Início » Celular » Nexus 5X e 6P podem ter recebido a última atualização de segurança

Nexus 5X e 6P podem ter recebido a última atualização de segurança

Nesta semana o Google encerra a promessa de, no mínimo, três anos de atualizações para os Nexus

André Fogaça Por

Os últimos smartphones da extinta linha Nexus do Google, os Nexus 5X e 6P, podem ter recebido a última atualização de segurança de suas vidas. Se o Google seguir a política de três anos atualizando patches em seus dispositivos, ambos os celulares passarão a ficar sem soluções para problemas encontrados pelos usuários.

Tanto o Nexus 5X quanto o Nexus 6P foram lançados em 2015 e são os últimos modelos que o Google lançou com a linha Nexus, passando o bastão do Android Puro para os aparelhos Pixel – que já estão em sua terceira geração. Além dos dispositivos, outra mudança naquele ano foi a publicação da política de atualizações do gigante das buscas.

O Google prometeu, em agosto de 2015, que entregaria atualizações do Android por dois anos e updates de segurança por três anos para todos os seus aparelhos. O Nexus 5X e o Nexus 6P receberam, nesta semana, o patch de novembro e este pode ser o último da vida dos aparelhos que ainda trabalham com o Android 8.1, deixando claro que este também pode ser o último sabor de sobremesa que seus donos poderão utilizar no celular.

Alguns Nexus já passaram do mínimo prometido, como foi o caso do Nexus 6 que foi lançado em 2014 e recebeu em maio deste ano uma atualização que levou o Android 7.1.1 para o aparelho – quatro anos depois de seu lançamento, mas que foi a última atualização do modelo fabricado pela Motorola.

Com informações: Android Police.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Pereira

Essea aparelhos ainda recebiam atualizações de segurança?? Caraio mano não sabia, achava que ja tinha parado, Agora fiquei surpreso

Fábio Moser

Entendo, isso é bom. Tomara que se torne padrão, ao menos nos modelos top de linha. A Sony já oferece dois updates de versão na linha XZ. Poderiam oferecer três...

Fábio Moser

Que triste hein.... complicado.

Rafael Moreira

A forma de o usuário usar o produto também conta. Por exemplo, quem não joga nesses aparelhos, e também não utiliza quando o mesmo esta carregando a bateria, o processador não ira aquecer, e a solda não irá se soltar entre processador e placa mãe. Evitar aquecimento nesses aparelhos é bom, por conta do processador que já esquenta de natureza. Outra questão que precisa ser levantada é qual o período que você comprou. Pois os primeiros lotes após o lançamento, são os que apresenta mais problema. E a ultima coisa é a sorte como você falou. Tem gente que usa aparelhos da LG a anos e nunca teve problema. No meu caso eu tive com Nexus 5. Problema com botão power clássico, carcaça rachando e soltando partes com o tempo, pelo fato da mesma ser de plástico..

Rafael Moreira

Esse é um diferencial dos produtos Apple, atualizações por 5 anos. Tenho um Macbook Pro 2012, e recebo atualizações do macOS até hoje. Vantagem que posso fazer upgrade nos periféricos, como instalar até dois SSD e 16gb de RAM. Agora esse iPhone recebe quase todos os recursos do iOS presente em outros aparelhos mais novos da marca ? Tem que ver isso também.

Rafael Moreira

Não sei a respeito, mais possa ser que sim. Essas atualizações estendida está ocorrendo com aparelhos que roda android puro. Provavelmente os aparelhos que roda Android One como Xiaomi, irá entrar na roda.

Rafael Moreira

O certo era receber até o Android Pie, se for alterar para três anos. Pois esses dois aparelhos foram lançados com MM. Então recebeu o Nougat e o Oreo, faltando assim o Pie. O que mata é que as atualizações não ira salvar o aparelho de bootloop ou problema da bateria. Usuarios do XDA já pediram a Google para incluir nas atualizações que desligasse os núcleos problemáticos dos processadores A-57. Pois evitaria o bootloop e a bateria não iria dregadar tanto. Mais fazendo essa alteração o desempenho do aparelho cai consideravelmente. Não podendo nem jogar no aparelho. Deve ser por isso que a Google não atendeu a solicitação dos desenvolvedores do XDA.

Fábio Moser

Eu não sabia, isso é ótimo. Vale para os modelos Android One também?

Rafael Moreira

A Google mudou a politica de atualizações. Será 3 anos para sistema e também para updates de segurança. E quem comprar o aparelho nos EUA, terá 2 anos de garantia. Sendo assim o aparelho foi lançado com Oreo, e recebera P, Q e R (Esse ultimo em outubro de 2020). Uma matéria do próprio portal menciona isso, além do site da Google Store. A OnePlus foi outra que aumentou a atualizações de software também para 3 anos.

https://tecnoblog.net/22539...

Maico Andrade

O meu morreu tb nessa época, está ali como peso de papel.

Fábio Moser

Deveriam receber três anos de atualizações de versão e mais dois de segurança, é o mínimo.

Fábio Moser

Mas o Pixel 2 veio com o Oreo. Se for conforme as regras do Google, ele vai receber o Pie e Android Q. E mais um ano seguinte de atualizações de segurança. Tem certeza vai receber o R?

DumbSloth87

Completo 2 anos com o meu agora em janeiro, sem problemas. Aparentemente eu sou o cara mais sortudo do planeta, antes do 5X eu tinha um LG G3 e todo mundo falava que era uma merda e morria rápido tbm, fiquei 2 anos com ele e minha irmã mais 2 até ele dar problema.

Alex Neres

E o iPhone 5s segue firme e forte com sistema operacional mais recente, cinco anos após o lançamento!

Rafael Moreira

A Google encerrou muito mal esse projeto Nexus. Hoje o seu foco principal é na linha Pixel. Até hoje não foi resolvido o problema de bateira e bootloop nesses aparelhos. Precisou de um usuário do Xda desenvolver uma ferramenta para desligar os 4 núcleos problemáticos A-57 do processador snap810, para evitar o bootloop. Alguns usuários que comprou na Google store e tinha garantia do mesmo, recebeu em troca um Pixel 1 na época.

Exibir mais comentários