Início » Celular » Steve Jobs anuncia iPhone 4

Steve Jobs anuncia iPhone 4

Avatar Por

Acontece neste momento, no Moscone Center, em San Francisco, a abertura da Worldwide Developers Conference (WWDC 2010). No palco, Steve Jobs anunciou  o próximo aparelho da companhia. O iPhone 4 terá finalmente uma câmera decente, de 5 megapixels e flash de LED. Durante o keynote, Jobs ainda deu uma data para a disponibilização do iOS 4 (novo nome do iPhone OS 4), versão mais atual do sistema operacional que os iPhones rodam: 21 de junho — apenas para iPhones 3G e 3GS e iPods Touch de segunda e terceira geração. A atualização será gratuita para todos.

iPhone 4 rodando o iOS 4: igual ao protótipo.

Em meio a muita expectativa, mas ao mesmo tempo a certeza de que o novo smartphone seria lançado, o CEO da Apple apresentou um iPhone 4. Sem grande surpresa, o aparelho é exatamente aquele que já vimos em vários vazamentos de protótipo (inclusive com a opção de cor branca). Com um novo design construído a partir de uma moldura de aço inox e painéis frontais e traseiros de vidro o aparelho é 24% mais fino que a geração atual, tendo apenas 9,3 mm de espessura. Segundo Jobs, o iPhone 4 é, na verdade, o smartphone mais fino do planeta.

Também de acordo com Jobs, o novo aparelho já é o iPhone mais rápido de todos os tempos (o que, convenhamos, não é muito difícil de ser feito com o ciclo anual de atualização de iPhones). O processador dele é o Apple A4, mesmo processador utilizado nos iPads. Seria ele também responsável por saber economizar energia e possibilitar à bateria uma vida útil de 7 horas de conversação em 3G, 6 horas de navegação em 3G, 10 horas de navegação em Wi-Fi ou assistindo vídeos, 40 horas de música ou 300 horas de standby.

Um dos maiores destaques do novo modelo é a sua tela, que realmente parece ser magnífica. Batizada de Retina Display, ela tem densidade de 326 pixels por polegada (o iPhone 3GS tem 163 pixels por polegada), maior do que o que a Apple diz ser o limite de discernimento do olho humano, 300 pixels por polegada. Com resolução de 960 x 640 pixels e  taxa de contraste de 800:1, a tela do novo iPhone tem 78% dos pixels do iPad, porém concentrados em um display de 3,5 polegadas ao invés, de 9,7. Segundo o CEO da Apple, o próprio iOS 4 cuidará de fazer os aplicativos já existentes aproveitarem ao máximo a nova resolução do iPhone, embora desenvolvedores sejam encorajados a atualizar seus aplicativos com imagens em mais alta definição.

Ver | Galeria com fotos e vídeos do iPhone 4

Falando em alta definição, a câmera do iPhone, além das fotos de 5 megapixels — com um tal de “sensor retro-iluminado” que melhora a qualidade da captura — agora grava vídeos em HD. São 720p à taxa de 30 quadros por segundo, com função de “tocar para focar” e utilização do flash de LED para iluminar o assunto da filmagem. Para editar esses vídeos direto no aparelho, a Apple venderá na App Store iMovie para iPhone, por US$ 4,99 (um pouco menos de R$ 10).

Para fechar o pacote, o novo hardware conta ainda com um segundo microfone para cancelamento de ruídos, um giroscópio para melhorar o controle nos games e aceita cartões no padrão MicroSIM. Ah sim, tem também uma câmera frontal, o que nos leva ao que foi o tradicional “One more thing” de Steve Jobs: FaceTime.

O FaceTime nada mais é do que o programa de chamadas de vídeo do iPhone 4, usando a câmera frontal ou a traseira, o usuário escolhe. “Em 2010” elas serão possíveis apenas via Wi-Fi, e somente entre iPhones 4.

A apresentação de hoje foi marcada por problemas da conexão com a internet dos iPhone usados para as demonstrações e Steve Jobs pedindo para que os presentes se desconectassem do Wi-Fi e colocassem seus laptops no chão. Mas apesar disso ainda foi possível mostrar que o Bing (da Microsoft) é agora mais uma opção como motor de busca no iPhone e o iBooks e sua respectiva loja passarão a estar disponíveis também no iPhone e agora poderão visualizar também PDFs, além de permitir que se grife o texto e adicione anotações.

Vamos ao preço e disponibilidade do novo iPhone então? Nos Estados Unidos será assim:

  • iPhone 3GS de 8GB: US$ 99;
  • iPhone 4 de 16GB: US$ 199;
  • iPhone 4 de 32GB: US$299.

Os celulares estarão disponíveis nas cores preta e branca a partir de 24 de junho nos EUA, França, Alemanha, Reino Unido e Japão. Em agosto mais 24 países entrarão para essa lista (mas o Brasil não está entre eles) e em setembro mais 44 (supõe-se que o Brasil se encaixe nessa terceira leva, mas isso ainda não foi oficialmente confirmado).

Steve Jobs encerrou a palestra de lançamento pedindo aplausos para todos os envolvidos no desenvolvimento no iPhone 4 e agradecendo também às suas famílias pelo apoio. “Esse é nosso novo bebê,” disse ele, “esperamos que vocês o amem tanto quanto nós.”

