Como tirar print screen no PC com Windows

Veja abaixo seis formas de capturar a tela do seu computador, tanto por ferramentas do Windows quanto por atalhos no teclado

Melissa Cruz Cossetti Amanda Machado
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Windows 11
Como tirar print screen no PC com Windows (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

No Windows é possível fazer o print screen, também chamado de captura de tela, de várias formas, seja por ferramentas do próprio sistema operacional ou por atalhos no seu teclado. Então, Veja abaixo como tirar print screen no PC. Para esse tutorial, foi utilizado um computador com Windows 11.

1. Atalhos do teclado

Alguns atalhos de teclado para você que procura como tirar print no PC Windows rapidamente:

Windows + Print Screen

Para fazer uma rápida captura de tela da sua janela ativa (a que você está usando), vá direto ao atalho de teclado Windows + PrtScn. Isto irá tirar um print da sua janela ativa e copiar a imagem, que será salva na pasta Imagens do seu PC.

Windows + Shift + S

Você também pode usar o atalho Windows + Shift + S para capturar uma tela. Sua tela escurecerá e você verá o pequeno menu da Ferramenta de Captura na parte superior, que permitirá que você escolha o tipo de print que quer fazer.

2. Ferramenta de Captura

Na ferramenta, o tipo de recorte padrão é retangular, mas também é possível capturar a tela inteira ou só uma janela. O aplicativo não salva automaticamente as capturas, por isso você precisará salvá-las manualmente. No entanto, ela copia imediatamente tudo para a área de transferência.

Os tipos de recortes oferecidos pela Ferramenta de Captura são os seguintes:

  1. Recorte de formato livre: desenhe uma forma livre ao redor de um objeto;
  2. Captura retangular: arraste o cursor ao redor do objeto para formar um retângulo;
  3. Captura de janela: selecione uma janela no navegador ou uma caixa de diálogo;
  4. Recorte de tela cheia: capture a tela inteira, incluindo todas as janelas abertas.
ferramenta de captura windows
Ferramenta de captura (Imagem: Reprodução / Windows 11)

Como abrir a Ferramenta de Captura

Não é preciso baixar o app, ela já faz parte do sistema operacional, basta buscá-la.

  • No Windows 10 e 11: Selecione o botão “Iniciar” > digite “Ferramenta de captura” na pesquisa e abra-a.
  • No Windows 8.1 e Windows RT 8.1: Passe o dedo na borda direita da tela (barra Charm) > toque em “Pesquisar” > digite “ferramenta de captura” na caixa de pesquisa e abra-a nos resultados.
  • No Windows 7: Selecione o botão “Iniciar” > digite “ferramenta de captura” na pesquisa para abrir.

3. Botão Print Screen (Captura de tela)

O clássico que todo mundo conhece é usar o botão “Print Screen” (PrtScn) para capturar a tela inteira. Dessa forma, a captura de tela não será salva como um arquivo, mas será copiada para a área de transferência. Você precisará abrir uma ferramenta de edição para ajustar a captura e salvá-la por lá. Uma ferramenta que pode ser usada é o próprio Paint já disponível no Windows.

botão print screen teclado
Botão Print Screen (Imagem: Reprodução / Olena Sergienko)

4. Xbox Game Bar

Pelo Xbox Game Bar também é possível fazer capturas de tela no computador com Windows. Ao abrir o aplicativo, que traz suas opções na parte superior da tela, você pode fazer o print no botão “Capturar”. Caso não tenha o app no seu PC, basta baixá-lo na Microsoft Store. Após a captura é possível ainda compartilhá-la no Twitter ou gerar um meme incluindo legendas.

Os prints feitos você consegue ver na opção “Ver minhas capturas”. Você também pode mudar a pasta de destino das capturas em “Configurações” > “Jogos” > “Capturas” > “Capturas de tela e clipes de jogos serão salvos em”.

xbox game bar
Xbox Game Bar (Imagem: Reprodução / Xbox Game Bar)
Onde fica salvo o print da tela do PC?

Cada modo de captura tem um processo diferente para salvar a imagem, então depende qual dos apresentados acima você escolheu para tira o print da tela do seu PC.

Como tirar print da tela e cortar a imagem no PC?

Pela Ferramenta de Captura você já consegue editar a imagem, cortando ou destacando partes com os recursos Marca-texto e Caneta Esferográfica. De qualquer forma, é possível utilizar o Paint para fazer edições de print screen.

Como tirar um print de uma página inteira?

Existem algumas extensões que permitem fazer a captura de uma página inteira, completa. No Chrome, por exemplo, temos as ferramentas Nimbus Capture e Awesome Screenshot.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados