Início » Celular » Apple deve lançar primeiro iPhone 5G em 2020 com modem da Intel

Apple deve lançar primeiro iPhone 5G em 2020 com modem da Intel

Apple aguarda futuro modem 5G da Intel devido a problemas de aquecimento e bateria; iPhone evitará componentes da Qualcomm

Felipe Ventura Por

A Apple deve lançar seu primeiro iPhone com suporte a 5G em 2020. Acredita-se que ela usará um modem da Intel, não da Qualcomm, mas estaria aguardando uma geração futura devido a problemas de aquecimento e consumo de bateria.

Uma fonte diz à Fast Company que a Apple planeja usar o modem Intel 8161 em seus iPhones de 2020. A empresa já estaria trabalhando com o modelo anterior, chamado 8060, para prototipagem e testes; no entanto, ele teria problemas de dissipação de calor.

O 5G poderá operar em diversas frequências, incluindo no espectro de ondas milimétricas (acima de 30 GHz). No entanto, quanto mais alta a frequência, maior o trabalho exigido do modem dentro do celular. Isso causa uma liberação de energia térmica acima do normal — é possível sentir o calor na traseira do aparelho — e aumenta o consumo de bateria.

Apple e Qualcomm estão em disputa judicial sobre royalties

Parece que esses problemas não são sérios o bastante para que a Apple use componentes 5G da Qualcomm. O futuro modem Intel 8161 deve ser fabricado no processo de 10 nanômetros, oferecendo maior eficiência ao aumentar a densidade de transistores.

Dado que a Qualcomm acusa a Apple de dever US$ 7 bilhões em royalties, ela não deve ter presença nos futuros iPhones. Acredita-se que a Intel será a única fornecedora de modems 5G. No entanto, haveria um plano B com a MediaTek, mais conhecida por seus chips para celulares baratos.

A Intel perdeu a disputa no mercado de smartphones para a Qualcomm. No entanto, elas estão voltando a disputar espaço nos celulares graças ao 5G.

A Apple, por sua vez, não está se apressando em adotar essa tecnologia. Foi o mesmo no caso do 4G: os primeiros smartphones Android compatíveis chegaram ao mercado em 2010; enquanto o iPhone 5 foi lançado em 2012. No entanto, ele não era compatível com as redes LTE brasileiras; tivemos que esperar mais um ano pelo iPhone 5S e 5c.

E o 5G no Brasil? Claro, Vivo, TIM e Oi já avisaram que essa tecnologia vai demorar para chegar; as operadoras não planejam fazer uma corrida tecnológica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mickão

A galera se dizendo decepcionada porque o 5G vai demorar pra chegar no Brasil kkkkk. Só sendo muito inocente pra achar que chegaria no próximo ano.

johndoe1981

Jajá a tropa vermelha chega pra te encher o saco kkkkk Como ousas criticar a regulação excessiva do Deus-Estado e a falta de concorrência que isso acarreta, francamente!

johndoe1981

E olha que as franquias de dados ainda melhoraram bastante de uns anos pra cá. Mas ainda assim é pouco, principalmente pra streaming de vídeos. Se você pegar os 20GB de franquia da oferta semanal do Beta Lab, assiste um punhado de vídeos em 1080p e pronto, já acabou a franquia.

E sobre a Oi, eu não considero nem concorrência.

Trovalds

5G pra que? Mal exploramos o 3G e o 4G... e com essas franquias de dados ridículas você ter uma velocidade maior significa ver sua franquia indo pelo ralo mais cedo.

E com a Oi devendo o que não tem, aí sim é que estamos lascados de vez.

Daniel Ribeiro

Que legal ! As 4 operadoras "concorrentes" fizeram um acordo para "não ter pressa" para implantar o 5G no Brasil. Como é bom ter a tranquilidade de saber que não virá nenhum concorrente externo, não é mesmo Anatel?

Jairo ☠️

Pelo jeito a implantação do 5 G no Brasil será no ritmo da Apple , devagar ... devagarinho.