Colaborou: Thássius Veloso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

GabbrieL
O aparelho é bom? É sim!!!! é caro? é também!!!!!! 199,00 para 1999,00 eh muito abusivo, os impostos estao lavando dinheiro, por isso que vou votar nulo e so deixar para comprar esses equipamentos quando tiver um governo decente. o ideal eh sonegar impostos e comprar isso la fora, por 199 dolares mesmo... quem nao sabe ingles aprende, é uma lingua internacional e boa de aprender. dos impostos no brasil, to fora
@JoaoBerdeville
Comprar um telefone por causa de uma maçã estampada? Por favor. A4? Até onde me lembre, a Qualcomm já apareceu com um Snapdragon 1.2GHz e Dual-Core; tela de VIDRO? Porra, isso todo smart tem. E, AppStore, a Apple só aceita praticamente lixo; crapware, apps apenas com Ads, só pra dizer que tem 225 mil apps. Nossa, que vergonhoso.
Fabiano
Impecável?... Hum... Ainda tenho a reclamação do armazenamento!
Alexandre
Muito bonito,bacana e supimpa. Por mais que desgosto da apple admitemos que é um produto impecavel por dentro e por fora.
Rafael Silva
Aparentemente não estão vendendo mais o 3GS de 16 GB.
Tiago
iPhone 3GS de 8GB: US$ 99. E os de 16 e 32G? R$?
Fabiano
Concordo que o "conjunto da obra" justifica a fama do aparelho, mas, convenhamos, o iPhone 4 não é nada de outro planeta.
@Ntnn
O negocio do iPhone e o conjunto. A camera nao eh a melhor de todas, e videoconferencia nem eh tao novidade assim, mas pegue isso junte com o processador A4 q ele tem, mais a tela de vidro, zilhoes de Apps gratuitas na app store e a maçazinha cravada atras dele, e o telefone e sim um ahazo!
@Nokcturna
E o pior é que o Steve está certo. Se não fosse nosso maldito governo que taxa tudo o que vê, teríamos preços mais justos para poder comprar os produtos da Apple e de qualquer outra marca que vem pra cá e fica caro.. :/
maximuscesar
atéque enfim um aparelho "diferente"... aparenta ser interessante porem eu ainda vou preferir o n8 (que provavelmente deve ser mais barato...)
João Pedro C. Motta
Estou doido para saber o preço do brinquedo aqui no brasil..
Luccas Florencio
Garanto que aqui no Brasil vão vender caro pra caramba ! ta loco ! malditos impostos...
Rodrigo Cardoso
lembrando q esse eh o preço com contrato. Se tiver algum sem contrato sairia uns 499 dolares... q ainda assim é mais barato q aqui com planos...... agora fiquei puto tb... :D
Fabiano
Para mim, a grande decepcão, mesmo, foi que não aumentaram o armazenamento do aparelho! Eu estava realmente esperando um modelo com 64 GB. Mas achei muito boa essa de usarem o processador do iPad! De qualquer forma, cho que vou continuar com o meu Milestone por mais algum tempo.
Breno Brito
Será q o povo nunca aprende, a Apple nunca abaixa seus preços... iMacs, MacBooks, iPhones, iPods e iPads, foram, é e sempre terão o mesmo preço no dia do seu lançamento*. =D Ao invés de fazer como outras empresas... quando um produto vai ficando ultrapassado diminuir o preço dele, a Apple faz diferente, lança updates pra justificar aquele mesmo preço caro do seu lançamento. *Salve algumas exceções =)
Breno Brito
Legal, câmera que funciona metade do dia. Deveria ser a metade do preço tb, né?
Breno Brito
200$ + 2 anos amarrado com a AT&T. Desembolse +400$ se vc não quiser ficar preso à Telecom.
Hugo
Amigo Berdeville, tire uma foto (não vem com foto da internet não) com o iPhone 3GS e tire uma foto com o melhor celular da Nokia e faça uma comparação. Concordo que durante a noite a câmera do iPhone é horrível, mas em plena luminosidade, não tem celular que ganhe dele.
Kadu
Steve Jobs diria pra você reclamar com o seu governo :-)
João Pedro C. Motta
Acho que não, devido ao fato de que o Skype é mais abrangente que o iPhone (digo, em questão de usuários) e ele não tem apenas essa função
Juarez Lencioni Maccarini
Agora será que a Apple vai bloquear o update do Skype para permitir videochamada por que “duplica uma funcionalidade pré-existente”?
@geyzon007
grandes coisas essa videochamada por WIFI... tá parecendo apenas um "novo" skype para Iphone
Juarez Lencioni Maccarini
"o novo hardware conta ainda com um segundo microfone para cancelamento de ruídos [#NexusOneFeelings], um giroscópio para melhorar o controle nos games [#WiiMotionPlusFeelings] e aceita cartões no padrão MicroSIM [#iPadFeelings]."
Juarez Lencioni Maccarini
Dessa vez se alguma operadora resolver lançar o novo iPhone a preços muito mais baratos que a concorrência eu vou aproveitar antes que ela mude o preço subitamente. (Isso foi com você, Vivo!)
@vitprado
Eu me referia ao 3Gs por $99 =D Não acredito que ele chegue aos consumidores brasileiros por menos de R$ 1200 contrato de fidelidade, infelizmente.
Vitor
Agoooooooooora sim, vou comprar um IPhone!
@JoaoBerdeville
Existe sim, atende pelo nome de HTC EVO 4G. Ou, posso citar também o Milestone XT720? Desculpa aí, mas achei a Apple bem atrasada. Quando resolvem por câmera de 5MP, a Nokia já me vem com uma de 12. Tsc. tsc.
Juarez Lencioni Maccarini
Não se deixem iludir por esses preços. Lembrem-se que o 3GS foi lançado exatamente com os mesmo valores, então acho que aqui infelizmente as coisas vão continuar do mesmo jeito… (espero estar enganado…)
JoseRenan
me too...
@vitprado
#fail "Contrato de 2 anos com a AT&T."..... Ainda não vai ser dessa vez =(
@vitprado
Quase não dá pra ver a câmera frontal, na foto, bem discreta. E esses preços?? :O Será que finalmente teremos iPhones por menos de R$1500 aqui no Brasil?? (claro... nem tô falando do 3Gs...)
Thássius Veloso
Contrato de 2 anos com a AT&T.
@abmaeljr
Se alguém disser que AGORA existe um smartphone melhor, de boa, está cego.
Biro Sanchez
Tá, ficou show de bola, mas esses valores são presos a AT&T ou free de companhia telefonica(desbloqueado)?
himynameislima
Cara, lá vai custar U$199,00 o de 16gb. QUANDO vier pra cá, vai vir por R$2.000,00. Pode escrever. Mesmo assim, o preço do 3gs hoje no Brasil, é um absurdo tambem. Quem sabe, um dia, eu vou ter condições de ter um. Eu fico PUT0 com isso velho. To irritado.