Início » Aplicativos e Software » 8 maneiras de tirar print no Windows 10 [screenshot]

8 maneiras de tirar print no Windows 10 [screenshot]

A atualização do Windows 10 de outubro (2018) trouxe novas maneira de tirar print screen; veja oito dicas e atalhos de teclado

Por
28 semanas atrás

Se você está acostumado a ter apenas uma via para tirar print e fazer capturas de tela no computador, saiba que ao longo dos anos a Microsoft trouxe algumas soluções diferentes — e bastante úteis. A atualização do Windows 10 de outubro (2018) trouxe novas maneira de fazer screenshots: o Snipping Tool foi descontinuado; no lugar dele entrou o Snip & Sketch e você ainda tem outros atalhos para tirar tirar foto da tela.

Foto por DobaKung/Flickr

1. Snip & Sketch (Captura e Esboço)

O Snip & Sketch é um novo app para captura de tela no Windows 10, no lugar do Snipping Tool. Faça anotações rápido em prints da tela toda ou de uma área, fotos e outras imagens com caneta, dedo ou mouse e salve, cole ou use em outros apps.

Snip & Sketch / Microsoft / Windows 10

O Snip & Sketch desaparece quando está sem uso e, em seu lugar, você verá um minúsculo menu na parte superior da tela que permite escolher o tipo de screenshot que você deseja tirar – retangular, de forma livre ou tela cheia. Note que sua captura de tela também é copiada para a área de transferência e inclui todas as anotações feitas.

2. Snipping Tool

A Ferramenta de Captura (Snipping Tool) é velha de guerra e existe desde o Windows Vista. O tipo de recorte padrão é retangular, mas você também pode capturar tela inteira e só uma janela (isso, o Snip & Sketch não faz). O app não salva automaticamente as capturas — você precisará salvá-las manualmente — mas copia automaticamente tudo para a área de transferência. É mais limitado que o novo app, mas funciona bem.

Snipping Toll / Microsoft / Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10

  • Recorte de formato livre: desenhe uma forma livre ao redor de um objeto;
  • Captura retangular: arraste o cursor ao redor do objeto para formar um retângulo;
  • Captura de janela: selecione uma janela no navegador ou uma caixa de diálogo;
  • Recorte de tela cheia: capture a tela inteira incluindo todas as janelas abertas.

Como abrir a Ferramenta de Captura

Não é preciso baixar um app, ela já faz parte do sistema operacional, basta buscá-la.

No Windows 10
Selecione o botão “Iniciar”, digite “ferramenta de captura” na pesquisa e abra-a.

No Windows 8.1 e Windows RT 8.1
Passe o dedo na borda direita da tela (barra Charm), toque em “Pesquisar” e digite “ferramenta de captura” na caixa de pesquisa e abra-a nos resultados.

No Windows 7
Selecione o botão “Iniciar” e digite “ferramenta de captura” na pesquisa para abrir.

3. Print Screen (Captura de Tela) no Windows

O clássico que todo mundo conhece é usar o botão “Print Screen” (PrtScn) para capturar a tela inteira. Daí, os problemas de sempre: a captura de tela não será salva como um arquivo, mas será copiada para a área de transferência. Você precisará abrir uma ferramenta de edição (lembra do Microsoft Paint?), colar, editar e salvar por lá.

Keyboard / PrtScn / Pixabay

Note que você também pode definir o botão PrtScn para abrir direto o Snip & Sketch. Vá até “Configurações” > “Facilidade de Acesso” > “Teclado” (ou Settings > Ease of Access > Keyboard) e alternar em Usar o botão “PrtScn” para abrir o app de captura de tela.

Os melhores atalhos para fazer captura de tela no Windows

  1. Windows + Print Screen

Para capturar sua tela inteira e salvar automaticamente a captura de tela, toque na combinação de teclas Windows + Print Screen. Sua tela escurecerá brevemente para indicar que você acabou de tirar uma captura de tela, que será salva na pasta Imagens.

  1. Windows + Shift-S

Você também pode usar o atalho Windows + shift-S para capturar uma captura de tela com o Snip & Sketch. Sua tela escurecerá e você verá o pequeno menu do Snip & Sketch na parte superior, que permitirá que você escolha o tipo de print que quer fazer.

  1. Alt + Print Screen

Para fazer uma rápida captura de tela da sua janela ativa (a que você está usando), vá direto ao atalho de teclado Alt + PrtScn. Isto irá tirar um print da sua janela ativa e copiar a imagem para a área de transferência. Você vai precisar usar o Paint.

  1. Windows Logo + Volume Down (baixo)

Se você estiver usando um Microsoft Surface ou outro tablet e híbrido com Windows, poderá usar os botões físicos de volume para fazer uma captura de tela da tela inteira, semelhante à forma como você faria uma captura de tela em qualquer celular ou tablet.

Microsoft Surface / Pixabay

Mantenha pressionado o botão do logotipo do Windows (Home) na parte inferior da tela e pressione o botão físico de volume (para baixar) na lateral. A tela escurecerá brevemente e a captura de tela será automaticamente salva na pasta Imagens.

8. Outros atalhos para Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7

Atalhos de Teclado Ação de Captura de Tela
Alt + M Escolha um modo de captura de tela
Alt + N Criar uma captura de tela de novo no mesmo modo que a última
Shift + teclas de direção Mover o cursor para selecionar uma área retangular de captura de tela
Alt + D Captura de tela com atraso por 1 a 5 segundos (ótimo para vídeos)
Ctrl + C Copie a captura de tela para a área de transferência
Ctrl + Salvar a captura de tela