode escolher entre os recursos nativos do Android e do iOS; o Safe Search, do Google; aplicativos de Controle de Pais, como o Kids Zone e Kids Place; e programas de antivírus, como o F-Secure SAFE para bloquear o acesso de um ou mais sites no seu dispositivo móvel.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados