Como virar a tela do PC e usar o monitor na vertical

Saiba como virar a tela do PC e colocar o sistema na orientação vertical, um procedimento simples no Windows, no macOS e no Linux

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Monitor Vertical / Ronaldo Gogoni / Tecnoblog

Na maioria das vezes, utilizamos os monitores de nossos computadores na horizontal; a orientação em modo Paisagem é a melhor para consumir vídeos, por exemplo, mas em alguns casos ela pode não ser a ideal. Para muitos profissionais, um monitor posicionado na vertical é melhor para dividir a tela, editar textos ou navegar.

Girar fisicamente um monitor em 90 graus na sua mesa é moleza, dependendo do modelo. Mas, virar a tela do PC requer alguns procedimentos específicos no sistema operacional, embora simples, e disponíveis para usuários de Windows, macOS e Linux.

Como virar a tela do PC no Windows 10

Para colocar o Windows 10 na orientação Retrato e trabalhar com a tela na vertical, você deve clicar na Área de Trabalho com o botão direito do mouse e selecionar Configurações de exibição, ou ir em Iniciar, Configurações, Sistema e por fim, Vídeo.

Monitor / Windows / como virar a tela do PC

Com a saída de vídeo selecionada (caso haja mais de uma), siga para o opção de Orientação, em Ajustar escala e layout, e clique em Retrato. Ao fazer isso, a tela será rotacionada em 90 graus e confirme ao Windows que você deseja manter as alterações.

Caso queira voltar às configurações originais, basta selecionar a opção Paisagem no mesmo menu.

Método alternativo (apenas alguns modelos)

Dependendo do modelo do seu computador, é possível fazer a tela do Windows girar apenas com uma combinação de teclas, sem a necessidade de acessar menus:

  • Ctrl + Alt + Seta para a esquerda faz a tela girar em 90 graus;
  • Ctrl + Alt + Seta para baixo rotaciona a tela em 180 graus, ou seja, coloca a imagem de cabeça para baixo;
  • Ctrl + Alt + Seta para a direita gira a tela em 270 graus;
  • Ctrl + Alt + Seta para cima reposiciona a imagem na posição padrão.

Como virar a tela no macOS

O macOS também possui uma ferramenta que permite utilizar o monitor na vertical. Para ativa-la vá até o Menu Apple, clique em Preferências de Sistema e selecione a opção Monitores.

Monitor / macOS / como virar a tela do PC

Dentro do submenu, clique em Rotação e selecione 90°, assim a saída de vídeo será redimensionada para funcionar na vertical, bastando confirmar as alterações. Para voltar a usar o monitor na posição horizontal, selecione a opção Padrão.

Como virar a tela no Linux

O método para virar a tela do PC no Linux é similar ao do macOS (compreensível, já que ambos possuem origens que remontam ao Unix e FreeBSD). No menu superior esquerdo, clique em Configurações de Sistema e na sequência, em Monitores.

Dentro dos ajustes, clique em Rotação, selecione Horário (clockwise) e confirme as alterações. Para voltar à posição inicial, selecione Normal.

Seguindo estas dicas, seu monitor poderá ser utilizado na vertical ou horizontal e você terá mais mobilidade e espaço para tarefas específicas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados