Início » Computador » Huawei Matebook 13 tem mesmo tamanho e mais potência que novo MacBook Air

Huawei Matebook 13 tem mesmo tamanho e mais potência que novo MacBook Air

Huawei é fino como novo MacBook Air, mas tem processadores Intel mais poderosos e opção de chip gráfico Nvidia

Felipe Ventura Por

O Huawei MateBook 13 foi anunciado oficialmente nesta terça-feira (6) e quer concorrer com o novo MacBook Air. Ele é ligeiramente mais fino que o notebook da Apple, mas oferece processadores Intel mais poderosos e até uma opção de chip gráfico da Nvidia.

Assim como o novo MacBook Air, o Huawei MateBook possui tela de 13,3 polegadas com alta resolução e leitor de digitais integrado. Além disso, ele conta com processadores Intel Whisky Lake-U, em vez do Core i5-8210Y menos potente usado pela Apple.

A tela IPS do MateBook 13 tem resolução 2160 x 1440 e proporção 3:2, com 100% da gama de cores sRGB e brilho de 300 nits. Suas bordas são finas, resultando em um aproveitamento de 88% da parte frontal. A câmera fica acima do display — ao contrário do MateBook X Pro, que a esconde no teclado.

São duas opções de configuração: Core i5-8265U com gráficos integrados, ou Core i7-8565U com Nvidia GeForce MX150. O processador é resfriado com a tecnologia Shark Fin Fan 2.0, que inclui um módulo com duas ventoinhas a 8.000 RPM e duas tubulações de calor.

Em ambos os casos, temos 8 GB de RAM LPDDR3-2133 e SSD de 256 GB. A bateria de 42 Wh promete durar até 10 horas em reprodução de vídeo. O leitor de digitais fica embutido no botão liga/desliga.

Por ser bem fino, há apenas duas portas USB-C (uma de cada lado) e entrada 3,5 mm para fone de ouvido. Ele possui NFC e tem suporte ao Huawei Share 3.0, que permite compartilhar arquivos entre um PC e um smartphone da Huawei a velocidades de até 30 MB/s.

A Huawei diz que o MateBook 13 será lançado em dezembro nas cores cinza, prata e ouro rosa, mas não informa o preço.

Huawei usa chip Intel mais potente que do MacBook Air

O MacBook Air custa a partir de US$ 1.199 (R$ 10.399 no Brasil). Ainda não é possível comparar preços, mas podemos avaliar outros aspectos. O MateBook tem 14,9 mm de espessura e pesa 1,28 kg, contra 15,6 mm e 1,25 kg no laptop da Apple.

O Core i5-8265U do MateBook tem 4 núcleos e 8 threads, com clock base de 1,60 GHz e turbo de 3,90 GHz. Enquanto isso, o Core i5-8210Y do novo MacBook Air tem 2 núcleos e 4 threads, com clock base de 1,60 GHz e turbo de 3,60 GHz.

Com informações: Liliputing, Gizmochina.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luizão

muito interessante esse notebook, mas será q teria versão sem placa de vídeo dedicada (com o objetivo da bateria durar mais)

Luizão

depende do mercado, eu tenho um samsung style s50, ele vem com 2 portas USB 3.0 normais, um dos fatores positivos (pra mim) que me levou a comprar notebook foi ter as portas usb tradicionais, mas antes de compra-lo eu li umas analises dele na amazon americana e lá mta gente metia o pau nele porque não tinha usb tipo c (o style s51 já vem com 1 ou 2 portas tipo c).

olha só, lá nos eua, o pessoal mete o pau pq não tem usb tipo c, mas eu achei bom não ter usb tipo c, cada mercado tem suas características.

Franco Luiz

Sim otima qualidade pq jogo com a textura no alto e alguns efeitos no alto na tela do notebook fica excelente , obvio q se for por em uma tv grande tu vai conseguir nota algo diferente

Franco Luiz

Simples se chama overclock com msi afteburner e undervolt no i7 ta rodando com textura no alto alguns efeitos no alto e outros no medio cravado em 30 fps , prefiro assim do que jogar no low e tenta chegar no 60 ja que esse tomb nao é la muito bonito no low entao ....

DumbSloth87

"tubulações de calor", mano, fala heat-pipe, esse negócio de traduzir tudo é ridículo.

MicCaptchA

Exatamente, mas para conseguir um notebook tão fino, até que entendi a falta dos usb normais. Ainda bem que tiraram, porque esses china tem umas ideias malucas, eram capazes de querer colocar o usb voltado pra cima, como se fosse uma tecla, já imaginou? kkk

J_Eduardo

Vc tem problemas com o pacote office 365 em um Mac, putz...Aqui na família temos varios tipos de Mac (todos com pelo menos 4/5 anos) e em todos o office roda de boa. Sei que o office 2011 que um irmão comprou pro seu MacBook Pro funcionava bem, mas não era similar e funcional como as últimas versões para Windows, mas com o 365 a coisa mudou e muito....

Victor Serrão

Meu sócio tem um LG Gram com Core i5 de 7a geração, 8Gb DDR4 e SSD de 128 Gb. Eu tenho um Macbook Air com Core i5 de 5a geração, 8Gb DDR3 e SSD também de 128 Gb. Já fiz esse teste aí, e o Air ganha em tudo. É minha primeira máquina da Apple - aliás, meu primeiro produto Apple na verdade desde um iMac mostruário do Extra lixento que eu comprei em 2001 e que nunca funcionou. Ainda estou me adaptando mas pelo que já vi o OSX é sim claramente superior ao W10.

André G

USB tipo C ainda vai demorar pra ficar popular.
Mesmo que você tenha um smartphone com USB tipo C, o cabo que vem com ele tem a outra ponta com USB convencional (exceto Pixels ou alguns chineses).
Hoje em dia eu não compraria um notebook sem entrada USB normal, acho que só em 2022 USB C será algo comum.

risefromyourgrave

Cara, acho que vc é sortudo. Pq o Office, historicamente, roda bem pior no Mac do que no PC. Eu uso (tento) num iMac de 2015 e nossa, ele é o único programa que enrosca para rodar.

Vitor Hugo

concordo, mas ele disse "em ótima qualidade". espera-se que os gráficos estejam na qualidade máxima ou perto disso pelo menos.

Robert Rey

Você joga shadow of the tomb raider em ótima qualidade com uma MX150? Qual é a bruxaria que você faz?

Franco Luiz

Possuo esse hardware e posso garantir que e excelente jogo shadow of tomb raider entre outros em otima qualidade , Mas por ser tao fino nao acredito q a refrigeraçao de conta desse i7 muito menos da mx150

J_Eduardo

Com certeza sei disso, logo a melhor máquina na prática é aquela que te permite trabalhar com maior fluidez, sem engasgos e com mais tempo fora da tomada.
Mas deixa eu te dizer que meu macbook de 2014, o office 365 roda mais rápido e bem melhor que no PC da minha esposa com office tão atualizado quanto. Então a coisa é diferente hoje em dia, ao menos quanto ao office.
Hoje em dia vejo várias maquinas possantes e com estilo muito legal, no entanto, nenhuma delas me trás a praticidade e facilidades do MACOS 9sem contar contara sinegia com os gadgets IOS)...as vantagens do windows (para mim) numa comparação direta não superam as qualidades do MAC.

Paul

Isso é meio difícil. Varia muito de programa para programa. Por exemplo, o Adobe Premiere não é otimizado para o macOS. O programa renderiza mais rápido com o Windows no próprio Mac via Boot camp que a versão nativa para macOS. Pra videos, o melhor editor de Mac segue sendo o Final Cut(da própria Apple).
Sobre o Office, o desempenho é melhor na casa(óbvio). Outros são exclusivos(ambos têm). Aí não tem como comparar.
Outros programas(como os da Autodesk) tbm são focados no Windows. Deve ser tbm por causas do suporte de hardware maior no Windows e tals(placas de vídeo).

Exibir mais comentários