A Apple lançou na semana passada o novo MacBook Air com tela Retina e Touch ID, além de um novo Mac Mini com processador Intel de 8ª geração. Ambos possuem o chip de segurança T2 que dificulta instalar distribuições do Linux: para fazer isso, é preciso antes desativar o boot seguro.
- MacBook Air, Mac mini, iPad Pro e mais: o resumo dos lançamentos da Apple
- Apple aumenta preços de aplicativos para iPhone e iPad no Brasil
Como explica a Apple, os Macs que oferecem suporte a boot seguro confiam em conteúdo assinado pela própria Apple, e também confiam em um certificado da Microsoft para melhorar a segurança do Windows no Boot Camp. O Linux, no entanto, fica de fora.
Será que isso torna impossível instalar o Ubuntu, Mint, Debian e outras distribuições? Não é o caso, mas é necessário desativar o boot seguro antes.
Para tanto, é preciso seguir estes passos:
- pressionar as teclas Command (⌘) + R logo após ligar o Mac, soltando-as ao ver o logotipo da Apple;
- clicar em Utilitários na barra de menu e selecionar o Utilitário de Segurança da Inicialização;
- clicar em “Digite a Senha do macOS”, escolher uma conta de administrador e inserir a senha;
- escolher a opção “Sem segurança”.
Em termos mais técnicos, o chip T2 pode confiar no certificado Microsoft Windows Production CA 2011, usado para autenticar os bootloaders do Windows. Isso não está ativado por padrão, e requer que o usuário rode o Boot Camp Assistant.
No entanto, o T2 não tem suporte ao certificado Microsoft Corporation UEFI CA 2011, usado para verificar a autenticidade de bootloaders para outros sistemas operacionais, como distribuições do Linux. Por isso é preciso desativar o boot seguro neste caso.
Apple dificulta reparos por terceiros em Macs com chip T2
O chip T2 apareceu pela primeira vez no iMac Pro; ele também está presente no MacBook Pro deste ano. Ele armazena dados biométricos (impressões digitais) de forma segura; consegue criptografar os arquivos do usuário; e desativa o hardware do microfone sempre que a tampa do MacBook Pro ou Air é fechada.
Apesar de garantir maior segurança, o T2 pode dificultar o conserto de Macs por terceiros. É necessário usar um software proprietário, exclusivo das assistências técnicas autorizadas, para trocar determinadas peças do MacBook Pro (2018) — como a tela, placa lógica e Touch ID. No caso do iMac Pro, isso envolve a memória flash e a placa lógica.
Com informações: OMG Ubuntu.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Que balde de água fria. Estava ansioso pra compilar o kernel e instalar na unha o linux no meu novo macbook. Comprei só pra isso.
É só instalar o Parallels Desktop no macOS e em seguida criar uma VM do Linux. Roda tão bem que parece ser uma maquina física. Precisei de virtualizar o Windows por conta de um programa (.exe), e rodou perfeitamente também. O bom é ter 16gb de ram, mais com 8gb instalado conseguir destinar 2gb para a maquina virtual e a mesma rodou bem.
Pior q vai, rsrs!
Mas pelo menos o Windows é apoiado pela própria Apple. Tem suporte e tals...
De apenas um show?
nenhuma dificuldade. bem simples na verdade.
5 minutos tentando descobrir o que aconteceu com meu monitor.
Não foi mais devido ao comentário do Zanac
Pior que instalar Linux, para mim, é instalar o Windows.
E essa eu já vi de monte.
O que sai caro é o conjunto e, na equação, boa parte do valor da peça é agregado ao sistema operacional.
Neste caso é como você comprar uma Ferrari e colocar um motor de fusca só porque gosta mais.
Linus Trovalds.
é mais surreal ainda, não faz o mínimo sentido. :D
Hipsters?
Muitos programadores gostam do design do mac e da liberdade do linux, portanto fazem isso. Mas é comum vermos isso no exterior, onde o preço do mac é mais justo.
Isso quando não botam Windows Piratex pra rodar no hardware fechado da concorrente.
Isso nos faz pensar que quem compra Apple na verdade não compra um aparelho, apenas uma licença para usá-lo. E com um monte de regras.
Bom, tem maluco pra tudo. Já vi Macbook Air novinho em folha rodando Windows© 7.
Eu instalei o Linux Mint em um Macbook de 2008 de um colega do trabalho, ele comprou um SSD e ficou show de bola. Ficou mais fluído que com o (acho que Mavericks) que rodava antes.
Cara pra caraio e desonesta, conforme a BBC denunciou.
MINHA MÃE
(até hj não entendo essa piada do musculoso...)
Sinceramente, não é Boot Seguro
É Bloqueio de o que podemos fazer com o aparelho
Sem contar que só podemos mandar consertar na manutenção (cara pra caraio) oficial
Em MacBook antigo talvez
Tem que fazer isso em boa parte dos notebooks de outras marcas também, pra poder botar pelo USB.
O problema é que que sempre vemos tudo fora de proporção. Materias sobre Apple é como materias sobre Tesla: temos de ler, nos diantanciar, e aceitar que não compreendemos esses equipamentos e que possivelmente nunca veremos eles na vida.
Apple além de hardware bom é um grande design.
Se eu posso simplesmente pegar um bom equipamento com um design lindo, mesmo que seja tecnicamente inferior a concorrência e sabendo que eu muito provavelmente não vou notar que ele é "lento", porque não faze-lo?
Não duvido que o pessoal do Linux crie alguma coisa para que se Burle o boot seguro do chip T2. Lembro de quando a Microsoft implantou o boot seguro no Windows. Assim que o Windows 8 saiu, a Linux Foundation criou um shim que permitia a instalação do Linux em computadores Windows com o boot seguro ativado por padrão. Sem contar a polêmica envolvendo algumas grandes distros Linux que compraram certificados de segurança da Microsoft para que estas sejam instaladas em PCs com Windows.
É....
Fui novamente limpar a porcaria de monitor. Engane-me 3x, OK, mas não vai ocorrer a 4a....
ahahahah
Total razão.
Só não roda a montanha de programas exclusivos disponíveis para o macOS.
Assim como era a COMMODORE com o AMIGA nos anos 80/90, é a Apple com o MAC, a força é o sistema proprietário e fechado, isso que dá a estabilidade, desempenho, segurança, tudo que faz valer a pena usar uma máquina dessas. Esse é o diferencial.
Surreal alguém pegar um equipamento desses e querer instalar um sistema aberto, genérico, é botar dinheiro fora !! Estraga tudo !
MACBOOK é fechado pra rodar com seu sistema fechado, integrado, redondo, otimizado.
Insano pegar um MAC pra instalar LINUX, toda vida pegar um PC genérico !!
Não canso de dizer que esta é a melhor foto de profile... :D
Pois é e com o preço do MACBOOK vc monta uma maquina muito mais muito superior e roda o linux tão bem quanto, exemplo do AMD Threadripper 2 fica muito mais muito rápido no linux.
O Linus torvalds
Mais fácil virtualizar Linux... ¯\_(ツ)_/¯
Com a adoção massiva do USB 3.1 vale muito a pena inicializar a partir de um SSD externo.
Me pergunto, quem é que instala Linux em um Mac?
Apple sendo apple: cobrando caro e fechando tudo.
Linux sendo linux: encontrando soluções que ninguém se importa.